No artigo de hoje pode ver: Como atualizar seu telefone Android para os sistemas operacionais mais recentes!.
Nos últimos anos, o sistema operacional Android passou a dominar o panorama do sistema operacional móvel com mais de 86% do mercado. O sistema oferece um uso seguro e de alto desempenho e nos dá a possibilidade de atualizar o Android para as versões mais recentes com novos recursos.
Com tantos dispositivos móveis executando versões antigas do Android que podem ter vulnerabilidades a malware , é especialmente importante para os usuários do Android atualizarem seus smartphones para a versão mais recente deste sistema operacional .
É assim que você pode garantir que seu smartphone esteja atualizado com a versão mais recente disponível do sistema operacional Android.
Breve histórico do sistema operacional Android
O Google apresentou pela primeira vez o revolucionário sistema operacional Android como alternativa ao iOS da Apple no final de 2008.
O suporte constante dos desenvolvedores do Google tornou o sistema operacional superior com quase 3 milhões de aplicativos na Play Store. Isso ajudou a mudar o desenvolvimento de aplicativos Android de Java para Kotlin e garantiu que os desenvolvedores Android fossem bem pagos e em alta demanda no mercado .
Elaborei aqui uma lista abreviada para demonstrar como o sistema operacional foi mudando e evoluindo para fornecer aos usuários funcionalidade avançada. Durante grande parte de sua vida, a versão do sistema operacional foi designada por um número e um codinome.
- 1.0 a 1.1 – O sistema operacional móvel original do Google oferecia capacidade básica com aplicativos integrados como Gmail, Maps, Calendar e YouTube.
- 1.5 ou Cupcake – Esta foi a primeira versão nomeada do sistema operacional. Ele incluiu um teclado na tela e introduziu a estrutura para aplicativos de terceiros rodarem em dispositivos móveis.
- 2.0-2.1 ou Eclair – Adicionadas informações de tráfego em tempo real, navegação guiada por voz e capacidade de pinçar para aplicar zoom ao sistema operacional.
- 2.3 ou Gingerbread – Focado na interface preta e verde conforme o Android começou a desenvolver uma aparência distinta.
- 3.0-3.2 ou Honeycomb – Foi especificamente para tablets e introduziu botões na tela.
- 4.0 ou Ice Cream Sandwich – sistema operacional unificado para telefones e tablets que apresentava uma aparência holográfica e fazia uso extensivo de deslizamento ao usar o sistema.
- 4.4 ou Kit-Kat – Atualização que iluminou o esquema de cores da interface e apresentou ao mundo o suporte “OK, Google”.
- 5.0-5.1 ou Lollipop – o Google introduziu o padrão de design de material baseado em cartão usado para unificar a aparência dos itens exibidos pelo sistema operacional.
- 6.0 ou Marshmallow – foi o início dos padrões do Google de retransmitir uma nova versão numerada a cada ano.
- 7.0-7.1 ou Nougat – a entrada no léxico do sistema operacional Android adicionou o modo de tela dividida nativa e iniciou o Google Assistant.
- 9º rodapé – As atualizações mais visíveis foram os botões grandes Home e Small Back para a interface do usuário e novos recursos de segurança.
- 10 – É a versão mais recente do sistema operacional e vamos abordá-la com mais detalhes a seguir.
Não perca: Como fazer root em qualquer telefone Android sem PC!
Principais recursos do Android 10
O Android 10 tem muitos recursos novos e aprimorados que são um bom motivo para atualizar seu sistema operacional Android se você ainda estiver usando a versão 9.
Esses são alguns dos destaques da versão atual do Android.
- As legendas ativas oferecem a capacidade de legendar automaticamente a mídia reproduzida em seu dispositivo.
- A Resposta Inteligente ajuda a agilizar a comunicação, sugerindo respostas e recomendando ações.
- O Sound Booster permite ajustar as configurações de áudio do telefone para ouvir com mais clareza.
- A navegação por gestos apresenta maneiras mais intuitivas de deslizar o dedo e oferece mais flexibilidade à interface do Android.
- O tema escuro usa isso para economizar bateria e dar uma pausa para seus olhos.
- As configurações de segurança aprimoradas permitem que você exerça mais controle sobre a privacidade de seus dados.
- Bem – estar digital é uma ferramenta que o ajudará a encontrar o equilíbrio certo entre o trabalho e o resto da sua vida.
- O modo de foco é projetado para ajudá-lo a se concentrar em tarefas específicas, minimizando distrações.
- O Family Link permite que você estabeleça regras digitais básicas e pode ajudar os pais a orientar as atividades on-line de seus filhos.
Se você adquiriu recentemente um novo dispositivo Android, provavelmente ele veio com o Android 10 instalado. Se não for esse o caso, esses recursos podem persuadi-lo de que você precisa atualizar o sistema operacional Android em seu telefone ou tablet.
Verifique o sistema operacional e atualize seu Android
Ao se preparar para atualizar seu dispositivo móvel, você precisa saber qual é a versão mais recente do sistema operacional Android que você pode executar em sua máquina. Alguns dispositivos mais antigos podem ter restrições quanto à versão com que podem lidar.
Dependendo do tipo de dispositivo e de sua idade, o método de atualização do sistema operacional Android pode variar . Dispositivos mais novos receberão atualizações mais rapidamente e os usuários receberão notificações quando estiverem disponíveis.
Veja como atualizar seu sistema operacional Android . Antes de atualizar, algumas etapas preliminares devem ser executadas:
Leia mais: Como excluir todos os e-mails de uma vez no Android
✔ Como saber a versão do meu Android?
As etapas necessárias para verificar a versão serão determinadas pelo tipo de seu dispositivo. Você deve inserir ‘Sobre o telefone’ que está nas configurações do dispositivo.
1. Vá para Configurações e role para baixo ou para cima e digite ‘Sobre o telefone’ ou ‘Sistema’.
2. Role para baixo aqui até ver a versão do Android, o que significa a versão que seu celular está executando agora.
Se você decidir atualizar seu sistema operacional manualmente, aqui estão algumas dicas importantes a serem lembradas:
Backup de seus dados – faça backup de seus dados regularmente. Antes de uma atualização do sistema operacional, você sempre tem um backup. Você nunca sabe o que pode acontecer, então não se arrisque com seus dados importantes.
Verifique o espaço disponível – a atualização detalha quanto espaço é necessário para a atualização. Certifique-se de ter espaço suficiente ou exclua algumas coisas do dispositivo para liberar memória suficiente para a atualização.
Atualização do sistema operacional – se você recebeu uma notificação (OTA), pode simplesmente abri-la e clicar no botão de atualização. Você também pode ir para Verificar atualizações em Configurações para iniciar a atualização.
Nota: Alguns usuários fazem root em seus dispositivos para obter atualizações assim que estiverem disponíveis, bem como para ter mais controle sobre o dispositivo e quais aplicativos estão sendo executados nele.
Deve ler: Como bloquear toda a publicidade em meu telefone Android
✔ Como atualizar meu dispositivo Android?
Ao receber uma notificação semelhante a esta, basta abri-la e clicar nela para iniciar o processo de atualização.
Se você limpou a notificação ou seu dispositivo está offline, siga estas etapas:
- Abra a opção ‘Configurações’ em seu telefone.
- Na parte inferior ou superior, pressione ‘Sobre o telefone’ e digite ‘Atualização do sistema’ .
- Você verá o seu status de atualização . Siga as etapas na tela.
O que esperar do Android 11?
Apesar dos avanços técnicos consideráveis na versão 10, o Google planeja lançar o novo sistema operacional Android conforme planejado em 2020. Como você deve ter notado, a empresa não gosta de ficar parada.
O Android 11 enfocará suas mudanças na privacidade e segurança , comportamento do aplicativo e novos recursos, incluindo APIs.
O sistema operacional fornecerá suporte para 5G e dispositivos dobráveis , posicionando-o para capitalizar a mudança para redes mais rápidas. Algumas características específicas são:
- Recursos de autenticação biométrica para proteger seu dispositivo com mais segurança.
- Restrinja as solicitações de permissão repetíveis para tornar os aplicativos mais fáceis de usar.
- Permite que você conceda permissão temporária aos serviços de câmera, microfone e localização.
- Os aplicativos podem se autenticar e se conectar automaticamente a um ponto de acesso WiFi seguro disponível.
- Suporte de câmera expandido.
- As bolhas do bate-papo podem ser ativadas e desativadas para aplicativos individuais.
Esses são apenas alguns dos novos recursos do Android 11 pelos quais os usuários estarão ansiosos.
Recomendado para você: como instalar aplicativos no Android (desconhecido)
❤️ Conclusão
A maioria dos fabricantes que oferecem atualizações do Android irá fornecê-las por meio do recurso de atualização do sistema do dispositivo, como visto na imagem acima. No entanto, com tantos fabricantes de smartphones diferentes, verifique com o fabricante do seu telefone e certifique-se de seguir os procedimentos corretos de atualização de software.
O nome do fabricante do seu smartphone deve estar claramente visível em algum lugar do seu dispositivo, enquanto o número do modelo deve aparecer no menu ‘Sobre o telefone’ em ‘Configurações’.
Você também pode clicar aqui para ver os melhores tutoriais Android online e aprender como lidar com seu dispositivo Android ao máximo!