Bom dia/tarde/noite! Espero que estejam prontos para ler o meu novo artigo. O artigo de hoje centra-se em dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como É Ser Feminista?
Você já ouviu falar em ser feminista? Você gostaria de saber como funciona ser feminista? Convidamos você a continuar lendo este post, pois trazemos a você as melhores informações sobre o feminismo e seu estilo de vida, bem como como o feminismo se originou.
O que é ser feminista?
O feminismo é um agrupamento de ideias sociais, políticas, culturais, sexuais, econômicas, cujo propósito é o protesto dos direitos das mulheres e sua libertação, o feminismo questiona fortemente a dominação dos homens sobre as mulheres, bem como questões sobre a violência e a atribuição de papéis sociais de acordo com o sexo ou a sociedade. É o estudo que questiona a exclusão das mulheres em experiências e práticas políticas e econômicas, entre outras áreas.
A sua origem remonta ao Antigo Regime, onde a desigualdade jurídica dos membros era a norma, a ausência de votos, a liberdade de expressão eram as principais características do Antigo Regime, pelo que a mulher só tinha de ser dona de casa, estar ciente do trabalho doméstico, cuidado infantil, procriação.
Mas, a Revolução Francesa no ano de 1789 elevou a igualdade jurídica, a igualdade de direitos e liberdades, o que mais tarde desencadeou a luta do primeiro feminismo, pois aquela igualdade referida na Revolução Francesa, ele estava se referindo à igualdade dos homensnão ao todo, isto é, homem e mulher.
Como resultado desse pensamento, um movimento começou na Europa Ocidental e parte da América do Norte, o movimento do feminismo, lutando pela igualdade das mulheres e sua libertação.
O feminismo funciona como um movimento social que muito marcou a sociedade devido à luta incansável das mulheres pela conquista dos seus direitos, embora seja também um conjunto de ideias que estuda e analisa as condições das mulheres em todos os âmbitos possíveis (família, educação, economia, política, saúde, trabalho, sexo, entre outros), Além disso, busca estrategicamente mudar a situação que está sendo estudada.
Como é ser feminista?
Nesta ocasião saberemos como funciona ser feministaEmbora não haja um método ou procedimento preciso a seguir, existem algumas recomendações que fazem a diferença entre as demais.
- Conheça-se, ame-se, esse ponto pode até soar um pouco ilógico, mas um dos primeiros passos para o feminismo é acreditar na capacidade que você tem de conseguir muitas coisas, e até mesmo na capacidade que você demonstra de ser sempre levada em conta e de isso, você deve acreditar e amar a si mesmo primeiro.
- Divida as responsabilidades do seu relacionamento, casamento ou casa igualmente, vamos lembrar que o feminismo é erradicar o pensamento de que a mulher só serve para ser dona de casa, agradar o marido e criar os filhos, os homens também podem cumprir cada uma dessas tarefas.
- A educação de seus filhos é muito importante, ajude-os a acreditar na igualdade de gênero, independentemente do gênero, ajude-os a aceitar seus interesses e paixões.
- Na sua área de trabalho, mantenha sempre uma igualdade positiva, não deve discriminar sexo, tipo, raça, cor da pele, entre outros, mostre o melhor de si e faça sempre um bom trabalho que seja reconhecido.
- Delegue atividades ou autoridade para suas trabalhadoras, ajude-as a acreditar que elas também são capazes de fazer algum trabalho que você precisa, ajude-as a acreditar que suas opiniões em uma sessão ou em qualquer assunto são importantes.
- Lute contra a discriminação de gênero, participe de marchas, apoie e ajude fóruns, apoie fundações e organizações que promovem a igualdade de gênero.
O que é ativismo feminista?
Agora que sabemos como funciona ser feminista, explicamos o que é o ativismo feminista. São atividades praticadas por mulheres que promovem a conscientização, ajudam a defender os direitos da mulher em todos os âmbitos da sociedade. Embora você decida ser uma ativista feminista, devemos esclarecer que é um estilo de vida, onde é necessário compromisso e empoderamento, disseminando-o na sociedade.
O ativismo feminista se concentra em defender seus princípios, como:
- Atitude crítica em relação ao homem.
- Novas formas de desenvolvimento pessoal.
- Conscientização sobre o papel da mulher.
- Repense os valores que a sociedade implementou.
Se você gostou das informações sobre como funciona ser feminista, pode se interessar em ler os seguintes posts: