O Que é e Como Funciona a Caixa De Marchas?

Olá a todos os leitores do meu blogue! Obrigado por estarem aqui. No artigo de hoje, vamos dar uma olhadela mais atenta… O Que é e Como Funciona a Caixa De Marchas?

A caixa de velocidades é uma parte fundamental da transmissão de um veículo, estes dispositivos desempenham um papel muito importante na determinação da força e na mudança de velocidade. Descobrir como funciona a caixa de marchas nesta postagem.

Definição

A caixa de câmbio ou caixa de câmbio nos veículos é um componente que é responsável por adquirir o torque do motor nas rodas, que é suficiente para dar a partida no veículo parado e, quando estiver em movimento, adquirir torque suficiente nas mesmas para o vencimento da resistência ao avanço . Principalmente as derivadas do perfil aerodinâmico, inclinação ascendente e atrito de rolamento.

Continue lendo este post para saber como funciona a caixa de câmbio.

Como funciona a caixa de marchas?

No motor alternativo de combustão interna, ao contrário do que acontece com o motor elétrico ou a máquina a vapor, ele precisa de um sistema de giro suficiente, que varie entre 30 a 40% da rotação máxima para fornecer a capacidade de poder colocar o veículo em movimento e mantê-lo depois.

O Que é e Como Funciona a Caixa De Marchas?

No entanto, as rotações do motor devem ser reduzidas bastante para obter torque suficiente, em outras palavras, queremos dizer que se o torque exigido nas rodas for 10 vezes o oferecido pelo motor, então o sistema deve ser reduzido 10 vezes.

Isso é feito através das diferentes relações de transmissão que são obtidas na mudança, principalmente do grupo de saída no diferencial.

O sistema de transmissão fornece diferentes relações de transmissão, de modo que a velocidade de rotação do virabrequim pode ser transformada em várias velocidades diferentes nas rodas. O resultado nas rodas de tração será a minimização da velocidade em relação ao motor e a ampliação na mesma medida do torque do motor.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona uma Porta Lógica?

Para entender melhor como funciona a caixa de engrenagens, explicamos a expressão da potência P no eixo de um motor.

{{displaystyle P=M,omega ,!}}}

Onde:

  • É o torque do motor (em N m)
  • {displaystyle P,!}É a potência (em C)
  • {displaystyle M,!}{displaystyle omega ,!}É a velocidade angular (em rad/s)

De acordo com esta fórmula, se a velocidade angular ou de giro transmitida às rodas for menor, o torque do motor aumentará, portanto o motor deve fornecer potência constante.

Em si, o principal objetivo da caixa de câmbio é reduzir o número de rotações do motor de acordo com o torque necessário a cada momento. Você deve, inclusive, inverter o sentido de rotação em cada uma das rodas quando as necessidades da marcha o exigirem.

Também está relacionado ao volante do motor, que recebe o movimento por meio da embreagem ou do conversor de torque nas transmissões manuais.

Classificação da caixa de engrenagens

As caixas de velocidades manuais são aquelas que são constituídas por componentes funcionais e estruturais, rolamentos, entre outros, de tipo mecânico. Nestes redutores, a seleção das diferentes velocidades é feita através do controle mecânico, embora em alguns casos o controle possa ser automatizado.

Os componentes submetidos a atrito, engrenagens, eixos, seletores ou sincronizadores, devem ser bem lubrificados por meio do banho de óleo no cárter.

  • Hidromática, automática.

As caixas de velocidades automáticas são sistemas que estabelecem a melhor relação que existe entre vários elementos, bem como a velocidade do automóvel, a potência do motor, a pressão no acelerador e a resistência em curso. É um dispositivo eletro-hidráulico que Determina as mudanças de velocidade.

Se você gostou das informações sobre o funcionamento da caixa de câmbio, convidamos você a continuar lendo os seguintes posts:

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona a Análise Funcional Do Comportamento?

Não deixe de assistir o vídeo a seguir!

Deixe um comentário