É uma honra dar-vos as boas-vindas ao meu novo artigo. No artigo de hoje, vamos dar uma vista de olhos detalhada… O Que é e Como Funciona a Hidroquinona?
Alguns componentes químicos podem contribuir para o organismo e suas partes. Um exemplo dessa realidade é o uso de hidroquinona na pele. Esse nome pode não repercutir muito, mas hoje nessas informações existe a possibilidade de saber tudo sobre esse composto. Então você pode ficar aqui para saber como funciona a hidroquinona
O que é hidroquinona e do que é feita?
Quanto à pele, a química e suas pesquisas encontraram fórmulas e substâncias que prometem acabar com certas condições ou problemas. Um deles é a hidroquinona, uma substância sólida ou em pó que ajuda a despigmentar a pele.
Esta substância é perfeita para clarear a pele, devido à sua síntese ou composição química. Os elementos que se combinam para gerar essa “substância mágica” são benzeno, hidrogênio e oxigênio.
Esta fórmula de hidroquinona pode ser forte ou agressiva. Por isso, químicos e laboratoristas utilizam essa substância em pequenas quantidades para melhorar o aspecto da pele e eliminar possíveis manchas que a afetam.
Como a hidroquinona age na pele?
É importante observar que a hidroquinona não está disponível para venda ao público em um nível puro. A dose recomendada a ser aplicada na pele é de 2%, por isso essa substância é encontrada dissolvida em cremes ou géis de diversas apresentações.
Melasmas são manchas que são geradas pela exposição ao sol, ou por alterações hormonais. Dependendo do grau de ação da melanina, o escurecimento das áreas (hiperpigmentação) pode se manifestar na forma de sardas, verrugas ou lentigos.
Seja qual for o caso, cremes ou géis de hidroquinona clareiam e uniformizam o tom de pele perdido. Os agentes dessa substância atuam como um inibidor da melanina, interrompendo sua atividade enzimática e interrompendo o escurecimento da pele.
Para complementar a ação da hidroquinona, é necessário completar os cremes ou géis com protetores solares. Usando os referidos bloqueadores, o escurecimento das áreas tratadas com hidroquinona pode ser interrompido.
Mitos e realidades sobre seu efeito na saúde
A hidroquinona e sua fórmula mágica despertam cada vez mais interesse em sua empregabilidade por parte dos consumidores. No entanto, uma certa porcentagem de pessoas tem uma opinião desfavorável sobre esse tipo de substância.
Algumas pessoas associam a hidroquinona ao câncer de pele. Estudos médicos conduzidos por várias organizações de saúde, verificaram que esta substância não pode causar o aparecimento deste tipo de câncer.
No entanto, a ingestão ou aplicação de hidroquinona na mucosa ou nos olhos gera complicações de saúde. Aqueles que consomem mais de cinco gramas dessa substância podem sofrer de problemas estomacais, alucinações e outros sintomas incômodos.
Esta substância causa irritação muito forte nos olhos, nariz e outras aberturas. Por isso é importante saber como funciona a hidroquinona, para saber sua aplicabilidade e assim obter os melhores benefícios dela. Se você estiver interessado em saber mais sobre a pele, fique e leia os seguintes artigos: