Bem-vindo ao meu último post no blogue! No artigo de hoje vamos dar uma vista de olhos detalhada… O Que é e Como Funciona a Madeira de Cimento?
Madeira e cimento sempre significaram uma opção ideal para a construção de casas ou paredes. O curioso disso é que a tecnologia permitiu que ambos os materiais fossem misturados para formar um produto com boas e maravilhosas características. Se você quiser saber mais sobre isso, não hesite em seguir as informações para saber como funciona a madeira de cimento.
Do que é feita a madeira de cimento?
As construções requerem materiais resistentes que possam suportar diversos fatores ambientais e desgaste. A madeira e o cimento neste sentido têm proporcionado, separadamente, a resistência e dureza necessárias para elevar a qualidade de qualquer projeto de construção.
O desenvolvimento nos processos de fabricação criou uma mudança na obtenção e no resultado de certos materiais. É por isso que hoje em dia, empreiteiros e projetistas podem obter os benefícios de ambos os materiais em um único produto.
madeira cimento É um material que resulta da mistura e beneficiamento de fibras de pinus e cimento. Em geral, a madeira de cimento costuma incluir uma certa percentagem de água e pigmentos, que permitem dar-lhe os tons e a qualidade necessários para ser aplicada em qualquer superfície.
Características e desvantagens deste material
A composição de ambos os tipos de materiais permite que a madeira de cimento seja um material versátil e polivalente. É necessário conhecer as propriedades que permitem que a madeira de cimento seja uma opção versátil, por isso, a seguir, mencionamos como funciona a madeira de cimento de acordo com suas características:
- Pode ser utilizado em construções exteriores.
- Costuma ser bastante resistente, comparando com a quantidade de cimento que possui em sua composição.
- É resistente contra choques e arranhões. Geralmente é uma opção mais tenaz do que outros tipos de madeira.
- Apesar de seu teor de madeira, a maioria dos tipos de madeira cimentícia são geralmente inflamáveis.
- O coeficiente de expansão deste material é baixo, portanto a umidade e as mudanças climáticas não afetam sua composição e uso.
- As madeiras de cimento são bons isolantes térmicos e acústicos.
- São imunes à ação de agentes naturais, como fungos e insetos.
- Costuma ser bastante acessível em termos da variedade de madeiras de gama média existentes no mercado.
Apesar de estas características beneficiarem as construções, é preciso ter em conta que a madeira de cimento costuma apresentar pequenas desvantagens; que pode ser:
- A madeira de cimento não é um produto biodegradável e não pode ser reciclada.
- A cor e o desenho não costumam ser variados neste material.
- Para trabalhar, cortar e moldar é necessário dispor de equipamentos de segurança que protejam o nariz e os olhos.
Como funciona a madeira de cimento de acordo com seus usos
Apesar disso, as características de funcionamento do madeira-cimento mostram o quanto seu uso pode ser vantajoso. Por ser um material multiuso, esse tipo de madeira pode ser utilizado em diversos ambientes, posições e estruturas. Aqui estão alguns dos usos mais proeminentes da madeira de cimento:
- Revestimento de fachada; fachadas especialmente ventiladas.
- Dentro de estruturas de parede, para isolar sons entre salas e edifícios.
- Utilização na colocação de tectos falsos e coberturas.
- Pavimentos, pavimentos em cozinhas, casas de banho e espaços exteriores.
- Aplicabilidade na criação de outros móveis, como móveis, bancadas, escadas e portas.
Agora que você aprendeu como funciona a madeira de cimento, pode se encorajar a adotá-la em qualquer ambiente da sua casa ou projeto. Se pretender mais informações sobre construção, não hesite em visitar os seguintes links: