O Que é e Como Funciona a Moeda Virtual?

Olá a todos os leitores do meu blogue! Obrigado por estarem aqui. No artigo de hoje, vamos dar uma olhadela mais atenta… O Que é e Como Funciona a Moeda Virtual?

Trazemos a você todas as informações necessárias sobre a moeda virtual, um sistema eletrônico que permite que transações sejam feitas para um emissor específico. Você quer saber como funciona a moeda virtual? Convidamos você a continuar lendo este post!

O que é moeda virtual?

Uma moeda virtual é usada para trocar mercadorias por meio de um sistema eletrônico de transações sem a necessidade de um intermediário, esse tipo de moeda permite armazenar, rastrear e enviar informações pela Internet.

Ou seja, moeda virtual é aquela que existe apenas no formato digital, como nos videogames é usado um tipo de moeda para comprar objetos, moeda essa que é usada dentro do jogo para comprar objetos.

Antes de explicar como funciona a moeda virtual, é importante informar que não devemos descartar o fato de que as moedas virtuais são alvos fáceis para hackers, já que o sistema de segurança é um pouco vulnerável para violá-las e, assim, roubar os fundos. Além disso, existem muitos casos de fraude com moeda virtual, por isso recomendamos sempre ser avisado ao usar esse tipo de moeda.

Como funciona a moeda virtual?

Em 2012, o Banco Central Europeu definiu moeda virtual como dinheiro digital não regulamentado que é emitido e controlado pelos próprios desenvolvedores, além de ser usado e aceito por vários membros de uma comunidade virtual.

As moedas virtuais permitem transações entre usuários sem a necessidade de um intermediário, pois cada usuário possui sua própria carteira virtual onde pode administrar suas moedas, além de cada transação realizada é registrada em um banco de dados público chamado blockchain.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona o Warp?

Graças a este procedimento, considera-se que a moeda virtual é totalmente descentralizada, permitindo que cada usuário tenha o mesmo controle sobre o sistema, independentemente do país de origem. É importante ressaltar que todas as transações possuem assinatura digital do usuário que as realiza.

Diferenças entre moeda virtual, criptomoedas e dinheiro digital

Apesar de saber como funciona a moeda virtual, a verdade é que o problema com moedas digitais ou criptomoedas pode ser um pouco complexo para alguns usuários, por isso, nesta seção explicamos algumas de suas características que permitirão diferenciá-las.

É um meio de troca monetária que é realizado por meio eletrônico, ou seja, quando um usuário faz uma transação de um banco para outro banco, está utilizando dinheiro digital. Da mesma forma, quando você utiliza um ponto de venda para pagar algum tipo de consumo, é porque em nenhum momento o dinheiro é fisicamente usado ou trocado. Quando você faz transações online, envia dinheiro ou faz qualquer tipo de pagamento, está usando dinheiro digital.

Como explicamos anteriormente, moeda virtual são todas aquelas que são digitais, que não existem em papel ou cédulas. No entanto, deve-se notar que todas as moedas virtuais podem ser digitais, mas nem todas as moedas digitais são virtuais, por exemplo, se você tiver uma conta bancária com fundos em euros ou dólares, essa conta é digital, não virtual.

Criptomoedas é a união do dinheiro digital e da moeda virtual, embora esse sistema seja relativamente novo, diferem por não terem nenhum tipo de emissor e estarem sempre protegidos por um tipo de criptografia. Embora diferente de outros sistemas, criptomoedas não possuem controle centralizado, já que graças à criptografia se evita a alteração dos membros.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona a Sedimentação Marinha?

Se você gostou das informações sobre como funciona a moeda virtual, talvez continue lendo os seguintes posts:

Não perca o vídeo que será lançado em breve!: Saiba o que e e como funciona a moeda virtual bitcoin