Saudações a todos os meus leitores! Espero que estejam prontos para um novo artigo. O foco principal do artigo de hoje é explorar em detalhe…. O Que é e Como Funciona a Opep?
Conhecido como ouro negro, ninguém duvida do papel fundamental do petróleo como elemento fundamental. Orientar tudo relacionado à extração e produção desse recurso natural não renovável faz parte das atribuições da Organização dos Países Exportadores de Petróleo. Conhecido como funciona a opepbem como seus compromissos e diretrizes.
Viena como sede
Nem as regras para a extração de petróleo nem sua distribuição no mundo podem ser deixadas de lado. Na Áustria, a sede da OPEP tem seu espaço. Especificamente, Viena é testemunha de reuniões e encontros entre seus países membros. 5 membros fundadores decidiram dar vida em 1960 a uma entidade intergovernamental que garantisse as políticas petrolíferas.
Seus fundadores, Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Venezuela, hoje dividem o mercado internacional com outros países membros e não membros. Entre os produtores da OPEP estão Angola, Argélia, Equador, Emirados Árabes Unidos, Gabão, Guiné Equatorial, Nigéria, Líbia e desde 2018 o Congo. O Catar esteve neste grupo até janeiro de 2019, decidindo renunciar à sua condição de membro.
Como funciona a OPEP?
Sua razão de ser e o que direciona sua atuação é ser um unificador de critérios e procedimentos entre os países exportadores membros da organização. Conhecida como Organização dos Países Exportadores de Petróleo, OPEP em inglês, Sua missão é garantir uma produção que atenda às necessidades do mercado.
A forma como a OPEP funciona é simples, mas de peso em todo o mundo. Reuniões periódicas ou em convocações especiais são realizadas entre os países membros para acertar os preços e a cota de produção que cada país deve assumir. Dessa forma, o que eles esperam é um preço do barril controlado e um rendimento justo para cada um dos membros produtores.
Existem outros países no mundo que produzem essa mistura de hidrocarbonetos, mas não são membros da OPEP. No entanto, gostem ou não, a força da Opep no mercado internacional de alguma forma afeta os preços que eles querem ter. Em consequência, o jogo de oferta e demanda também impulsiona o aumento dos preços do petróleo.
Tensão constante nos mercados
Nem sempre todos os países membros concordam cem por cento com as decisões da organização. Às vezes, assumem posições unilaterais de risco que a organização se encarregará de processar novamente. Recentemente, essa tensão entre eles ficou evidente. Em junho de 2018, a Arábia Saudita atingiu números recordes de produção.
O motivo se deve ao fato de que, devido às sanções impostas pelos Estados Unidos ao Irã e à Venezuela, este grande consumidor de petróleo bruto pediu à Arábia Saudita para suprir suas necessidades de petróleo. A Arábia Saudita aceitou, mas nem tanto, os outros dois grandes produtores, Emirados Árabes Unidos e Kuwait. Este último decidiu manter o acordo para tentar manter o mercado o mais estável possível.
A principal missão de como a OPEP funciona é que esta organização faça tudo ao seu alcance para manter o petróleo estável e sua influência na geopolítica e economia globais.
Outros artigos que podem chamar sua atenção são: