O Que é e Como Funciona a Percepção?

É um prazer dar-vos as boas-vindas ao meu novo post. Neste artigo, vamos dar uma olhadela mais atenta… O Que é e Como Funciona a Percepção?

Nossa mente é regida por uma diversidade de processos psicológicos que tornam possível nossa existência. Nesse sentido, um dos processos psicológicos mais estudados é a percepção. Que muitas vezes se confunde com a sensação, embora na realidade não sejam a mesma coisa. Por isso, neste artigo, explicaremos como funciona a percepção e quais são suas qualidades particulares.

estudo de percepção

Apesar de a percepção ser um processo que sempre tivemos como espécie. O estudo da percepção como um processo psicológico não começou até o século XIX. Os primeiros estudos determinaram que havia uma relação entre a magnitude de um estímulo e a magnitude de sua percepção. Em outras palavras, quanto mais intenso era um estímulo, melhor ele era percebido.

A partir dessas primeiras experiências, vários pesquisadores se interessaram pelo estudo da percepção. Levando em conta essas primeiras investigações, dois paradigmas foram distinguidos no estudo da percepção: A teoria empirista e a teoria nativista. Ambos são muito importantes para entender como a percepção funciona.

Por um lado, a teoria empirista estabelece que a percepção vem de um processo de seleção e organização de estímulos. A princípio, as sensações ou estímulos entram na organização do sujeito de forma caótica. Mais tarde, por meio da percepção, ele o organiza. Em outro sentido, a teoria inata estabelece que a percepção é uma capacidade inata, que organiza a realidade automaticamente.

Como funciona a percepção?

O Que é e Como Funciona a Percepção?

Continuando com o anterior, o processo de percepção começa quando um estímulo excita os órgãos sensoriais. Em outras palavras, ocorre algum evento que estimula um de nossos sentidos. Este estímulo é conhecido como estímulo distal.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona o Unicef?

Então, a energia desse estímulo é convertida em um impulso nervoso pelos neurônios. Este é um processo chamado transdução e nos ajuda a entender como a percepção funciona.

Em seguida, o impulso nervoso produzido pela transdução chega ao cérebro e é processado nos diferentes lóbulos. Desta forma, conseguimos criar uma representação mental desse estímulo, que seria a percepção. Seguindo esta linha, a percepção está intimamente relacionada com outros processos mentais.

Assim, por exemplo, a atenção permite ao indivíduo discriminar os estímulos. A linguagem e o pensamento participam do processo de simbolização do estímulo. Nesta mesma linha, a percepção está relacionada com todos os outros processos psicológicos.

Em outro caso, diferenciam-se diferentes tipos de percepção, que dependem do estímulo, assim temos a percepção visual, auditiva, gustativa, etc.

distúrbios perceptivos

Alguns distúrbios importantes da percepção são ilusões e alucinações.. Por um lado, as ilusões são falsas percepções ou equívocos, produto de estímulos de muito baixa ou muito alta magnitude. Caso contrário, uma alucinação é a percepção de um estímulo que não está presente na realidade. As alucinações podem fazer parte dos principais transtornos mentais, como a esquizofrenia.

Por fim, esperamos ter ajudado você a entender como funciona a percepção. E não deixe de ler outros posts semelhantes:

Não deixe de conferir o próximo vídeo!: O que e percep ao conceito defini ao e um teste para sua mente