Bem-vindos de volta ao meu blogue! Hoje trago-vos um novo tópico interessante. Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona a Seletividade?
Tem muita informação sobre seletividade e mesmo assim você não está muito claro como funciona a seletividade. Nesta ocasião, vamos compartilhar o mais importante sobre este teste que todo graduado do ensino médio deve necessariamente fazer para garantir o acesso à Universidade.
O que é Seletividade?
Esta é a Avaliação de Bacharelado para Acesso à Universidade (EBAU). É o que antes era conhecido como Prova de Aptidão para o Acesso à Universidade (PAU). Seu principal objetivo é avaliar objetivamente a maturidade acadêmica do aluno. Mas também permite medir os conhecimentos e habilidades adquiridos durante o Bacharelado para continuar com sucesso no nível universitário.
A Seletividade é apresentada por quem possui o título de Bacharel. É realizado na universidade pública correspondente ao centro onde o Bacharelado foi concluído. O conteúdo do teste é adequado ao currículo e aos assuntos vistos no ensino médio.
Como funciona a Seletividade?
A Seletividade é um teste que parece mais complicado do que realmente é. Também não representa um obstáculo que não possa ser superado para obter o diploma universitário desejado.
O teste está estruturado em duas seções: a fase obrigatória e a fase voluntária. Correspondem, na verdade, à fase geral e à fase específica, como ambas as fases eram denominadas na lei anterior.

Há data e local específicos para sua realização. Dentro de como funciona a Seletividade, é bom destacar que uma boa preparação inclui analise previamente o assunto e antecipe os tópicos com maior probabilidade de cair em cada assunto.
Fase Obrigatória
É obrigatório para todos os alunos. Permite avaliar a maturidade e as competências básicas do bacharel para prosseguir com o ensino oficial do grau universitário. Esta fase consiste em quatro exames e cinco se a comunidade onde você mora incluir um idioma co-oficial. Os exames a realizar são:
- Língua e literatura castelhana.
- Língua estrangeira.
- História da Espanha.
- Uma disciplina da sua modalidade de 2º Bacharelado que você cursou: Fundamentos da Arte II, Latim II, Matemática Aplicada às Ciências Sociais II, Matemática II.
- Língua co-oficial.
Cada exercício tem no mínimo 2 e no máximo 15 questões. A duração é de uma hora e meia. Cada exame da Fase Obrigatória é pontuado de 0 a 10 pontos. A nota desta fase é a média aritmética de todos os exames.
Fase Específica
Esta fase é voluntária ou opcional e serve para aumentar a nota. Pode somar até quatro pontos à nota de acesso e é recomendável apresentar esta fase se o grau a estudar for muito procurado.
Existe uma Tabela de Ponderação onde podes pesquisar o curso que te interessa e verificar as disciplinas que a universidade validou para elevar a tua nota através da Fase Voluntária. Cada aluno escolhe até quatro disciplinas a serem examinadas, que podem ou não ter sido cursadas na modalidade de bacharelado.
Na Fase Voluntária, não são avaliadas as disciplinas centrais da modalidade contempladas na Fase Obrigatória. Ou seja, Matemática II, Matemática aplicada às Ciências Sociais II, Latim II e Fundamentos da Arte II. Embora As universidades concordaram que essas disciplinas podem ser usadas para aumentar a nota de admissão.
Vale a pena notar no âmbito do funcionamento da Selectividad que a nota obtida na Fase Obrigatória nunca expira. Enquanto as notas da Fase Voluntária são válidas por dois anos letivos. No entanto, na Andaluzia e na Catalunha são válidos por três anos.
Publicações vistas por outros usuários: