Olá a todos os leitores do meu blogue! Obrigado por estarem aqui. No artigo de hoje, vamos dar uma olhadela mais atenta… O Que é e Como Funciona a Transgenia?
Se você já leu ou ouviu falar sobre organismos geneticamente modificados, é muito provável que também tenha visto o termo “transgênese”, que é um dos processos pelos quais esses organismos podem ser criados. Embora pareçam ser muito benéficos, seu uso tem gerado polêmica. Portanto, é necessário estar bem informado sobre isso. A seguir, explicamos mais sobre como funciona a transgenia.
O que é transgenia?
Quando falamos de transgênese, nos referimos a um processo de engenharia genética. Por meio dela, genes de um determinado organismo são introduzidos em outro que não é sexualmente compatível. Para que estes genes se expressem neste último e lhe dêem certas características benéficas. É contrário à cisgênese, onde o material genético é transferido entre espécies sexualmente compatíveis.
Vale ressaltar que a cisgênese é um método utilizado exclusivamente para a produção de plantas geneticamente modificadas. Enquanto transgênese, pode ser usado tanto em plantas quanto em animais. Isso aumenta muito o potencial de pesquisa e aplicação dessa técnica de engenharia genética. Embora, apesar de todos os seus benefícios, tenha sido muito criticado. Algo importante para poder entender como funciona a transgênese.
Por esse motivo, é necessário conhecer mais sobre o processo de transgênese. Para poder estar a par de tudo o que isso implica e não ser vítima de desinformação. Algo que você deveria saber é que existem vários métodos pelos quais a transgênese pode ser praticada. A seguir, abordaremos alguns dos mais utilizados para realizar a transferência genética.
Como funciona a transgenia?
Continuando com o acima, a transgênese em animais pode ser feita por microinjeção de zigotos. Ou por manipulação de células embrionárias. No primeiro caso, um grupo de óvulos fertilizados é isolado. Em seguida, uma solução com DNA é introduzida em cada um dos óvulos para depois reintroduzi-los na mãe. Para que possam gestar e nascer. Após o desmame dos filhotes, eles são estudados para verificar os resultados.
Esse processo é essencial para entender como a transgênese funciona. Agora, no segundo caso, o que se manipula são células embrionárias totipotentes (ES) ou células mães (EM). Essas células são produzidas na blástula de um organismo em gestação e são modificadas para manter seu estado embrionário. Feito isso, o material genético desejado é introduzido nele e reimplantado na blástula.
A fim de reintroduzi-los em uma fêmea e permitir seu desenvolvimento, obtendo assim animais quiméricos. Por outro lado, no caso das plantas, a transgênese é feita direta ou indiretamente. Se for direto, o DNA é injetado com vários métodos.
transferência indireta de genes
No caso da transferência genética indireta, normalmente são utilizados organismos como vírus ou bactérias, que carregam o material genético desejado e são introduzidos na planta; para que o vírus seja o que transmite o material genético. Este método é o que tem causado mais preocupação. No entanto, deve-se lembrar que vírus e bactérias são manipulados para serem inofensivos.
Finalmente, isso é tudo que você precisa saber sobre como funciona a transgênese. Esperamos que seja útil e não se esqueça de conferir mais artigos em nosso site: