Bem-vindo ao meu último post no blogue! No artigo de hoje vamos dar uma vista de olhos detalhada… O Que é e Como Funciona a Vistoria Veicular?
Para acabar com o seguro, é preciso calcular o valor de um bem com a maior precisão possível. Para esta tarefa, são levados em consideração uma série de fatores e variáveis que reduzem o valor da avaliação patrimonial. Continue lendo para descobrir Como funciona a vistoria veicular?.
Como funciona a vistoria veicular?
Ao colocar o valor da cobertura do seguro para o nosso veículo, a empresa que presta o serviço deve ir a um especialista para determinar as condições do bem a ser segurado. Isso garante que o seguro não seja prejudicado ao definir um preço mais alto do que o bem real envolvido.
O que é a vistoria do veículo?
É uma prática especializada cujo objetivo é realizar uma revisão técnica, mecânica, operacional e estética de um veículo, que inclui elementos internos e externos. É uma prática muito comum na área jurídica, mas é muito mais frequente no ramo de seguros.
Como é feita a vistoria veicular?
Um perito, chamado de avaliador, realiza uma inspeção no veículo. Este profissional deve ter conhecimento detalhado na área automotiva (TSU ou engenharia automotiva, ou carreiras relacionadas).
O melhor amigo de um especialista é sua observação. Mas apenas ver não é suficiente, você deve considerar sua apreciação garantida. Para isso, utiliza instrumentos e balanças de medição, como escalas e checklists, em que reflita com a maior precisão possível as reais condições em que o imóvel se encontra.
Após sua observação, o perito deverá registrar sua sentença, por meio de perícia, laudo ou parecer, no qual deverá anotar nos mínimos detalhes os achados de sua perícia. A seguradora, com base na referida análise, fará uma avaliação do automóvel para colocar um valor correspondente à apólice de cobertura. Quanto mais defeitos o carro tiver, menor será o valor a ser coberto.
Quando é realizada a vistoria veicular?
Antes de fazer o seguro
Antes de definir o valor da cobertura do seguro, um perito, que pode fazer parte da empresa ou ser um agente externo, determina as condições do veículo. Para isso, faz uma análise exaustiva dos seus componentes internos: chassis, motor, caixa de velocidades, sistema elétrico, travagem, ar condicionado, entre muitos outros; assim como os externos: carroçaria, luzes, stop, pintura, retrovisores, etc.
Para fins de compensação
Esta análise é muito mais completa, pois deve determinar a diferença entre as condições do veículo antes do acidentepara poder qualificar o dano e emitir a resolução do seguro, ou seja, se justifica ou não a indemnização.
Implicações da perícia
É comum que esse trabalho seja exigido para fins legais. A tarefa do perito é determinar se existe um provável nexo de causalidade entre o dano que se presume ter sido causado pelo veículo e o dano efetivamente causado.
O especialista em veículos atua como uma espécie de perito forense, que determina o grau de envolvimento de um veículo em um acidente. Se o acidente deixou sequelas graves, como lesões humanas, é um trabalho extremamente delicado.
Enfim, como qualquer outro trabalho, carrega consigo seus riscos e perigos, pois o erro é inerente à condição humana. Esperamos ter mostrado de forma simples como funciona a vistoria veicular.
Se você tiver mais alguns minutos, seria bom se você lesse esses outros tópicos: