O Que é e Como Funciona o Ancestral Universal?

Saudações a todos os meus leitores! Espero que estejam prontos para um novo artigo. O foco principal do artigo de hoje é explorar em detalhe…. O Que é e Como Funciona o Ancestral Universal?

A origem da vida é um dos grandes mistérios do universo. Hoje, graças a extensos estudos, sabemos muito sobre os estágios iniciais de seu desenvolvimento. Mas ainda há muito que não sabemos. Nesse sentido, paleontólogos, biólogos e outros cientistas propuseram a teoria de um ancestral comum universal. A seguir, neste artigo, explicamos mais detalhes sobre como funciona o ancestral universal.

O que é ancestral comum universal?

O ancestral comum universal é uma hipótese científica que postula a existência de um primeiro ser vivo. Do qual todos os outros seres vivos evoluiriam até hoje. Este postulado é desenvolvido no ano de 1859, quando o cientista Charles Darwin publicou A Origem das Espécies. Ele inferiu que deve haver um ancestral comum para todos os seres vivos.

Mais tarde, em 1960, quando o código genético foi decifrado e descobriu-se que era universal. Este fato reforça a ideia de que todas as criaturas estão relacionadas entre si. Há quem afirme que, ao contrário disso, nossa herança genética vem de múltiplos ancestrais. Porém, As análises estatísticas mostraram que é altamente improvável que esse seja o caso.

Portanto, a primeira coisa que devemos saber sobre como o ancestral universal funciona é que é a teoria mais amplamente aceita. Uma das primeiras coisas que foram ditas sobre esse ancestral primitivo é que ele apareceu em ambientes extremos. Como as aberturas negras encontradas nas cordilheiras do meio do oceano.

Como funciona o ancestral universal?

O Que é e Como Funciona o Ancestral Universal?

De acordo com o exposto, uma vez que todos os seres vivos compartilham o mesmo DNA, um fato é assumido. E é que o ancestral universal comum teve que ter todas as características que os seres vivos possuem. Assim, sua primeira qualidade seria a capacidade de se reproduzir por meio da replicação do DNA. Por outro lado, esta criatura teria diferentes tipos de ribossomos.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona uma Bússola?

Outro aspecto importante de como o ancestral universal funciona são as proteínas. Pelo que sabemos, as proteínas desse organismo seriam produzidas por meio dos 21 aminoácidos naturais. Somado a isso, o ancestral universal recorreria ao ATP como método para obter energia. Nesse mesmo sentido, teria um metabolismo anaeróbico sem ciclo de Krebs.

Como esse ancestral universal se originou?

As hipóteses sobre como teria nascido esse vivente são variadas. Dentre as teorias mais aceitas, temos a teoria quimiossintética e a teoria do mundo ferro-enxofre. A primeira estabelece que esse primeiro ser vivo surgiria de uma sopa primitiva catalisada pela energia solar.

A segunda teoria refere-se a um organismo procariótico termofílico e quimiossintético, muito semelhante a uma archaea. Estes seriam encontrados em habitats como as aberturas negras do oceano.

Dificuldades de pesquisa

Descobrir exatamente como era esse organismo é uma tarefa bastante difícil. Devemos considerar que ao longo dos anos o DNA acumulou um grande número de mutações. Além disso, os genes sofrem mutações e são perdidos de várias maneiras. Finalmente, trata-se de como o ancestral universal funciona. Convidamos você a continuar lendo mais em nosso blog:

Não deixe de assistir o vídeo a seguir!

Deixe um comentário