Olá amigos! Bem-vindos ao meu mais recente post. O artigo que hoje vos apresentamos dá uma olhada de perto… O Que é e Como Funciona o Desenho Urbano?
Pode-se dizer que o design é um fator que intervém em tudo o que nos rodeia. Isso porque graças a ela você pode desenvolver o que deseja de forma estética e funcional para o ser humano. Existem vários tipos de design dos quais hoje vamos explicar como funciona o desenho urbano: essencial para qualquer sociedade.
O que é?
Vilas, vilas e cidades são consideradas assentamentos humanos constituídos por edifícios, casas, ruas, paisagens, entre outros elementos. Seu desenvolvimento vem ocorrendo desde o homem primitivo, só que hoje é um processo mais estruturado e inovador graças ao desenho urbano.
Este projeto é responsável por interpretar, planejar e moldar o espaço físico urbano, criando assim um ambiente estético, funcional e confortável. Entre seus objetivos está conectar as pessoas com os lugares e a natureza, trabalhando em uma rede na qual está envolvida desde os sistemas de transporte até a arquitetura.
Baseia-se nos seguintes elementos: cuidado com o meio ambiente, viabilidade econômica e igualdade social.
O desenho urbano trabalha em conjunto com outras disciplinas como: planejamento urbano, arquitetura, paisagismo, economia urbana, etc. Entre os elementos que são levados em consideração para o planejamento de um espaço estão a região, o mobiliário urbano, o clima, a acústica urbana e os estacionamentos.
Como funciona o desenho urbano?
No entanto, o urbanista para conseguir um espaço adequado aos usuários deve trabalhar de acordo com a legislação. Além de levar em consideração as autoridades e demais indivíduos que de alguma forma estejam envolvidos com o espaço a ser tratado. Garantindo assim que todas as partes sejam beneficiadas e não prejudicadas.
Um bom desenho é feito de zonas pedonais, integração da natureza, estética, acessibilidade, segurança, ordem, respeito pelo património, configuração urbana.. Bem como a inserção de recursos e espaços para atividades públicas como parques e praças.
A importância do meio ambiente tornou os ambientes criados mais sustentáveis e com menor impacto ambiental. Da mesma forma, torna um lugar benéfico não só para a sociedade, mas também para a economia. Isso ajuda a criar uma identidade comunitária e atrair turistas para visitar.
O que compõe um desenho urbano?
Agora que você sabe como funciona o desenho urbano, deve reconhecer os elementos presentes nele. Arquitetura pública, residencial, comercial e fabril. As zonas industriais não podem afetar o meio ambiente ou a saúde dos usuários.
Os outdoors, estes devem ser manuseados corretamente para que não sejam desagradáveis; elementos da água, sejam eles rios, fontes, canais, etc. A sinalização também deve ser atrativa; ciclovias; infraestrutura elétrica; monumentos; iluminação pública; paisagens como jardins ou colinas.
Como a presença de percursos pedonais, pequenos bairros ou empreendimentos, arte pública, edifícios públicos como museus ou bibliotecas. Mobiliário urbano (bancos, lixeiras, quiosques, etc.). A importância da tecnologia hoje torna-a mais um elemento essencial para um desenho urbano e, assim, proporcionar facilidades para os civis.
Agora que você sabe como funciona o desenho urbano, sabe que o ambiente ao seu redor foi totalmente planejado. E você pode considerar que qualquer problema se deve a uma má análise durante o processo.
Pode lhe interessar: