O Que é e Como Funciona o Grande Colisor de Hádrons?

É um prazer dar-vos as boas-vindas ao meu novo post. Neste artigo, vamos dar uma olhadela mais atenta… O Que é e Como Funciona o Grande Colisor de Hádrons?

O progresso da ciência é necessário para o avanço das sociedades humanas. Por isso, em todo o mundo, existem organizações científicas. Um dos mais conhecidos é o CERN, ou Organização Européia para Pesquisa Nuclear. Que é responsável pelo desenvolvimento do Grande Colisor de Hádrons. A seguir, neste artigo, explicaremos mais sobre Como funciona o Grande Colisor de Hádrons.

aceleradores de partículas

A Organização Europeia para Pesquisa Nuclear, ou CERN, é uma das entidades científicas mais importantes. Desde sua fundação, foi responsável por grandes avanços tecnológicos, como a criação da World Wide Web. No entanto, a invenção mais importante desta instituição é o Large Hadron Collider, construído entre 1998 e 2008.

Nessa mesma linha, o Large Hadron Collider (abreviado como LHC), surge para substituir o LEP. Também conhecido como Large Electron-Proton Collider, um acelerador de partículas que já foi oficialmente desmontado. Continuando com isso, o LHC tem uma circunferência de 27 quilômetros e está a 175 metros de profundidade. Assim, começamos a entender como funciona o Grande Colisor de Hádrons.

É reconhecido por ser o maior e mais poderoso acelerador de partículas do mundo. Mas o que exatamente é um acelerador de partículas? Em termos simples, O acelerador de partículas é um equipamento que utiliza campos eletromagnéticos para acelerar partículas carregadas.. Assim você pode fazer com que elas colidam com outras partículas, gerando assim novas partículas que duram pouco tempo.

Como funciona o Grande Colisor de Hádrons?

O Que é e Como Funciona o Grande Colisor de Hádrons?

Continuando com o que foi dito acima, para aprender mais sobre o LHC, devemos saber o que é um hádron. Nesse sentido, hádrons são partículas subatômicas formadas por quarks unidos pela força nuclear forte. O LHC é formado por dois feixes de partículas localizadas em posições opostas. De modo que, ao acelerar as partículas, elas colidem umas com as outras.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona um Professor?

Agora, para entender como funciona o Grande Colisor de Hádrons, precisamos saber para que serve. Assim, colisões entre partículas geram outras partículas que são de grande interesse para o campo da física. Do mesmo modo, As colisões permitem uma visão do comportamento das partículas em colisão. Através de estudos no LHC, pretende-se responder a várias questões.

Entre eles, os cientistas esperam aprender a natureza da matéria escura que compõe cerca de 27% do universo. Por outro lado, espera-se que os experimentos permitam verificar a existência de outras dimensões propostas em alguns modelos.

Da mesma forma, procura descobrir se a força nuclear e a força eletrofraca são manifestações de uma força unificada. Algo que tem sido proposto em teorias unificadoras.

Existe algum perigo?

Por um tempo, houve o medo de que um buraco negro capaz de destruir o universo pudesse ser criado dentro do LHC. Não obstante, mesmo que um micro buraco negro se formasse, seria muito instável e duraria apenas uma pequena fração do tempo.

Finalmente, esperamos que você ache útil este artigo sobre como o Grande Colisor de Hádrons funciona. Não se esqueça que temos mais artigos interessantes para você em nosso blog:

Não deixe de conferir o próximo vídeo!