É um prazer dar-vos as boas-vindas ao meu novo post. Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona o Natal?
É provável que o Natal seja visto como uma época para festejar e celebrar. No entanto, vamos explicar como funciona o natal para que você saiba o verdadeiro significado desta data. Embora você provavelmente saiba, nunca é demais mergulhar no pano de fundo de um tempo tão bonito.
Natal: tempo de união familiar
O Natal é o feriado mais antigo do cristianismo. Com esta celebração, os cristãos celebram o nascimento de Jesus Cristo em 25 de dezembro de cada ano. É um momento de muita alegria e em cada país certos rituais são adicionados a ele.
Na noite de 24 de dezembro, começa o Natal e depois da meia-noite, quando chega o dia 25, as famílias geralmente ficam juntas em volta da mesa compartilhando uma deliciosa refeição.
A celebração continua até o Ano Novo. O último dia de um ano e a chegada do ano novo também fazem parte da celebração do Natal, que dura até 6 de janeiro, dia dedicado à Epifania ou Dia de Reis). A temporada de Natal culmina com o Batismo do Senhor no domingo seguinte ao Dia de Reis.
O nascimento de Cristo torna-se a essência do cristianismo. Nesse sentido, o Natal também é motivo para celebrar o início do cristianismo.
Como funciona o Natal?
A festa de Natal é celebrada em muitos países; mas não em todos. Existem alguns elementos compartilhados que identificam o momento. Por exemplo, as pessoas colocam árvores de natal em suas casas, enfeites com luzes e montam a manjedoura simulando a cidade de Belém onde Jesus Cristo nasceu.
Nesta data a igreja realiza um culto especial para relembrar o nascimento de Jesus. Se falarmos sobre a forma de celebrá-lo, é muito comum que as crianças recebam presentes nesse dia. Em algumas famílias e grupos de amigos, acontecem trocas de presentes, canções natalinas e presentes de Natal, e muitas festas são realizadas.
É comum enviar cartões de Natal ou preparar um grande banquete para o jantar do dia 24 de dezembro.. Dessa forma, eles aguardam a meia-noite ou o nascimento de Jesus. Insiste-se em afirmar que há lugares onde a festa religiosa foi deixada de lado para dar lugar a outra figura.
Ou seja, espera-se a chegada do Papai Noel ou São Nicolau com presentes para os meninos. Outros comem, festejam e abrem presentes sem fazer alusão ao nascimento de Cristo. Isso nos faz pensar que em muitos lugares a ocasião é mais comercial do que religiosa.
símbolos de natal
Como já dissemos, existem alguns símbolos compartilhados por muitos na véspera de Natal. Muitos outros realizam rituais ou seguem seus próprios costumes, mantendo a essência religiosa da celebração. A árvore de Natal é um símbolo comum, enfeitada com luzes coloridas e imagens alusivas à época. Abaixo disso são colocados os presentes que abrem em 25 de dezembro.
A manjedoura como representação do nascimento de Jesus também é muito comum nos lares latino-americanos. Na ceia de Natal costuma haver ponche, peru ou porco, saladas e muitos doces.
Os norte-americanos usam o visco como um símbolo de Natal com um significado especial. O casal que está sob um visco deve se beijar.
Saber como funciona o Natal permite que os sentimentos mais doces e nobres das pessoas venham à tona. É um momento de reconciliação, onde estão presentes as expressões absolutas de amor.
Algumas postagens recomendadas: