Olá a todos os leitores do meu blogue! Obrigado por estarem aqui. No artigo de hoje, vamos dar uma olhadela mais atenta… O Que é e Como Funciona os Antissépticos?
Anti-sépticos são aplicados na pele para reduzir a chance de infecção.
Existem substâncias utilizadas na limpeza que visam eliminar microrganismos patogênicos de todo tipo de superfícies. Isso evita a propagação de doenças e infecções. Entre esses componentes existem alguns específicos que podem ser aplicados na pele humana para evitar infecções. Portanto, continue lendo para que você saiba como funcionam os antissépticosantimicrobianos para a pele.
O que são antissépticos?
anti-sépticos são substâncias antimicrobianas da pele, ou seja, são aplicados na pele para reduzir a probabilidade de infecções, miíase e/ou putrefação. Reduzir os microrganismos patogénicos presentes na pele, mucosas ou feridas é o seu principal objetivo. Seus componentes químicos não são corrosivos para a saúde humana e possuem uma série de características importantes a serem conhecidas.
qualidades de anti-sépticos
Este produto de limpeza e desinfecção é muito utilizado tanto profissionalmente na área da saúde como para uso doméstico em alguns artigos de limpeza. Independentemente de qual e onde seja usado, todo bom antisséptico deve apresentar as seguintes características:
- ampla gama de ação: ser ao mesmo tempo germicida, bactericida, virucida, esporicida, biocida, etc.
- Ação rápida e duradoura: devem agir rapidamente contra o germe e ter uma duração de ação suficiente na pele.
- Penetrante: neste sentido, os antissépticos garantem a segurança local devido à sua profundidade de trabalho.
- atividade conjunta: pode ser usado tanto em conjunto com materiais orgânicos como na presença de outras substâncias líquidas.
tipos de antissépticos
Para saber como funcionam os antissépticos, é necessário saber que existem alguns deles amplamente utilizados. Portanto, os tipos dessas substâncias antimicrobianas mais comuns são:
álcoois
Sejam etílicos ou isopropílicos, os álcoois são antissépticos com ação bactericida imediata. Nesse caso, o usado para limpar feridas ou arranhões na pele é o álcool etílico. O álcool cirúrgico é uma mistura de ambos e é muito utilizado na área médica.
compostos iodados
Esses antissépticos são halogenados e oxidantes, por isso agem reduzindo os microorganismos alterando sua membrana celular. Eles ocorrem em uma ampla gama de compostos, incluindo iodóforos e iodo. Este último é altamente eficaz e com um antimicrobiano de amplo espectroútil para reduzir todos os tipos de bactérias, fungos, protozoários e microbactérias na pele.
Surfactantes
Esses elementos anti-sépticos são presente em sabões e outras substâncias solúveis na água. Sabonetes duros são ideais para suprimir bactérias na pele, enquanto sabonetes macios são muito mais eficazes na erradicação de patógenos. Os surfactantes antissépticos estão presentes em uma ampla gama de produtos de limpeza, como detergentes e desinfetantes.
Em resumo, os antissépticos são substâncias antibacterianas que protegem a pele humana de possíveis infecções. Todos os seus tipos são úteis em técnicas de cura médica, por isso não é incomum encontrá-los em hospitais e centros de atendimento. As suas qualidades permitem-lhes fazer o seu trabalho de forma eficiente e eficaz.