Saudações a todos os meus leitores! Espero que estejam prontos para um novo artigo. O foco principal do artigo de hoje é explorar em detalhe…. O Que é e Como Funciona um Processo Criminal?
Quando uma pessoa comete um crime, normalmente é processada e, durante o tempo que durar, são feitas investigações sobre o fato. Além disso, determinam-se as condutas e ao final do processo determina-se a inocência ou culpa do acusado e a sentença correspondente. Leia e aprenda sobre como funciona um processo criminal.
processo criminal
Processos penais são procedimentos legais que são realizados para que um órgão do Estado aplique as leis penais em um caso específico. Todas as atividades que são executadas dentro desse processo incluem a identificação e as investigações pertinentes. Quando se verifique que as condutas estão tipificadas no código penal como crimes, dita-se a respectiva pena ou pena.
Deve-se notar que qualquer processo criminal é dividido em três partes. A primeira delas é a pré-instrução, fase na qual são determinados os dois eventos objetivos do referido processo. Segue-se então a instrução, etapa em que os advogados de ambas as partes expõem as circunstâncias que envolveram o fato e as respectivas provas. Todo o processo penal culmina com o julgamento, terceira fase, cujo principal objetivo é a declaração de inocência do arguido.
Como funciona um processo criminal?
É importante saber que um processo penal é regido com base em quatro princípios fundamentais.
- Garantias para o réu: os direitos do réu são protegidos na base de que as dúvidas o beneficiam, evitando assim sentenças injustas. Seus direitos são legalidade, presunção de inocência, defesa, privacidade e liberdade entre outros.
- Oficialidade: só se inicia um processo penal se existir interesse público para o qual seja imprescindível dar resposta jurídica penal.
- Sistema acusatório formal: as funções de cada parte (juiz, defesa e promotor) são separadas como deveriam ser para que não se sobreponham.
- Rapidez processual: a duração de um processo penal é sempre adequada desde que existam garantias que a regulem. Além disso, mecanismos para agilizar a decisão do juiz.
Aspectos gerais
Dentro do funcionamento de um processo criminal, podem ser diferenciados dois tipos de reclamações. A indenização por meio da qual os afetados obtêm uma compensação econômica e/ou o restabelecimento de sua situação anterior. O outro tipo de ação é a punitiva, que visa unicamente a obtenção de uma sentença com punição para o culpado.
Quanto às partes que se distinguem num processo penal, são basicamente duas. A primeira é a acusação, que inclui o Promotor de Justiça, promotor público, promotor público e autor da ação civil. Por outro lado, existe o acusado, que se divide em responsabilidade civil e réu.
As únicas partes indispensáveis são o Ministério Público, o arguido e o acusador privado. Embora os outros possam intervir no processo, a sua ausência não impede o processo criminal.
Saber como funciona um processo criminal pode parecer desnecessário para você, mas nunca se sabe no futuro você poderá fazer parte de um, mesmo como espectador.
Pode lhe interessar: