Bem-vindo de volta ao meu blogue! Hoje trago-vos um novo tópico interessante. No artigo abaixo, verá uma análise detalhada de… O Que é e Como Funciona um Sistema Financeiro?
Dentro da dinâmica econômica de um país é muito comum encontrar algumas figuras que desejam investir capital para obter rentabilidade. Da mesma forma, também é comum encontrar solicitantes de recursos, ou seja, pessoas ou instituições que necessitam de capital. Todo este panorama é a base para saber como funciona um sistema financeiro. Dessa forma, encontraremos um cenário onde o fluxo de dinheiro e a liquidez se harmonizam para desenvolver a economia.
Como funciona um sistema financeiro: definição
Um sistema financeiro pode ser definido como o cenário em que a oferta e a demanda de capital estão presentes. Em outras palavras, É formado por fornecedores e solicitantes de recursos que, sob certas regras, realizam atividades de investimento.. No entanto, todo esse jogo de fluxo de capitais geralmente é canalizado por meio de intermediários. Esses intermediários podem ser bancos, caixas econômicas, cooperativas, fundos de investimento, seguradoras, fundos de pensão, entre outros.
Como se vê, existe todo um compêndio de cifras que podem servir de intermediários para facilitar a dinâmica do sistema financeiro. No entanto, isso permite saber mais sobre o funcionamento de um sistema financeiro, pois existem muitas variáveis que devem ser consideradas. Da mesma forma, cada cenário possui características próprias que operam de acordo com o comportamento das variáveis que fazem parte do próprio contexto.
Elementos que compõem um sistema financeiro
Um sistema financeiro é constituído por determinados elementos que definem as regras do jogo e a sua dinâmica. Entre eles temos:
Licitantes ou investidores
Este segmento é constituído para o pessoas e instituições que possuem capital excedente e desejam investir. Sua finalidade é obter um maior retorno sobre o dinheiro ou capital investido. De referir que a confiança gerada nestes investidores é muito importante. Em outras palavras, ninguém está disposto a investir em cenários inseguros ou de alto risco.
Como mencionado acima, o capital pode vir de pessoas com capital excedente que desejam investir. No entanto, algumas empresas, órgãos governamentais e até mesmo pessoas físicas podem intervir no processo.
os queixosos
Isso se refere a setor que necessita de capital para realizar seus planos de expansão e crescimento. No entanto, dependendo do serviço ou bem oferecido, podemos encontrar requerentes de capitais, fundos de pensões, seguros de todo o tipo, entre outros.
o intermediário
O intermediário é a figura que serve de elo entre investidores e demandantes. Estes se encarregam de toda a logística para facilitar as transações, oferecendo confiança às partes. Como mencionado acima, podem ser entidades bancárias que desenvolvem produtos de acordo com as necessidades do meio ambiente.
O estado
Não se pode deixar de mencionar a atuação do Estado nessa dinâmica. Nesse sentido, é um elemento fundamental para entender como funciona um sistema financeiro. Neste sentido, O Estado funciona como entidade reguladora, dando o tom através de leis que regulam o comportamento do sistema financeiro. Desta forma, cria-se confiança entre as partes para criar uma economia saudável.
Concluindo, saber como funciona um sistema financeiro oferece as diretrizes para entrar em um jogo econômico onde a confiança é muito importante para as partes envolvidas.
Você pode acessar informações relacionadas aqui:
Não perca o vídeo que será lançado em breve!: O que e e como funciona o sistema financeiro nacional sfn
https://www.youtube.com/watch?v=fsT8ioGNr3g