É um prazer dar-vos as boas-vindas ao meu novo post. Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona uma Barragem?
Represas ou represas são grandes construções feitas para conter e controlar a água de um rio, córrego ou canal. antes de explicar como funciona uma represa você deve saber que suas finalidades são gerar eletricidade e podem fornecer água para as comunidades próximas em caso de seca.
as represas
O principal material com o qual as barragens são feitas é pedra ou concreto; É um tipo de barreira que sempre é construída sobre alguma corrente de água. A parte que suporta toda a pressão da água é chamada de cortina ou represa; as encostas ou faces restringem o corpo da barragem. A parte superior é chamada de coroamento ou coroamento, os portões são dispositivos mecânicos que regulam o fluxo de água que passa pela cortina.
Caso a barragem encha, o excesso de água é removido ou mantido pelo vertedouro ou represa, que está localizado na parte superior, mas abaixo. As laterais da parede são limitadas pelas ombreiras, também chamadas de embutimentos; as eclusas são responsáveis por facilitar a passagem da água pela barragem. A água utilizada para gerar energia elétrica é obtida através de captações e o reservatório é a quantidade de água que a barragem retém.
Como funciona uma barragem?
Quando a barragem acumula uma quantidade significativa de água, ela é transportada para as turbinas que são acionadas para produzir energia elétrica. Antes de converter a energia mecânica em elétrica, as pás da turbina giram intensamente para fazer grande pressão e enviá-la para os geradores. Algumas turbinas têm capacidade para produzir milhões de quilowatts para poder iluminar grandes cidades.
As condições que uma barragem deve ter para funcionar corretamente é que seja impermeável e a infiltração deve ser sempre controlada. A gravidade, a pressão hidrostática, a força da água em caso de congelamento e as tensões da terra são alguns dos elementos que devem ser estudados antes de construir uma barragem.
A sua construção é extremamente importante pois devem garantir resistência e duração para que no futuro não cause grandes danos. Como pode ser uma grande ameaça para milhões de pessoas, cuidados e fiscalizações devem ser sempre tomados.
Principais tipos de barragens
Dentre as barragens segundo sua estrutura temos à barragem de gravidade, que é aquela que não exige tanta manutenção. Eles são retos, às vezes têm uma curva mínima. Barragem de arco simples tem um arco no eixo horizontal, não usa muito concreto para construir. Nesta as tensões da água vão em direção às encostas do cerrado.
A abóbada ou barragem de duplo arco tem uma curvatura no eixo horizontal e vertical. As duas últimas barragens são de desenho mais inovador. Por outro lado, existe a barragem de contrafortes que é constituída pela cortina e vários contrafortes triangulares. Por sua vez, divide-se em placas uniformes e abóbadas múltiplas.
Ao esclarecer o funcionamento de uma barragem, conclui-se que a energia que ela produz é não poluente e renovável. O que pode ser considerado uma grande vantagem, apesar da ameaça que pode ser se você não estiver ciente ao construí-lo.
Pode lhe interessar: