O Que é e Como Funciona uma Memória Semicondutora?

Saudações a todos os meus leitores! Espero que estejam prontos para um novo artigo. O foco principal do artigo de hoje é explorar em detalhe…. O Que é e Como Funciona uma Memória Semicondutora?

Os ramos em que se divide o campo da eletrônica são variados. Uma delas é a eletrónica digital, onde são necessários diferentes componentes e elementos que permitam trabalhar nesta área. Como é o caso das memórias semicondutoras. Certamente você os conhece, embora talvez não por este nome. Aqui vamos explicar mais sobre eles. Continue lendo e descubra como funciona uma memória semicondutora.

O que é uma memória semicondutora?

Antes de saber como funciona uma memória semicondutora, você deve saber o que é. Para começar, vamos lembrar que a memória, dentro da eletrônica, é um elemento que nos permite arquivar dados. Já quando nos referimos a um semicondutor, estamos falando de um material próprio para promover a passagem de corrente elétrica. O que acontecerá enquanto a temperatura não aumentar. Assim, ele pode se comportar como condutor ou isolante.

Continuando com o exposto, podemos entender uma memória semicondutora como uma parte eletrônica digital. Que tem a mesma função que uma memória: Guardar informação, e o faz eletronicamente. Este também é formado por componentes eletrônicos que possuem a mesma característica de serem feitos de material semicondutor.

Como funciona uma memória semicondutora?

Agora que você sabe mais sobre isso, contaremos como funciona uma memória semicondutora. A chamada memória semicondutora é muito útil quando se trata de armazenar quantidades significativas de bits. Bem, é composto principalmente por células de memória e em cada uma delas é armazenado um pouco de dados.

Agora, a maneira como os dados são copiados ou protegidos na memória do semicondutor varia de acordo com sua classificação. Tem principalmente dois que são classificados por sua natureza. Podendo então encontrar dois caminhos, seja como memória volátil ou não volátil. Dentro de ambos existem diferentes tipos de memórias entre as quais podemos destacar as conhecidas RAM e ROM.

O Que é e Como Funciona uma Memória Semicondutora?
Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona o Canal Do Panamá?

memória volátil

Inclui aqueles que, ao perderem o fornecimento de energia elétrica, perdem também a informação que neles estava armazenada. Por esta razão, é frequentemente usado em computadores. Uma vez que estes podem conter as informações do seu disco rígido quando não há acesso à energia, ou seja, quando estão desligados. Deste tipo de memórias são: RAM, DRAM, SGRAM, SDRAM, DDR RDRAM, PSRAM, SRAM e outras.

Memória não volátil

Ao contrário das memórias voláteis, elas têm a capacidade de reter dados mesmo sem energia. Por isso são ideais para uso em aparelhos eletrônicos portáteis. Nesta classificação estão as memórias como: ROM, EPROM, máscara programada ROM, EEPROM, PROM e NVRAM.

Você acabou de aprender como funciona uma memória semicondutora. Então agora você sabe mais sobre isso, os tipos que existem e porque são usados. Além disso, agora você tem conhecimento sobre quais costumamos usar no computador ou diariamente em celulares ou tablets.

Se gostou, acesse outros links aqui:

Não perca o vídeo seguinte!: Memória principal do semicondutor

https://www.youtube.com/watch?v=rjegwxqkXws