Olá amigos! Bem-vindos ao meu último post. O artigo de hoje dá uma vista de olhos… O Que é e Como Funcionam As Geleiras?
Ultimamente ouvimos falar muito sobre o aquecimento global descongelando as geleiras e, portanto, aumentando o nível da água do mar. Mas o que sabemos sobre como funcionam as geleirasneste artigo vamos aprender mais sobre eles.
geleiras
Uma geleira é um grande aglomerado de rochas, gelo recristalizado e neve, que origina uma massa de gelo compacto. Sua formação ocorre em milhares de anos quando esses elementos persistem em um lugar até se tornarem aqueles grandes blocos de gelo. Esses enormes blocos de gelo se formaram em todos os continentes, exceto na Austrália. Nos próximos parágrafos detalharemos como funcionam as geleiras.
90% dos 33 km. cúbicos deles estão localizados na Antártida e na Groenlândia. Por incrível que pareça, as geleiras se movem sob seu próprio peso, ainda que muito lentamente, fluindo para os mares e oceanos.. Além disso, criam fissuras ao atravessar as montanhas, originando não só lagos, mas também uma diversidade de formações rochosas. As geleiras ocupam quase 10% da superfície total da Terra.
Como funcionam as geleiras?
Eles são identificados como vestígios da Idade do Gelo, quando as baixas temperaturas forçaram o gelo a se mover para latitudes mais altas. As geleiras se formam muito lentamente devido ao clima. A primeira fase na formação de uma geleira é a queda contínua de neve no mesmo local e que durante um ano ela se mantém estável. Ou seja, não derrete mesmo no calor.
Então, no inverno seguinte, mais neve cai sobre ela, pressionando e criando uma nova camada. Assim deve ocorrer o mesmo processo por vários anos, formando camada sobre camada, de forma que todas se compactem e dêem origem à geleira.
Eventualmente, chegará o momento em que os flocos de neve que continuam caindo no topo se comprimirão e cristalizarão, tornando-se cada vez maiores. No final, quando o glaciar já não suporta a pressão, começa a deslizar para baixo, provocando algo semelhante a um rio que vai correr pelo vale. É assim que as geleiras funcionam para se formar.
Partes de uma geleira e seus tipos
Uma geleira tem 5 partes, a primeira é a zona de acumulação, o lugar mais alto onde cai toda a neve. Então temos a área de ablação ou local onde ocorre a evaporação e o derretimento, a área onde a geleira se equilibra. Em terceiro lugar, temos as rachaduras formadas nas áreas onde a geleira se move rapidamente.
As morenas ou linhas escuras formadas por sedimentos de rocha e lama que se formam quando a geleira desliza. Finalmente, há o terminal ou parte onde termina a geleira. Com relação aos tipos de geleiras, temos as geleiras alpinas, que são geleiras de montanha, como o circo glacial, lago glacial e vale glacial.
Outro tipo são os inlandsis, que são massas gigantes de gelo que cobrem completamente a Terra.. Também temos as geleiras do Piemonte que se originam nas esplanadas depois que você desce dos vales íngremes. Para culminar, os glaciares suspensos, estes não são tão compridos mas são largos e aderem às encostas muito altas.
Agora que você sabe como funcionam as geleiras, ficará em melhor posição quando souber das consequências que seu degelo causaria. Fato que já está acontecendo em algumas partes do planeta Terra.
Pode lhe interessar: