No artigo de hoje do nosso blogue falamos sobre isso: Como calcular uma rota de caminhada entre dois pontos.
No artigo de hoje queremos dizer-lhe como calcular um percurso pedestre entre dois pontos para que possa saber a distância entre eles dentro do itinerário bem como o tempo aproximado que a caminhada pode levar e a diferença de nível entre eles .
Tudo isso com o objetivo de fazer uma previsão do itinerário que faremos de casa com antecedência e obviamente pode ser aplicado a qualquer parte do mundo, seja Madrid, Barcelona, Valência, Córdoba, Sevilha ou Paris .
Posteriormente, se desejarmos, é possível imprimir a rota ou enviá-la ao nosso celular para seguir as direções que ela nos mostra graças ao GPS do celular.
Hoje há muito apego por caminhadas, trekking ou caminhadas pelo simples fato de praticar um esporte moderado caminhando pela cidade ou entre dois lugares em estradas de montanha.
Além disso, isso nos permite ter um pequeno registro dos caminhos que estamos fazendo.
Bem, o objetivo deste artigo é mostrar-lhe as maneiras que temos de calcular uma rota para caminhar.
Ah, e convido você a visitar o artigo onde falamos sobre as melhores aplicações para caminhadas .
Se você tiver alguma dúvida ou ideia sobre este conteúdo, pode deixá-lo na área de comentários que encontrará no final do artigo. Obrigado!
Determine o itinerário usando o Google Maps em kms
Como dissemos no início do artigo, uma das vantagens da utilização de aplicativos é que saberemos com antecedência o percurso a ser realizado , o tempo que vamos percorrer ou saberemos os desníveis graças aos perfis longitudinais do terreno que o Maps nos fornece.
Bem, sem mais delongas, determinaremos a rota com o Google Maps que usaremos ao ar livre.
Em primeiro lugar, devemos acessar a plataforma Google Maps , o processo que veremos é calculado desde nosso computador.
Embora também seja possível fazer isso do nosso celular.
Uma vez que acessamos a tela inicial do Google Maps no canto superior esquerdo vemos o motor de busca, é aí onde devemos inserir o nosso destino, bem como a origem para determinar a rota .
Por exemplo, queremos que você dê um passeio de nossa localização atual até a cidade mais próxima, que fica a apenas 5 km de distância.
Apresentamos o destino que seria a cidade vizinha no canto superior esquerdo.
Depois que o Maps o localiza, ele mostra à esquerda da tela uma caixa destacada com diferentes informações sobre nosso destino, bem como diferentes opções, como:
- Salvar , o que seria salvar este local
- Conheça lugares próximos
- Envie instruções para o nosso telefone
- Compartilhe essas informações por meio de diferentes canais
Ele também adiciona informações adicionais, como Google Street View , algumas fotos do local, bem como um resumo das informações do local que indicamos.
De todos eles, a opção que nos interessa é carregar no botão Como Chegar para calcular o nosso percurso a pé. Como você pode ver na imagem a seguir.
Portanto, se premirmos este botão, devemos selecionar a nossa origem na caixa que nos é apresentada, que a seguir o exemplo seria o nosso próprio município.
Depois de definir a origem e o destino, o Maps calcula a rota diretamente e mostra o itinerário mais curto que determinou.
Normalmente esses cálculos são feitos para se mover com um veículo, mas nosso caso é que queremos andar na estrada.
Pois bem, para isso, nos ícones superiores que encontraremos no lado esquerdo de nossa tela, devemos selecionar o ícone representado por um pedestre .
Feito isso, a rota que terminou será mostrada na tela com uma linha azul pontilhada, conforme mostrado na imagem a seguir.
Graficamente , também podemos selecionar rotas alternativas sugeridas pelo Google Maps como opções, elas são representadas por uma linha cinza um pouco mais larga.
Se selecionarmos qualquer uma dessas rotas alternativas, será aquela que definimos e que desejamos usar.
Também é possível inserir pontos de passagem , que desejamos traçar em nosso percurso a pé como um ponto de interesse pode ser.
No percurso que selecionamos temos diferentes opções para configurá-lo, se queremos evitar Balsas ou selecionar as unidades de distância, quilômetros, milhas, etc.
Além disso, o Google Maps detalha a rota selecionada com distâncias parciais que são produzidas.
Se você deseja saber a menor distância entre dois pontos ou conhecer a área de um polígono, você deve visitar este artigo em nosso blog sobre GPS.
Desta forma podemos imprimir as direções, embora a opção mais confortável seja enviar as direções diretamente para o nosso celular para seguir o roteiro planejado.
Para isso devemos clicar no botão Enviar instruções para o seu telefone .
Para posteriormente abrir essas informações, é aconselhável ter o aplicativo Google Maps instalado em nosso dispositivo.
A forma de partilhar este percurso no nosso telemóvel é através de um SMS ou enviando-nos directamente a nossa caixa de correio electrónico com um link para esta informação.
Posteriormente, quando quisermos fazer a rota, basta acessar o link fornecido pelo Google Maps e pressionar para iniciar a navegação
Lembremos que é interessante ter o GPS ativado em nosso celular para que faça um cálculo adequado de nossa localização para nos levar corretamente ao longo de nosso percurso.
Cálculo da rota graficamente com o Google Maps
Agora, a segunda opção que temos para calcular nossa rota é selecionar a origem e o destino graficamente no Google Maps .
Para isso, vamos ao Google Maps novamente.
Para determinar o ponto de origem no mapa devemos nos colocar sobre ele e clicar com o botão direito na tela, isso abrirá um menu com diferentes opções.
No nosso caso, o que nos interessa é premir a partir daqui o botão Rota e com isso indicaremos graficamente a partir da qual queremos calcular o nosso itinerário.
Da mesma forma, na tela, clicaremos com o botão direito do mouse. Onde queremos nosso destino com a opção Route to here .
Automaticamente, como fizemos no caso anterior, o Google Maps determinará a rota com diferentes itinerários para que possamos selecionar aquele que mais gostamos.
Informa-nos a todo o momento sobre as diferentes características de cada um dos percursos em termos de distância, tempo e declives.
Como no caso anterior, temos a opção de imprimir as instruções pressionando o botão de detalhes ou enviando para o nosso telefone.
Calcule o itinerário a pé pelos caminhos
Vejamos o exemplo, queremos que você determine uma rota para uma caminhada pelas montanhas ao longo de caminhos ou trilhas.
Bem, a maneira mais aconselhável de fazer isso é usando a forma gráfica para calculá-lo.
Já que não precisamos necessariamente saber o endereço daquele lugar, mas o Maps funcionará usando as coordenadas geográficas do ponto de origem como destino.
Com este grupo de coordenadas você determinará o caminho mais recomendado entre elas.
Uma segunda dica MUITO IMPORTANTE é ativar a exibição de satélite do Google Maps.
A razão para fazer isso é porque vamos ver exatamente onde vamos calcular a rota dos mapas e olhar a rota para não passarmos por nenhum desfiladeiro ou linha divisória de uma montanha.
E sobretudo definir o percurso pelas estradas que vemos na imagem de satélite que o Maps nos oferece.