O Android é um sistema operacional supercompleto que nos oferece milhares de funcionalidades para experimentar em primeira mão, junto com uma gama de customização que não podemos encontrar em dispositivos concorrentes, como o iOS.
No entanto, também é verdade que os usuários com telefones Android são muito mais exigentes e, por ser um sistema de código aberto, você pode fazer modificações profundas para conseguir algumas mudanças.
Embora para fazer modificações complicadas você precisa que sua equipe seja ROOT, o que tirará uma série de permissões privilegiadas para atingir seus objetivos. Portanto, a seguir, mostramos quatro métodos diferentes para fazer o root do seu Android por conta própria.
O que é ROOT e por que preciso fazer isso no meu Android
Muitos temem apenas ouvir a palavra “Root”, embora isso não seja tão complicado de forma alguma, mas sim uma espécie de desbloqueio, que vai permitir que você acesse certas funcionalidades ocultas do sistema, mas principalmente, vai lhe dar permissão para fazer coisas que você não poderia, como excluir aplicativos instalados de fábrica, por exemplo.
Existem muitos motivos adicionais pelos quais você pode precisar fazer o root em um dispositivo Android, mas principalmente com isso você será capaz de instalar aplicativos que requerem essas permissões para aplicar melhorias ao equipamento.
Outro uso que você pode dar é modificar o sistema operacional, aplicar algumas roms personalizadas e até desinstalar o Google Apps que você menos usa, o que o ajudará a liberar espaço de armazenamento em seu computador.
4 alternativas para fazer root em seu celular Android
Uma solução não é suficiente se você puder ter pelo menos quatro opções para escolher. Na próxima seção, preparamos uma lista instrutiva e detalhada das melhores maneiras de fazer o root em seu dispositivo Android, que variam de acordo com seu conhecimento avançado ou se você for um usuário menos experiente.
1. Flash uma ROM ou arquivos personalizados
O termo “flashing” refere-se a instalar, manualmente e através de um software de computador, certos pacotes que modificam o software do seu dispositivo, e para isso você precisará de várias coisas.
Primeiro, você pode fazer o flash de uma ROM personalizada que já inclui o ROOT padrão, que nada mais é do que um sistema operacional com várias alterações diferentes do que vem instalado de fábrica em seu smartphone.
Embora não haja uma fórmula mágica ou universal para isso, tudo depende do modelo do seu dispositivo. Existem computadores nos quais primeiro você terá que fazer o flash de um modo de recuperação específico e, em seguida, instalar um firmware personalizado.
Portanto, este método é muito mais avançado e requer conhecimento para poder fazê-lo. O Eles podem ajudá-lo no processo de acordo com o modelo do seu smartphone.
2. Instalando o Magisk Manager no celular
Talvez esta alternativa seja um pouco menos invasiva, mas se você tiver que aplicar um pouco de flashing em seu dispositivo, é necessário que você instale um Custom Recovery como o TWRP, e então instale o pacote Magisk que permitirá que você faça root no celular com alguns passos.
Embora isso possa ser feito em poucos minutos, para isso é importante saber se o pacote Magisk é compatível com o seu celular ou qual modo de recuperação você vai precisar, o que também requer algum conhecimento avançado ou uma pequena pesquisa em fóruns da web.
Em qualquer caso, Magisk Manager é uma solução muito completa e fácil de usar para quem tem pouco conhecimento, além de poder aplicar um ROOT bastante limpo.
3. Com software para Windows
Nesta seção, não estamos falando sobre programas avançados como ODIN, que você precisa para atualizar um telefone celular, mas sim sobre um software projetado para fazer o root em seu telefone apenas conectando o cabo USB e ativando algumas funcionalidades.
Um dos mais conhecidos é o King Root, um aplicativo para PC que funciona com o toque de um botão. É necessário que você esteja conectado à internet para que se possa pesquisar a disponibilidade de um pacote Enraizado correspondente ao modelo do celular que você tem em mãos.
É por isso que King ROOT não é funcional para todos os dispositivos Android no mundo, embora seja para a grande maioria. O processo é tão simples que depois de obter uma versão compatível, basta fazer o download e em poucos minutos seu celular estará rooteado.
Além disso, você nem perderá seus arquivos importantes como quando você faz o flash de um firmware, pois tudo isso é feito com o aparelho ligado e de forma totalmente autônoma.
- Baixe o software King Root fazendo e instale-o no seu computador.
- No seu dispositivo, insira as configurações, clique na guia [Acerca del dispositivo] e então em [Número de compilación] você terá que pressionar várias vezes seguidas.
- Uma contagem numérica aparecerá enquanto você pressiona e indicará que você já ativou as opções do desenvolvedor.
- Volte ao menu de configurações principal e procure a opção [Opciones de desarrollador].
- Uma vez lá, desça para onde diz [Depuración USB] e ativá-lo.
- Inicie o King ROOT PC em seu computador e conecte o celular via cabo USB.
- Caso o programa detecte o modelo do seu celular, clique em [Try ROOT] e espere que eu faça tudo por você.
Esta é mais uma solução baseada em software exclusivo para computadores. Seu punhado de equipamentos compatíveis é um pouco menos extenso que o anterior, mas pode alcançar bons resultados em poucos segundos.
Não se confunda com o nome, pois não é o mesmo software para fazer o root do Android no PC, mas um programa totalmente diferente. A diferença mais notável é que você pode remover o ROOT do dispositivo quando precisar, embora os dois anteriores sejam mais viáveis.
4. Usando aplicativos para fazer root no Android
Nada como deixar tudo para um App, certo? Afinal, o Google nos acostumou a ter tudo à mão. Então, com base nisso, existem alguns aplicativos que irão ajudá-lo a ROOT seu celular sem conectar a nenhum computador ou seguir etapas complicadas.
1. King Root (versão móvel)
Esse é o mesmo aplicativo que usamos no PC, mas com uma versão que funciona apenas no seu celular. Desenvolvido por uma equipe chinesa, o aplicativo é capaz de fazer o root da maioria dos aparelhos populares do mercado, e você pode enviar uma solicitação do seu modelo caso ele não esteja disponível.
Dependendo da quantidade de solicitações que recebem do mesmo modelo, eles podem lançar uma raiz que servirá a você no futuro, caso o seu modelo não seja compatível.
No entanto, devido à natureza do aplicativo, King Root não está disponível no Google Play, mas você pode baixá-lo e instalá-lo de lojas alternativas ou do site oficial.
Claro, caso você tenha se arrependido de fazer ROOT do seu celular e queira deixá-lo como estava no início, basta clicar na opção para remover o acesso ao root, e o mesmo aplicativo irá desfazer todas as alterações feitas.
- Baixe King ROOT para Android
- Uma vez instalado, execute-o e o aplicativo irá pesquisar se o seu celular é compatível.
- Se for positivo, ele pedirá que você conceda as permissões e começará a fazer o ROOT.
- Para o terminal, ele irá notificá-lo de que já tem acesso root e você pode desfrutar de seu Android rooteado.
Observação: Você deve ter em mente que King root não é o aplicativo mais seguro de todos, porque embora muitas pessoas o usem e seja popular, ele pode causar alterações inesperadas ou danos ao seu celular que não podemos adivinhar anteriormente.
Conclusões
Agora que você sabe que existem pelo menos quatro métodos diferentes para fazer root no Android, pode colocar suas mãos para trabalhar e aproveitar todos os benefícios que eles nos oferecem.
Ter um celular com ROOT pode ser muito útil, e embora existam alternativas que exijam muito conhecimento, você sempre pode tentar uma ferramenta como King Root para sair do caminho em alguns minutos. Mas tudo por sua própria conta e risco.