O Que é e Como Funciona a Educação Emocional?

Bem-vindos ao meu novo conteúdo, espero que gostem! O artigo de hoje centra-se em dar uma vista de olhos aprofundada… O Que é e Como Funciona a Educação Emocional?

Desde que nossa mãe está no útero, somos seres puramente emocionais. Saber moldar e controlar as nossas emoções é um aspecto fundamental que começa em casa e continua a ser reforçado na nossa ligação com os outros. A seguir, contaremos a você como funciona a educação emocional e qual a importância dela na vida dos lactentes.

O que é educação emocional?

A educação emocional refere-se ao processo de aprendizagem e ensino de várias competências e habilidades emocionais que se realiza através do acompanhamento de professores e pessoal psicológico. Esse tipo de educação é um dos mais importantes, pois representa uma abertura para que o bebê tenha independência no controle de suas emoções.

Nesse sentido, a educação emocional tem especial interesse em promover a inteligência e as competências emocionais. É importante que, para saber como funciona a educação emocional, possamos entender as diferenças entre educação, inteligência e competência emocional. Porque os três competem em áreas diferentes, mas se relacionam mutuamente.

Inteligência emocional

Este é um conceito psicológico que se refere ao domínio das emoções próprias e de terceiros. A inteligência emocional permite que uma pessoa seja capaz de reconhecer suas próprias emoções e as dos outros. Com base nesse conhecimento, a pessoa pode agir de maneira controlada e razoável.

competência emocional

Por outro lado, as competências emocionais estão relacionadas com capacidades, habilidades e conhecimentos que o indivíduo possui sobre seus próprios recursos pessoais que lhe permitirão tomar consciência de si mesmo e de suas emoções. Com base nessas competências, é possível ter maior autonomia emocional.

O Que é e Como Funciona a Educação Emocional?
Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona o Gmail?

Como funciona a educação emocional?

De acordo com o exposto, é possível perceber que a resposta de como funciona a educação emocional está principalmente no processo de ensino. O sistema educacional de cada país possui diferentes programas que orientam os centros educacionais nesse tipo de ensino.

Isso é fundamental, já que na infância é mais propenso a agir de acordo com as emoções. Pelo que é uma responsabilidade, não só das instituições, mas dos pais e representantes das ensinar e transmitir ferramentas de educação emocional para os pequenos Com o objetivo de formar adultos muito mais independentes e autoconfiantes.

Habilidades de educação emocional

A educação emocional engloba várias competências, tais como:

1.- Autoconhecimento

Esta é a capacidade de reconhecer um sentimento ou emoção quando ela aparece. Nesse sentido, conhecer a si mesmo implica: prestar atenção ao nosso estado de espírito e às nossas ações diante daquela emoção ou sentimento.

2.- Auto-regulação emocional

É talvez o mais importante. Consiste em ensinar as crianças a identificar e Expresse suas emoções de maneira saudável. Por exemplo, por meio de palavras.

3.- Empatia

É a capacidade da pessoa de reconhecer e identificar as emoções do outro e se interessar por elas. Empatia é se colocar no lugar do outro.

Nas escolas e creches, é importante educar os bebês sobre como funciona a educação emocional. Pois bem, na infância é quando se estabelecem os alicerces da segurança e da personalidade.

Se você ficou interessado, não deixe de visitar as seguintes entradas:

Não perca o próximo vídeo!