O Que é e Como Funciona a Educação Não Sexista?

Bem-vindo ao meu último post no blogue! O artigo de hoje centra-se em dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona a Educação Não Sexista?

A diversidade é atualmente um tema que representa progresso em nossa sociedade. Os nossos sistemas escolares e educativos não ficam atrás, deles podemos encontrar trancos e barrancos que contemplam constituições democráticas e que manifestam o repúdio a qualquer tipo de discriminação. Daí a importância de explicar como funciona a educação não sexista.

O que é educação não sexista?

A educação não machista é uma conquista de muitas lutas protagonizadas por grupos minoritários que todos os dias, há muitos anos, lutam pela proteção de seus direitos e pela criação de normas que os beneficiem. A educação não machista inclui desde a conquista do direito à educação feminina, até a aceitação e criação de centros educativos mistos.

Já que estamos mais próximos de saber como funciona a educação não sexista, é preciso ressaltar que o papel do sistema educacional dentro do diminuição de estereótipos e preconceitos de gênero é fundamental. O nosso sistema educativo ainda apresenta os vestígios do século XIX onde existiam dois modelos educativos, um para mulheres e outro para homens, o que é uma legitimação das diferenças existentes que sustentam a cultura patriarcal.

A educação não machista é uma luta que ainda não acabou, que busca minimizar essas lacunas e dar a todos oportunidades iguais.

Como funciona a educação não sexista?

A educação não machista continua sendo objeto de luta na atualidade. Ainda ouvimos comentários como “as mulheres são artísticas e os homens são ciência”. São justamente esses tipos de frases que a educação não machista busca erradicar. Se trata de um tipo de educação que promove a igualdade e a equidade. Entender que cada um de nós pode fazer grandes coisas.

O Que é e Como Funciona a Educação Não Sexista?
Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona a Roupa?

Em princípio, pode-se dizer que a resposta para o funcionamento da educação não sexista está principalmente em colocar as mulheres no mesmo nível dos homens. No entanto, trata-se de algo muito mais complexo que aponta para a cultura patriarcal.

Caracteristicas

A educação machista é caracterizada por algumas premissas, como:

1.- Abolir o sistema de diferenças de gênero

Ainda no século 21 existem centros educacionais diferenciados por gênero. A educação não sexista promove a criação de um sistema inclusivo que reduz as diferenças entre estes. Um sistema que privilegia a equidade.

2.- Criação de modelos educativos mistos e inclusivos

Atualmente é possível observar este tipo de modelos que, embora ainda tenham muito a desenvolver, representam um claro avanço. Trata-se da criação de modelos que promovam que homens e mulheres possam ter as mesmas oportunidades sem entrar em classismos, formas de sexismo benevolente ou discriminação implícita.

3.- Organização governamental

Através de uma macro organização, onde estão envolvidos todos os poderes e setores responsáveis ​​pela autoridade de um país, a promoção de projetos organizados em prol de um gestão democrática que inclui linguagem não sexistae projetos sociais que visam fortalecer esses valores.

Há um longo caminho a percorrer, porém, a cada passo estamos mais próximos. Conhecer como funciona a educação não machista foi interessante para conhecer alguns dos problemas estruturais que continuam a nos afligir como sociedade.

Caso tenha interesse, não deixe de visitar:

Não perca o vídeo que será lançado em breve!