Bem-vindo ao meu último post no blogue! No artigo de hoje vamos dar uma vista de olhos detalhada… O Que é e Como Funciona a Psicologia Cognitiva?
A mente do ser humano é algo complexo que ainda não compreendemos totalmente. Portanto, a psicologia como ciência que estuda a mente humana e os processos mentais tem uma tarefa difícil. Nesse sentido, são muitos os ramos para abarcar essa grande complexidade que compõe o ser humano. Dentre elas, a psicologia cognitiva é uma das mais importantes. Aqui vamos te ensinar como funciona a psicologia cognitiva.
História
Antes do aparecimento do cognitivismo ou psicologia cognitiva. Havia dois paradigmas dominantes no estudo da mente humana: a psicanálise e o behaviorismo. A primeira concebia a mente humana como um conjunto de energias dinâmicas que estavam em constante conflito. E, a partir desses conflitos, formaram-se as diferentes formas de neurose e psicose.
Surge, então, o behaviorismo como resposta às falhas da psicanálise. Isso propõe que a única coisa que a psicologia pode estudar é o comportamento aberto. Embora não negue a existência de processos internos, considera-os irrelevantes para a abordagem dos problemas mentais. Esses dois antecedentes são importantes para entender como a psicologia cognitiva funciona. Deste modo, entre os anos 50 e 60, surge outra tendência.
Esta nova corrente retoma a ideia de que existem processos internos que influenciam a vida do ser humano. No entanto, ele rejeita a concepção fenomenológica da psicanálise. Que considerava que, para alcançar o conhecimento objetivo, deveria ser percorrido o caminho da introspecção. Propõe o estudo desses processos subjacentes através do método científico.
Como funciona a psicologia cognitiva?
Atualmente, a psicologia cognitiva é um dos ramos científicos mais importantes. Seguindo essa linha, a psicologia cognitiva é responsável por estudar a cognição humana. Em outras palavras, a psicologia cognitiva estuda todos os processos mentais que permitem ao ser humano obter conhecimento. Tanto do ambiente quanto dele mesmo.
Além disso, Esse conhecimento do ambiente e de si mesmo forma uma fonte motivacional para o comportamento. Ou seja, com base no que sabemos graças aos nossos processos cognitivos. Assumimos diferentes comportamentos que influenciam o meio ambiente e a nós mesmos. Essas duas premissas são fundamentais para entender como a psicologia cognitiva funciona.
Nesse mesmo sentido, a psicologia cognitiva está localizada dentro do chamado hexágono cognitivo. Dentro do qual estão incluídos todos os ramos do conhecimento que estudam os processos cognitivos. Estes são lingüística, psicologia, neurociência, inteligência artificial, filosofia e antropologia.
Importância da psicologia cognitiva
Como mencionamos anteriormente, a psicologia cognitiva está inter-relacionada com a psicologia, neurociência, linguística, antropologia e inteligência artificial. Portanto, as contribuições da psicologia cognitiva são extremamente importantes para a compreensão de como o homem constrói a realidade. Para a compreensão de como a mente humana realmente funciona.
Por esta razão, a psicologia cognitiva é de fundamental importância para o ser humano e para a ciência. Portanto, devemos estar cientes dos progressos feitos neste campo. Por fim, esperamos ter ajudado você a entender melhor como funciona a psicologia cognitiva. E se assim for, você pode querer ler estes artigos: