Bem-vindo ao meu último post no blogue! No artigo de hoje vamos dar uma vista de olhos detalhada… O Que é e Como Funciona a Tecnologia 4g?
Os avanços tecnológicos não param nunca, pois a cada dia os avanços são cada vez mais significativos, como exemplo disso temos os smartphones, que mudam muito rápido a cada dia, hoje já utiliza a Tecnologia 4G.
Pois bem, com esta tecnologia, os telemóveis têm ligações mais rápidas e eficientes, o que os torna muito mais úteis para quase todas as tarefas que realizamos no dia-a-dia.
O que é a tecnologia 4G
Dizemos que a tecnologia 4G é um tipo de conexão à Internet que funciona a partir de telefones celulares, e seu nome se refere à quarta geração móvel, como uma evolução do 3G, que é a tecnologia que até agora estava presente na maioria dos telefones.
Da mesma forma, a principal melhoria do 4G é que ele permite atingir velocidades pelo menos 10 vezes mais rápidas que o 3G atual, o que o torna mais eficiente que sua versão anterior.
Como funciona a tecnologia 4G
A funcionalidade da tecnologia 4G tem a ver com novos aspectos que garantem a velocidade e o desempenho da conexão 4G sobre as antigas estruturas utilizadas pelo 2G e 3G como o CDMA.
E é que todas as vantagens da nova rede telefônica estão relacionadas à velocidade, é assim que o envio de fotos e vídeos agora pode ser feito em velocidades muito maiores, mas isso não é tudo.
Da mesma forma, poderemos acessar conteúdos na nuvem de forma mais rápida e com o avanço dos serviços hospedados na web, ter um celular de alta velocidade para conectar é quase uma obrigação.
Tudo isso graças às redes 4G poderemos assistir vídeos em streaming sem cortes, acessar nosso conteúdo no Dropbox e afins sem demora e enviar mensagens pela Internet sem medo de que fiquem travadas ou sejam enviadas posteriormente.
É por isso que o conceito 4G traz velocidades superiores a 300 Mbps com uma classificação de rádio de 8.000 Khz. entre outras, inclui técnicas avançadas de desempenho de rádio, como MIMO e OFDM.
E existem alguns termos que definem a evolução do 3G, seguindo a padronização 3GPP, serão Long Term Evolution (LTE) para acesso via rádio, e Service Architecture Evolution (SAE) para a parte core da rede.
Recursos da tecnologia 4G
Podemos citar as seguintes características:
- Para acesso via rádio, abandona a característica de acesso tipo CDMA do UMTS.
- Uso de Rádios Definidos por Software (SDR) para otimizar o acesso ao rádio.
- Toda a rede prevista é toda IP.
- As taxas de pico máximas esperadas são downlink de 100 Mbps e uplink de 50 Mbps (com largura de banda de 20Mhz em ambas as direções).
- Os principais nós dentro desta implementação são o ‘Evolved Node B’ (BTS evoluído), e o ‘System Access Gateway’, que também funcionará como uma interface para a Internet, diretamente conectado ao Evolved Node B.
- A empresa Telefónica realiza testes constantes que permitem informar a seus usuários e ao resto do mundo sua aposta bidirecional com a tecnologia 4G, ou seja, na qual tanto os usuários cadastrados quanto os potenciais clientes podem desfrutar de todas as comodidades necessárias para tenha uma comunicação móvel rápida e eficaz.