Bem-vindos de volta ao meu blogue! Hoje trago-vos um novo tópico interessante. Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona a Valhalla?
Na mitologia nórdica, como em todas as mitologias de orbes, existem lugares especiais e fantásticos. Alguns dotados de mistério e dor; outras decoradas com beleza sublime. Neste post vamos conhecer um pouco sobre como funciona o valhallao salão de honra dos heróis de batalha.
Como Valhalla funciona?
Tem a função de abrigar os heróis das batalhas, que são conduzidos até lá pelas Valquírias. O mito diz que Odin escolhe metade dos mortos em combate e os recebe neste local. A outra metade vai para o domínio da deusa Freyja, chamada Fólkvangr.
O que é Valhalla?
Valhalla é um enorme e majestoso edifício localizado em Asgaard, a cidade governada por Odin. Na mitologia nórdica, morrer em combate é a honra mais plausível, e é por isso que ninguém foge da morte, desde que seja honrosa. Eles sabem que seu destino após a morte é ocupar este salão ou o Fólkvangr, de onde serão chamados para lutar novamente quando o Ragnarök se desenrolar.
Qual é a aparência de Valhalla?
A mera menção da palavra alude à suntuosidade, luxo e beleza. Nas diferentes fontes literárias as descrições abundam em adjectivos surpreendentes sobre a majestade desta sala. O palácio tem mais de 500 portas, extremamente largas, por onde devem passar os batalhões einherjer, formados por mais de 800 homens. Acima da entrada principal encontra-se uma cabeça de javali e uma águia, dois animais de grande simbolismo para os nórdicos. Embora em outras descrições seja mencionado que o guardião da entrada é um lobo. Vale ressaltar que esta águia tem o poder de observar todos os cantos do mundo, mesmo os mais distantes.
As paredes e colunas do edifício são feitas com centenas de lanças brilhantes, cujo brilho é capaz de iluminar todo o local. As poltronas são finamente decoradas com malha e armadura. O teto é feito com escudos dourados, para que não seja necessária mais iluminação.
No pátio do palácio, fica a árvore Læraðr. De sua folhagem, ritmo a cabra Heiðrún, da qual flui não leite, mas hidromel, o néctar dos deuses de Asgaard, que os guerreiros caídos também bebem e nunca acaba.
Como Valhalla foi feito?
Valhalla foi obra de um gigante, que pediu em pagamento o sol, a lua e a deusa Freyja. Os deuses concordaram, acreditando que ele não poderia cumprir o prazo. Para sua surpresa, o gigante tinha um cavalo para a tarefa.
Vendo-se perdidos, Loki veio em seu auxílio, transformando-se em égua no cio, o que distraiu o cavalo e o afastou da tarefa. O gigante percebeu o engano e quis se vingar, mas Thor interveio e quebrou seu crânio com seu martelo. Deste ato heróico de Loki, surgiu o cavalo de oito patas que ele deu a Odin.
valhallas modernos
Esta descrição inspirou a criação de outros lugares, nos quais se prestam honras a combatentes ilustres. Também é sinônimo de opulência, por isso é sinônimo de lugares de suntuosidade e luxo, como um monumento construído às margens do Danúbio para homenagear os que tombaram em combate.
Por fim, entendemos que independentemente da origem da cultura, a mitologia existe para explicar o que está além da nossa compreensão, como o mistério que envolve as consequências da morte. Se você gostou deste post sobre como funciona o Valhalla, também o convidamos a continuar lendo estes outros tópicos: