O Que é e Como Funciona o Dente-de-leão?

Olá a todos! Hoje trago-vos um novo tópico no meu blogue. O artigo de hoje centra-se em dar uma olhadela mais atenta… O Que é e Como Funciona o Dente-de-leão?

Usado como planta medicinal por mais de dez séculos. O dente-de-leão, cientificamente chamado Taraxacum Officinale Weber, é uma planta muito rica em propriedades medicinais, demonstrando assim que não é apenas uma planta muito curiosa fisicamente. Aprenda nas próximas linhas como funciona o dente-de-leão e descubra todos os seus benefícios.

O que é dente-de-leão?

É uma planta herbácea que pertence à família Compositae, seu tamanho é muito compacto, podendo atingir até 35 cm de altura. Caracteriza-se por possuir um rizoma cônico, curto e bastante ramificado, que contém sabor agridoce. Suas folhas são dentadas e formam uma roseta na base de onde nascem os caules das flores. Seus capítulos florais são amarelos.

Um fato sobre o funcionamento do dente-de-leão é que esta planta não é apenas benéfica a nível medicinal, mas também é usada na cozinha. De fato, em tempos de escassez, o dente-de-leão era usado como fonte de alimento. As crianças que comem em excesso esta planta molham a cama, porque a sua principal propriedade medicinal é a de produzir bílis e urina.

Como funciona o dente-de-leão?

O dente-de-leão é indicado à Agência Europeia de Medicamentos (EMA) como medicamento de uso tradicional. É usado como medicamento para distúrbios digestivos leves e para aumentar a quantidade de urina. Por sua vez, é usado para limpar o trato urinário e os rins.

Contudo, A resposta para o funcionamento do dente-de-leão é que esta planta atua como um uma fonte potencial de vitaminas A, C e K. Por sua vez, contém vitamina E, ácido fólico e pequenas quantidades do grupo B e inulina. Por outro lado, é uma planta rica em minerais, como ferro, cálcio, magnésio, potássio e silício.

O Que é e Como Funciona o Dente-de-leão?
Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona o Currículo Educacional?

No entanto, as principais propriedades que permitiram classificá-lo como medicamento de uso tradicional residem em seus componentes antioxidantes e anti-inflamatórios. Por exemplo, beta-caroteno, ácidos chicórico, clorogênico e taracínico.

O que o dente-de-leão faz no corpo?

Entre os principais benefícios que traz para o organismo estão:

1.- Regulação metabólica. Auxilia na regulação da glicose, estimula a secreção de insulina e estabiliza os níveis de açúcar.

2.- Regenera o fígado.

3.- Tem ação anticancerígena.

4.- Melhora a digestão.

5.- Previne infecções graças à sua ação antimicrobiana e antiviral.

6.- Melhora o estado da pele. Contribui para a regeneração das células da pele, retardando assim o envelhecimento.

Como consumir?

O dente-de-leão pode ser consumido in natura ou cozido. Para fazer um chá ou infusão de dente-de-leão, geralmente usa-se a raiz seca, que é moído e utilizado como substituto do chá ou do café. Também pode ser encontrado em cápsulas, extratos e tinturas.

O dente-de-leão é uma planta muito comum em todos os países. Conhecer o funcionamento do dente-de-leão foi de grande interesse para saber que é uma fonte potencial de saúde e prevenção.

Você pode estar interessado em visitar os seguintes links:

Não perca o próximo conteúdo em vídeo!