Bom dia/tarde/noite! Espero que estejam prontos para ler o meu novo artigo. Neste artigo, vamos examinar cuidadosamente… O Que é e Como Funciona o Divórcio Expresso?
No caso de um casal querer terminar o vínculo, eles passam pelo que é conhecido como divórcio, que é um processo legal que dura um certo tempo antes de terminar o relacionamento, que pode durar até mais de um ano. Para quem deseja encerrar o processo rapidamente, você deve saber como funciona o divórcio expresso.
O que é o divórcio?
Em primeiro lugar, o divórcio costuma ser complexo por um motivo – a vontade dos cônjuges. Existem dois casos em que se deseja terminar um casamento: os dois, os envolvidos, concordam em fazê-lo ou quando apenas uma pessoa deseja. O primeiro caso é chamado de divórcio mutuamente acordado e o segundo divórcio contencioso.
Quando eles concordam, o processo é menos longo, tedioso e prejudicial. Por apenas manifestarem legalmente o desejo de se divorciar, chega-se a um acordo sobre bens, filhos, etc. e os papéis estão assinados. A primeira coisa a saber sobre como funciona o divórcio expresso é que não é dado para o outro caso. Já que você tem que ir ao tribunal e o juiz é quem ordena o divórcio e determina a distribuição.
Como funciona o divórcio expresso?
No divórcio habitual, procede-se previamente à separação judicial, que consiste na suspensão dos deveres conjugais: coabitação, fidelidade e convivência e alegam-se as causas. O divórcio expresso é um procedimento que omite as etapas anteriores, tornando-o mais rápido e fácil; concluir o processo em no máximo 13 meses. Deve-se notar que este divórcio ocorre quando há acordo mútuo.
Porém, Pelo modo como funciona o divórcio expresso, não significa que ele não precise de alguns requisitos para acontecer além de ser mutuamente acordado.. Como qualquer divórcio, é necessário que tenham passado 3 meses desde a celebração do casamento, a menos que o cônjuge ou os filhos sofram maus-tratos ou abuso.
Também é necessário o documento do acordo regulatório no qual os acordos estão refletidos. Quanto à guarda dos filhos, pensão compensatória, uso da casa da família, distribuição de bens conjugais, pensão alimentícia a favor dos filhos. E, havendo interesse, visitação dos avós.
Aspectos importantes para um divórcio expresso
É verdade que é muito benéfico, por exemplo: quem se candidata pode poupar não só tempo como também dinheiro. Conhecer bem como funciona o divórcio expresso inclui saber que o casal pode ter o mesmo advogado como seu representante, assim como o procurador.
Com isso, os honorários advocatícios podem ser divididos entre ambos depois de acordados pelos clientes dependendo da complexidade do acordo regulatório. O advogado, por outro lado, é pago por honorários.
Entre os documentos solicitados para o processo estão: certidão literal de casamento, certidão de nascimento dos filhos e certidão de residência do casal.
Agora que você sabe como funciona o divórcio expresso, pode esquecer a ideia de que é um processo muito complicado e quase eterno. Pessoas que tenham os requisitos necessários podem prosseguir com isso.
Pode lhe interessar: