Olá a todos! Hoje trago-vos um novo tópico no meu blogue. O artigo de hoje centra-se em dar uma olhadela mais atenta… O Que é e Como Funciona o Himalaia?
Certamente você pertence ao grupo de pessoas que, embora tenham ouvido falar muitas vezes sobre o Himalaia, sua majestade nunca passou pela sua cabeça. Se assim for, lendo este artigo você será capaz de descobrir como funciona o Himalaia.
Aspectos gerais do Himalaia
“Morada da neve” é o significado da palavra Himalaia, um termo original do sânscrito. Esses majestosos picos recebem esse nome porque ficam cobertos de neve o ano todo. Em todo o mundo, esta cordilheira é a cordilheira mais alta, por isso escalá-la é o sonho de todo montanhista. O Himalaia é atualmente uma das regiões do planeta onde ocorrem os terremotos mais fortes.
Esta cordilheira é a mais jovem geologicamente, tem apenas 70 milhões de anos, durante os quais cresceu a uma taxa de 20 mm por ano. Sua forma fascinante se deve aos movimentos tectônicos ocorridos entre as placas da Eurásia e da Índia.. O Himalaia inclui países como Afeganistão, Birmânia, Butão, China, Índia, Nepal, Paquistão e Tadjiquistão, atingindo uma área de 594.000 km².
Nos parágrafos seguintes você entenderá melhor como funciona o Himalaia. Quanto à altura de suas montanhas, nela está o Monte Everest de 8.848 metros. do Alto. Além de outros 8 picos do total de 14 no mundo com mais de 8.000 metros de altura. acima do nível do mar.
Como funciona o Himalaia?
O Himalaia tem uma largura de 161-241 km. Desdobra-se a partir do rio Indo (leste), atravessa países do centro-leste do continente asiático e chega a Brahmaputra. É limitado pelo maciço de Hindu Kush e pelas cordilheiras de Karakoram a noroeste. Através do planalto tibetano ao norte e da planície indo-gangética ao sul. É assim que o Himalaia funciona.
Por outro lado, compreende três cordilheiras paralelas, o Grande Himalaia, o Himalaia Exterior e o Himalaia Menor. Também possui mais de 100 picos com mais de 7.200 metros de altura e 14 com mais de 8.000. Em relação às geleiras, são 15.000 que somam 12.000 km3 de água doce. Quanto aos rios asiáticos, nascem vários muito importantes, como o Indo, o Yangtze, o Brahmaputra e o Ganges.
A vegetação ao pé dessas imensas montanhas formou florestas subtropicais com árvores caducifólias e florestas tropicais.. Existem até florestas de coníferas e prados. A fauna é muito variada e impressionante, onde se destacam o leopardo-das-neves, o veado-almiscarado, o íbex e as cabras selvagens, bem como os pica-paus.
Temporada pré-monção do Himalaia
A estação mais esperada pelos alpinistas para escalar as montanhas mais majestosas do Himalaia é a primavera ou pré-monção. Os chamados “oito mil” são as metas do montanhismo, tanto para expedições comerciais quanto para atletas que buscam quebrar recordes. Mesmo para carregadores ou pessoas que trabalham transportando cargas superpesadas de expedicionários.
Nesta época os picos que atraem o maior número de alpinistas são o Monte Everest e o Lhotse, dois picos considerados irmãos. Depois segue o Shisha Pangma, o menor dos “oito mil”, o Dhaulagiri, o Cho Oyu, o Makalu e o Kangchenjunga..
Saber como funciona o Himalaia dá uma ideia de como são impressionantes suas majestosas montanhas. Também ajuda a entender por que suas montanhas são as mais escaladas do planeta.
Pode lhe interessar: