Bem-vindos de volta ao meu blogue! Hoje trago-vos um novo tópico interessante. Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona o Lixo Zero?
Muitas pessoas seguem movimentos ou filosofias de vida com as quais se sentem identificadas com um objetivo. Seja o seu próprio bem-estar, ajudando o mundo, fazendo parte de um grupo, etc. Hoje vamos explicar como funciona o lixo zerofilosofia para quem quer contribuir com o cuidado do meio ambiente.
Em que consiste?
É uma filosofia/movimento que se traduz em Zero Waste e consiste em apoiar o consumo responsável e a reutilização de produtos para cuidar do meio ambiente. Seu objetivo é reduzir ao máximo os resíduos e lixo gerados diariamente para não afetar o meio ambiente.
Também aprender a viver dos momentos e não do material; Em outras palavras, não é apenas um movimento ecológico, mas também um modo de vida no qual as pessoas se distanciam dos objetos.
Ele é contra o consumo excessivo, “usando” e “jogando fora” porque é uma das principais causas dos problemas ambientais. Um exemplo é a ação de fábricas que trabalham com produtos químicos que jogam o excesso no mar, lagos e rios, contaminando todo um ecossistema.
Como funciona o Lixo Zero?
Para saber como funciona o Lixo Zero, você deve conhecer seus princípios que são definidos como os 5Rs.
A primeira é: rejeitar tudo o que não precisamos. Este R tem um duplo sentido, pois ao rejeitar o que não precisamos, temos que refletir sobre o que são essas coisas. O que não contribui em nada para nossas vidas e o que podemos dispensar: cigarros, sacolas plásticas, entre outros elementos que se transformam em lixo quando paramos de usá-los.
O segundo R é: reduzir o que precisamos. Isso leva a consumir de forma mais responsável e consciente; Para isso você tem que ser organizado, ter vontade e saber escolher entre o que é necessário e o que é menos necessário.
Reutilizar é o terceiro R, ou seja, comprar coisas de segunda mão ou coisas que podem ser usadas novamente. Exemplo, se você for criativo pode melhorar aquela camisa velha ou calça jeans; compre canudos de vidro ou aço, como as garrafas.
O próximo é reciclar aquele lixo ou resíduo que não pode mais ser reaproveitado, como papel, vidro, alumínio, plástico, etc. Por último, podridão que significa compostagem (transformação de matéria orgânica em adubo natural). Pode ser feito em casa, jardim, comunidade, etc. coletando todos aqueles resíduos orgânicos.
Aplicando todos esses princípios, tanto o desperdício quanto o lixo são reduzidos, isso não significa que o desperdício foi zero. Mas pode ser reduzido ao máximo conseguindo um impacto positivo.
Mais detalhes sobre o movimento
O Lixo Zero também serve como um impulso político para aumentar a conscientização nas sociedades. Hoje, o ser humano produz entre 10.000 toneladas de lixo devido ao consumismo extremo e poucas medidas ambientais.
O movimento ajuda a salvar o meio ambiente e os seres vivos porque materiais como o plástico são tóxicos, poluem e se degradam lentamente. Além do fato de poder matar animais marinhos, entre outros motivos.
Se agora que você sabe como funciona o Lixo Zero e se sentiu conectado aos seus propósitos porque quer fazer o bem para o seu planeta, aplique-o. A Terra é o único planeta em que habitam os seres vivos, ao destruí-la destruímos também a nós mesmos.
Pode lhe interessar: