Bem-vindos ao meu novo conteúdo, espero que gostem! O artigo de hoje centra-se em dar uma vista de olhos aprofundada… O Que é e Como Funciona o Mito da Caverna?
A questão sobre o que é a verdade, é uma reflexão que tem tocado as mentes mais extraordinárias ao longo dos tempos, a ciência, a filosofia, a antropologia, entre outras, têm sido partícipes de várias teorias que procuram fundamentar esta questão, desta forma queremos ensinar você Como funciona o mito da caverna.
Platão
Antes de aprofundar como funciona o mito da caverna, é necessário mencionar que Platão foi um grande filósofo grego de 427-347 aC, natural de Atenas ou Egina, que seguia as doutrinas de Sócrates e, ao mesmo tempo, era o filósofo de Aristóteles. professor.
Este filósofo participou de diversas obras, e de muitas teorias, que o levaram a se firmar ao longo da história como um dos mais importantes filósofos da cultura grega. Uma das obras mais reconhecidas foi “A República”, em que levanta várias questões de cariz filosófico, e das quais queremos destacar o livro VII, onde desenvolve uma metáfora para a procura e encontro final da verdade, esta alegoria baseia-se na mitologia grega para desenvolver a sua essência, para saiba como funciona o mito da caverna continue lendo.
Qual é o mito da caverna?
O mito da caverna ou alegoria da caverna, é uma escrita elaborada por Platão de uma história que tem uma intenção filosófica e que baseia sua metáfora em uma mitificação fictícia, pois este é um exemplo, que permitirá a Platão demonstrar uma série de conhecimento.
A alegoria da caverna, é uma das mais apreciadas na história da filosofia, uma vez que uma série de fundamentos significativos para o pensamento humano e o raciocínio filosófico são explicados de forma recursiva, bem como será uma clara demonstração da corrente platônica .
Como funciona o mito da caverna?
Para melhor explicar como funciona o mito da caverna, é prudente mencionar que Platão entendia o mundo com dois significados: o mundo sensível e o mundo inteligível, então o primeiro se referirá aos sentidos, e o segundo ao conhecimento como tal.
A metáfora do mito da caverna busca compreender a forma como o homem se deixa aprisionar pela ignorância, mas possui em si as ferramentas para tomar consciência da verdade através dos dois mundos.
Esta alegoria consiste em um grupo de homens dentro de um poço cavernoso, preso a correntes com algemas desde o nascimento. Este poço contém uma parede, que separa o interior do exterior, que pode ser escalada.
Esses homens seguem observando as sombras que certas figuras geram à luz do fogo e que se refletem na parede, e que contemplam com espanto, e supondo que sejam a realidade do mundo. Da mesma forma, um dos homens consegue refletir e interiorizar a dúvida sobre a existência de outras coisas, consegue libertar-se, e quando chega à saída, a primeira coisa que observa é a luz do sol, descobrindo que o mundo não se limita apenas às sombras.
Ensino
Desta forma, a metáfora nos leva a um espaço inquestionável de aprendizado, no qual o homem assume automaticamente determinados padrões, porém através do conhecimento e da razão pode descobrir um universo muito amplo de coisas infinitas.
Finalmente, depois de aprender como funciona o mito da caverna, você poderá observar a diferença entre o mundo dos sentidos, que é o superficial, e o mundo do conhecimento que o levará descubra a verdade por si mesmo.
Para ver conteúdos semelhantes a como funciona o mito da caverna, você também pode conferir: