Olá a todos! Hoje trago-vos um novo tópico no meu blogue. O artigo de hoje centra-se em dar uma olhadela mais atenta… O Que é e Como Funciona o Sistema de Lubrificação?
Um carro funciona graças ao fato de possuir um conjunto de elementos e peças que convergem entre si. Estas peças são geralmente conhecidas através do sistema a que pertencem. Nesta oportunidade, conheça como funciona o sistema de lubrificação de um carro e a importância que tem.
Qual é o sistema de lubrificação?
Este é o nome dado ao conjunto de peças que trabalham juntas para manter as peças do motor lubrificadas. Todos os veículos requerem este sistema para que o motor e as peças que o compõem possam funcionar corretamente. Podemos notar isso quando o motor está ligado e o veículo em movimento, pois todas as peças se esfregam e precisam ser lubrificadas para evitar danos umas às outras.
Contudo, este sistema pode usar diferentes tipos de lubrificantes. Em geral, temos que a maioria desses usam óleo. Então, uma parte fundamental do funcionamento do sistema de lubrificação de um veículo é que ele atua através da bomba de óleo, do cárter, do filtro de óleo e de outros elementos.
Como funciona o sistema de lubrificação?
Para saber mais sobre o funcionamento do sistema de lubrificação, é fundamental destacar que ele é responsável por criar uma camada viscosa nas partes que compõem e envolvem o motor. Este sistema atua através de um armazenamento de óleo no cárter. Esta última é a parte inferior do motor.
Agora, a melhor forma de conhecer esse mecanismo de ação é identificando as partes que compõem o sistema.

peças do sistema
O sistema de lubrificação de um veículo é muito diversificado. Ou seja, em alguns modelos de carros pode apresentar variações. Agora, o sistema de lubrificação mais comum é composto pelos seguintes elementos:
1.- Recipiente de óleo
Isso está em uma estrutura chamada cárter. Nela, o lubrificante, geralmente óleo, é armazenado. esta embarcação pode armazenar diferentes litros de óleo, dependendo do tipo de carro. É fundamental que contenha os litros estimados para o correto funcionamento do sistema.
2.- Bomba de óleo
A bomba de óleo é responsável por exercer pressão para que o óleo circule por todo o sistema do motor.
3.- Filtro de óleo
Com o passar do tempo, o óleo pode apresentar diferentes partículas de sujeira. Essas partículas são produzidas devido à oxidação ou desgaste de peças metálicas. Neste sentido, Esta peça é responsável por reter esses elementos sólidosde modo que apenas o líquido viscoso passe.
4.- Válvula reguladora de pressão
A pressão do óleo pode variar dependendo da viscosidade e temperatura do lubrificante. Essa válvula é responsável por abrir e fechar a passagem em relação à pressão do óleo, de forma que ela seja mantida em condições estáveis. Essa é uma parte fundamental, pois se a pressão for muito alta pode haver danos irreversíveis no sistema de lubrificação e no motor em geral.
Com base em tudo o que foi dito acima, cabe ao motorista medir constantemente o nível de óleo do veículo e fazer as manutenções pertinentes com base no tempo e na quilometragem. Por tudo isto e muito mais, contamos-lhe como funciona o sistema de lubrificação e porque é importante mantê-lo em bom estado.
Não se esqueça de visitar as seguintes entradas: