Bem-vindos ao meu novo conteúdo, espero que gostem! O artigo de hoje centra-se em dar uma vista de olhos aprofundada… O Que é e Como Funciona os Equipamentos de Proteção Individual?
A prevenção de riscos é essencial em todos os ofícios e o setor da construção é um dos que mais exige. Já que nela os trabalhadores estão sujeitos a acidentes. Como forma de preveni-los, são tomadas medidas para evitá-los. Uma delas é o uso de equipamentos especializados para trabalhar. Convidamos você a continuar lendo para que você saiba aqui como funciona o equipamento de proteção individual.
O que é equipamento de proteção individual?
Antes de saber como funciona o equipamento de proteção individual, você deve lidar com informações básicas sobre ele. Também é chamado de EPI pela sigla e é uma vestimenta especializada que oferece proteção. É utilizado por trabalhadores de diversas áreas a fim de manter sua vida, saúde e integridade em segurança. As diferentes opções de proteção oferecidas são determinadas pela área ou setor onde as atividades de trabalho são realizadas.
Um setor onde é necessário usar este equipamento é na construção. Visto que nesta existem riscos na maioria de suas fases. Desde as suas próprias tarefas, até ao ambiente de trabalho em que se desloca, representam um perigo. Como os materiais ou componentes com os quais o pessoal de um edifício está em contato frequente. Por isso o EPI é essencial para garantir a sua segurança.
Como funcionam os equipamentos de proteção individual?
Agora que você já tem mais conhecimento sobre o assunto, vamos te contar como funcionam os equipamentos de proteção individual. Estes servem como uma barreira capaz de reduzir o impacto de acidentes que podem causar danos a determinadas áreas do corpo.qualquer. Como a cabeça, face, olhos, aparelho auditivo e respiratório, mãos e pés.
O mais comum deles são os capacetes de segurança que protegem o crânio de solavancos e queda de objetos. Além de reduzir os riscos para a realização de operações que envolvam eletricidade. Outro conhecimento comum são os óculos de segurança e telas usadas para proteger os olhos e o rosto. Estes são úteis para evitar o contato com contaminação ambiental, partículas, radiação ou líquidos tóxicos que atingem essas áreas.
protetor auditivo
Sua finalidade é prevenir danos ao ouvido que podem causar perda auditiva. O que pode ocorrer devido à exposição frequente a ambientes com alto nível de ruído. Para isso, são utilizados tampões que são colocados dentro da cavidade auditiva e protetores auriculares que a cobrem por fora. Além de capacetes que protegem essa parte e a cabeça.
Luvas de segurança
Determinadas atividades, movimentação de máquinas ou componentes diversos podem sujeitar o trabalhador a riscos mecânicos, elétricos, térmicos ou químicos.. Por esta razão, é necessário usar luvas, protetores de dedo, luvas ou mitenes que devem ter as propriedades necessárias para evitar possíveis lesões.
Calçado de segurança
Os pés são protegidos por calçados de segurança, como botas, que devem ser confeccionados com materiais resistentes a riscos potenciais. Bem, objetos pesados podem cair sobre eles e existe a possibilidade de pisar em elementos pontiagudos ou escorregar.
máscaras
A função destes é permitir que o trabalhador trabalhe em ambientes contaminados ou com materiais tóxicos sem comprometer a respiração.
Você acabou de aprender como funcionam os equipamentos de proteção individual. Então agora você já sabe do que se trata e qual a importância do seu uso.
Se gostou visite mais links semelhantes aqui: