Olá a todos os leitores do meu blogue! Obrigado por estarem aqui. No artigo abaixo, verá uma análise detalhada de… O Que é e Como Funciona um Testamento?
Como funciona um testamento? Geralmente, quando uma pessoa dispõe de todos os seus bens para uma, várias pessoas ou instituições após sua morte, é quando começam as rivalidades, mal-entendidos e confusões. Por isso, falaremos um pouco sobre Como funciona um testamento?
O que é um testamento?
Um testamento é um documento ou ato jurídico onde uma pessoa definirá o fim de seus bens e bens após sua morte, ou seja, o que está escrito no testamento deve passar a vigorar após a morte do indivíduo.
Trata-se de um acto íntimo em que intervém apenas a pessoa, que assume a função de testador, e um advogado ou tabelião de confiança, que lavra o documento em algumas ocasiões e tem tudo o que é necessário, para que seja finalizado no momento. e os herdeiros recebem o que corresponde dado o caso.
Tipos de testamentos
Os testamentos são explicados de acordo com seu tipo em duas grandes variantes, que por sua vez possuem três classificações, com um total de seis maneiras pelas quais podemos explicar.Como funciona um testamento? Aqui vamos explicar alguns deles.
Testamento comum
São os documentos que contêm a última vontade de uma pessoa, sem qualquer tipo de cláusula especial, sendo como o próprio nome diz, o tipo de testamento que uma pessoa elabora regularmente, estes subdividem-se em três:

holografia
En los testamentos ológrafos es el testador quien se encarga de la redacción de su última voluntad, para llevar a cabo este tipo de testamento, la persona debe contar con la mayoría de edad, además se debe acudir a un juez para que este dictamine la validez do mesmo.
Abrir
Nesse caso, o tabelião é quem detém plenos poderes sobre o documento, aliás, essa figura jurídica é quem recebe o manuscrito, encarregando-se de sua proteção e divulgação, uma vez que o testador falece.
Fechado
No testamento cerrado não se procede à leitura típica do último testamento da pessoa, mas entrega-se ao notário em envelope lacrado, sendo o notário quem permite a divulgação do documento.
Testamentos especiais
São aqueles documentos que são feitos em situações extraordinárias ou catastróficas, dependendo do caso, esta pode ser dividida em: militar, onde o oficial militar que executa o documento está em guerra. existe também o testamento marítimo, que é feito enquanto a pessoa viaja por via marítima; por fim, o testamento estrangeiro é feito por uma pessoa que se encontra fora do seu país de origem.
Como funciona um testamento?
O objetivo de um testamento é ter elementos legais, que permitam à pessoa registar os seus bens e bens, para que estes possam ser reclamados por quem o falecido assim o fornecer. Agora vamos explicar como funciona um testamento.
O ideal, é colocar o testamento nas mãos de um notário ou advogado, que se encarregará de fazer cumprir legalmente o documento, para isso devemos estar no pleno uso de nossas faculdades. No entanto, o notário solicitará uma série de dados de identificação, procederá à captação da disposição dos bens como o testador preferir, tendo em mãos as garantias legais dos bens e bens que o testador pretende conceder.
Por fim, é realizado um procedimento chamado de outorga, onde o testador deve dar seu consentimento de que está fazendo um testamento. A ação que geralmente se realiza é a de ler perante um tribunal, o testamento consubstanciado por escrito, isto pode ser feito pelo testador ou pelo notário, conforme o caso.
A vontade do testador deve ser cumprida, no máximo, dez dias após sua morte, sob pena de repreensão por danos e prejuízos. De referir que o testador deve ser maior de idade, e não possuir qualquer deficiência mental que impeça a prática do acto, neste caso existem especificações legais para lidar com estas circunstâncias.
Um testamento pode ser revogado ou anulado?
Em termos gerais e enfatizando o funcionamento de um testamento, É importante ter em conta que um testamento pode ser revogado ou anulado, tendo estes dois procedimentos definições diferentes.
No caso da revogação, o que se pretende é a alteração de uma das cláusulas do testamento, isso só pode ser feito pelo testador, geralmente é feito quando o testamento do testador é alterado por alguma circunstância pessoal.
Seguindo esta mesma ordem de ideias, quando falamos de anulação, referimo-nos ao acto de nulidade do testamento, seja porque foi redigido um novo documento, seja porque foi redigido sob dolo ou ameaça, seja porque o documento não é cumprido os padrões esperados pela legislação do país.
Testamentos são documentos particulares, importantes e necessários, mas não obrigatórios. Podemos pensar que o acto de fazer um testamento é típico da ficção, mas tendo em conta que podemos beneficiar os nossos entes queridos, é um passo a analisar e talvez cumprir.
Esperamos que esta revisão de como funciona um testamento ajude a esclarecer suas dúvidas. A seguir, vamos deixar alguns artigos de seu interesse: