Saudações a todos os meus leitores! Espero que estejam prontos para um novo artigo. O foco principal do artigo de hoje é explorar em detalhe…. O Que é e Como Funciona uma Barragem?
Quando falamos de energia hidráulica, estamos sempre falando de uma das mais importantes energias renováveis do mundo e quando falamos de energia hidráulica é imprescindível conhecer a Barragem.
Pois bem, uma Barragem é uma construção que tem por finalidade parar ou desviar o curso natural de um rio, com um muro ou barragem que atravessa o curso de um rio, geralmente num estreitamento.
o que é uma represa
Barragens são construções feitas de pedra ou concreto que são realizadas para conter ou controlar a passagem de água de um rio ou córrego e sua principal função é acumular água.
Após a retenção da água, pode-se produzir energia potencial para posteriormente ser utilizada principalmente para geração de eletricidade, mas também para irrigação, ou usos recreativos.
Como funciona uma barragem
Como mencionamos anteriormente, a principal função da barragem é acumular uma grande quantidade de água e, uma vez acumulada uma grande quantidade de água, ela é transportada por canais até onde estão localizadas as turbinas que geram eletricidade.
Então essa água chega às turbinas com muita pressão, girando suas hélices e posteriormente essa energia mecânica é transformada em energia elétrica por meio de geradores, que então serão distribuídos para todas as residências.
Especialistas dizem que a energia hidrelétrica gerada é preconizada por ser limpa e barata, isso porque não produz fumaça nem polui quimicamente a água.
Mas os custos de impacto ambiental que produz, tanto a montante como a jusante da sua construção, são geralmente esquecidos.
Partes de uma represa
- A Barragem ou Cortina: É a própria construção que suporta a pressão hidrostática da água, garantindo a sua estabilidade.
- Os parâmetros, faces ou inclinações: As duas superfícies verticais que limitam o corpo da barragem e estão em contacto com a água.
- Coroação ou Coroação: É a parte superior da barragem.
- Os estribos ou embutidos: Limitam os lados da parede.
- Vertedouro ou vertedouro: Responsável por retirar o excesso de água quando está cheio.
- portões: regulam o fluxo de água que passa pela barragem.
- tiros: Eles são responsáveis por obter a água da barragem para usá-la na geração de eletricidade ou outros usos.
Tipos de Barragens
Diz-se que existem diferentes tipos de barragens em função da sua estrutura, podendo ser:
- barragem de gravidade: Nesse tipo de estrutura, a própria construção da barragem se encarrega de suportar a pressão da água, são altamente duráveis e requerem pouca manutenção.
- barragem de arco simples: A forma desta barragem é responsável por suportar a pressão da água, pois as tensões são transferidas para as encostas, é necessário que sejam feitas de rochas resistentes, são as que requerem menos concreto para sua construção
- barragem abóbada: Também chamados de arco duplo, são aqueles que não só apresentam curvatura no eixo horizontal como os de arco simples, mas também no eixo vertical.
Benefícios de uma barragem
Na hora de decidir instalar ou não uma barragem, são inúmeros os benefícios que devem ser levados em consideração, sendo o mais importante claramente a geração de eletricidade por meio de energias limpas e renováveis como as hidrelétricas.
Por outro lado, pensando mais na sociedade e não no meio ambiente, para construir a infraestrutura de uma barragem será preciso muita gente trabalhando, o que vai gerar uma grande fonte de empregos, não só para sua construção como também para sua operação subseqüente.
Problemas ambientais de uma barragem
Embora tenhamos mencionado que uma barragem não geraria poluição ambiental, isso não é totalmente verdade, pois uma barragem não gera gases que poluem o meio ambiente, mas pode acontecer que se as operações não forem realizadas com cuidado, a fauna que habita essa área A área pode ser afetada, pois grandes mortes de peixes foram detectadas como resultado disso.