Saudações a todos os meus leitores! Espero que estejam prontos para um novo artigo. O foco principal do artigo de hoje é explorar em detalhe…. O Que é e Como Funciona uma Chave de Fenda?
Os seres humanos desenvolveram ao longo do tempo, um grande número de ferramentas. Eles nos ajudam a tornar as tarefas diárias muito mais fáceis. Nesse sentido, uma das ferramentas mais úteis que podemos encontrar é a chave de fenda. Este utensílio tem uma história curiosa e funciona de várias maneiras. Portanto, neste artigo, explicaremos mais sobre como funciona uma chave de fenda.
Dados historicos
As chaves de fenda são uma ferramenta que está conosco há algum tempo. Nessa mesma linha, as chaves de fenda mais antigas datam da Idade Média. Acredita-se que eles provavelmente foram inventados na França ou na Alemanha. Porque esses modelos foram chamados de “tournevis” e “schraubendreher” respectivamente. O primeiro registro escrito desta ferramenta foi publicado entre 1475 e 1490.
Anteriormente, as chaves de fenda eram planas ou com fenda. Chaves de fenda com ponta de estrela, que são mais comuns hoje em dia, não existiam até 1933. Nesse ano, Oregonian JP Thompson inventou um parafuso, que ele chamou de “parafuso embutido cruciforme”. Porém, Esta invenção não teve muita aceitação até que Henry Phillips se interessou e comprou os direitos de patente..
Essa anedota nos ajuda a entender melhor como funciona a chave de fenda, pois graças a essa aquisição. Henry Phillips decidiu criar a primeira chave de fenda cruzada, que se encaixava perfeitamente com os parafusos de cabeça cruzada. Tornando o trabalho de parafusar ou desaparafusar muito mais confortável e seguro. Este modelo de chave de fenda é um dos mais vendidos atualmente.
Como funciona uma chave de fenda?
Continuando com o exposto acima, as chaves de fenda são ferramentas usadas para apertar ou afrouxar parafusos. Assim como outras peças que não exijam muita força de aperto e que tenham diâmetro pequeno. Seguindo esta linha, as chaves de fenda são compostas por três peças. O primeiro é o cabo, é a parte inferior da ferramenta. Sua função é permitir que o usuário segure a ferramenta confortavelmente.
Este é feito com algum material isolante, para evitar choques elétricos. No caso de você trabalhar com qualquer equipamento elétrico. A outra peça fundamental para saber como funciona uma chave de fenda é a haste ou eixo. Isso nada mais é do que o pedaço de metal que sai do cabo. Eles são normalmente feitos de cromo, vanádio ou molibdênio. O diâmetro e o comprimento da peça variam de acordo com o tipo de chave de fenda.
Somado a isso, o terceiro elemento é a ponta ou cabeça. Esta é a parte da chave de fenda que vai para o parafuso. Sua forma varia de acordo com o tipo de parafuso que precisa ser apertado ou afrouxado.
outras chaves de fenda
Os destruidores de pólos são um tipo de chave de fenda que possui uma lâmpada integrada. A ideia é que seja uma ferramenta para verificar se os condutores estão conectados à fase da rede. Por outro lado, as chaves de fenda de precisão são usadas para trabalhar com parafusos muito pequenos. Como, por exemplo, os de um relógio.
Por fim, trata-se de como uma chave de fenda funciona. Esperamos que seja útil e não se esqueça de continuar consultando outros artigos: