O Que é e Como Funciona uma Hipoteca de Taxa Ajustável?

Bem-vindos ao meu novo conteúdo, espero que gostem! Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona uma Hipoteca de Taxa Ajustável?

A compra de qualquer bem, pessoal ou imobiliário, pode ser feita de duas formas: à vista ou a prazo. As compras a crédito são muito vantajosas, principalmente porque permitem alguma margem de manobra dentro de um orçamento. Dois tipos de crédito são bem diferenciados no mundo das finanças. Neste post vamos saber como funciona uma hipoteca de taxa ajustável.

O que é uma hipoteca de taxa ajustável?

Como o próprio nome indica, uma hipoteca de taxa ajustável (ou ARM, por sua sigla em inglês) É um tipo de hipoteca cujas taxas podem variar de tempos em tempos.. Ao longo do empréstimo, o valor das parcelas muda de acordo com os parâmetros econômico-financeiros, podendo subir ou descer, embora esta última quase nunca aconteça.

Como funciona uma hipoteca de taxa variável?

Em geral, ao solicitar um empréstimo de longo prazo, as primeiras parcelas tendem a ter uma taxa menor do que outros tipos de hipotecas. Mas com o passar do tempo, as taxas se ajustam. De tempos em tempos, pode haver uma variação, que pode ser mínima ou considerável, de acordo com a dinâmica econômica.

Nos primeiros prazos de pagamento, que podem ser de alguns meses ou até anos, a taxa costuma ficar estável. Terminado esse período inicial, os valores são regulados. Como tudo, essas variações têm um mínimo e um máximo. Dessa forma, pode acontecer que os preços disparem, mas as taxas serão limitadas em aumentos. Também é possível que haja uma queda na bolsa e as taxas tendam a cair, mas também terá um piso a partir do qual não poderá descer mais.

O Que é e Como Funciona uma Hipoteca de Taxa Ajustável?
Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona uma Execução Hipotecária?

Taxa ajustável vs. Taxa fixa

Obviamente, cada modalidade tem suas vantagens e desvantagens. Saber qual é o mais conveniente dependerá de nossas capacidades. Os prazos para honrar a dívida assumida podem ser muito longos, até 30 anos. A solicitação de um valor a ser pago nesse intervalo de tempo deve considerar uma série de variáveis ​​para não prejudicar nenhum dos envolvidos.

As taxas fixas permanecem constantes enquanto o crédito estiver ativo. Mas em compensação, costumam ser valores maiores que os de um ARM. Dessa forma, o vendedor recupera parte de seu investimento em um prazo menor. Para o comprador, tem a vantagem de saber sempre os valores que terá de pagar em cada parcela.

Em taxas ajustáveis, inicialmente os pagamentos permanecem estáveis, comprador e vendedor podem manter alguma estabilidade econômica. Subseqüentemente, taxas variam de acordo com índices do mercado financeiro.

Como saber qual é mais conveniente?

Para determinar qual é a melhor opção, é preciso refletir sobre uma série de questões. Em primeiro lugar, o tempo que você planeja habitar ou usar o imóvel, quanto maior o prazo, melhor opção é a taxa ajustável.

Isso ocorre porque as taxas ajustáveis ​​geralmente são mais baixas para começar. Se você pretende passar um curto período de tempo em uma casa e os prazos de pagamento não são excessivamente longos, é viável pagar as taxas correspondentes. Se, pelo contrário, estiver prevista uma permanência permanente, é conveniente a taxa fixa, que, embora seja superior à ARM desde o início, não oscilará ao longo do tempo.

Outro aspecto é a possibilidade de não pagar valores maiores no futuro, principalmente em economias altamente instáveis, onde a inflação ano a ano é elevada. Neste caso, a taxa fixa é melhor.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como Funciona o Logomaker?

Finalmente, o fator mais importante a ter em consideração deve ser a nossa própria capacidade orçamental. De nada vale uma economia estável e taxas baixas se não planejarmos cumprir nossos compromissos. Esperamos ter ajudado você a entender como funciona uma hipoteca de taxa ajustável.

Convidamos você a ler estas outras entradas, igualmente interessantes:

Não perca o próximo vídeo!