Olá a todos! Hoje trago-vos um novo tópico no meu blogue. O artigo de hoje centra-se em dar uma olhadela mais atenta… O Que é e Como Funcionam os Oceanos?
você já imaginou como funcionam os oceanos? Se sua resposta for positiva, então você veio ao lugar certo. Aqui você aprenderá o básico sobre como o oceano funciona e por que o mar às vezes age de uma determinada maneira. Muitas vezes ignoramos os elementos que fazem parte da nossa vida e, por isso, não damos muita importância. Os oceanos são vitais para a nossa vida, continue a ler e saiba porquê.
Quais são os oceanos?
Os oceanos cobrem algumas partes da superfície do planeta Terra e são constituídos por água do mar. Ao mesmo tempo, os oceanos fazem fronteira com os continentes e representam 71% da Terra como um todo. Quatro bilhões de anos atrás, a temperatura da Terra esfriou tanto que permitiu que a água atingisse seu estado líquido.
Como consequência, formaram-se as massas aquáticas que atualmente compõem os cinco oceanos existentes; o Índico, o Atlântico, o Pacífico, o Ártico e o Antártico. A água do oceano é composta principalmente de sódio, cloro, potássio, magnésio e cálcio. Quanto à profundidade, depende do relevo oceânico mas, em média, podem atingir os 3900 metros de profundidade.
Como funcionam os oceanos?
Os oceanos cumprem muitas funções que influenciam o clima e a geração de oxigênio. Dada a importância em tamanho dos oceanos, eles também funcionam como separadores de continentes. Dentro do mar, muitos fenômenos são gerados que dão origem às funções mencionadas anteriormente. Entre tais fenômenos estão as ondas que se formam graças ao vento que percorre a superfície.
As ondas podem causar desastres naturais, como tsunamis, que afetam significativamente a vida na Terra. Além disso, existem as marés que são produzidas pela atração da lua e da terra no sentido gravitacional. O sol produz menos efeito sobre as marés do que a lua porque está mais longe da terra. É por isso que as marés vivas são geradas quando o nível de atração está em seu ponto máximo.
Ou seja, quando ocorrem as fases da Lua Nova ou da Lua Cheia (quando o sol, a terra e a lua estão na mesma linha). Por outro lado, a quadratura ocorre durante as fases Primeiro Quarto e Último Quarto Minguante. Porque, durante esse tempo, a lua e o sol traçam um ângulo reto na direção da terra, gerando uma subtração dada a atração de direções opostas. Por fim, conclui-se que durante os períodos de sizígia a maré está cheia e o inverso ocorre quando a maré está baixa.
Por que o oceano é importante?
Os próprios oceanos cumprem funções que influenciam significativamente a vida em terra e no mar. Por exemplo, a sua representação como recurso energético que, graças aos movimentos marítimos e às correntes subaquáticas, potencia a energia renovável. Além disso, são reguladores climáticos, ajudam a mitigar os efeitos das mudanças climáticas e absorvem o calor excessivo da terra. Eles são os maiores produtores de oxigênio para o planeta, mais até do que selvas e florestas.
Você pode estar interessado em ler entradas semelhantes a como os oceanos funcionam: