Para poder conectar vários computadores na mesma rede local, é necessário usar um dispositivo especializado como um hub e um switch. Embora hoje os roteadores sejam responsáveis por essa tarefa, vamos mencionar você qual é a diferença entre hub e switch.
Vale a pena conhecer o funcionamento desses dois dispositivos e suas características, pois, embora hoje não funcionem normalmente sozinhos, fazem parte dos roteadores, que estão presentes em quase todos os lugares.
Para que servem o hub e o switch?
Tanto o hub quanto o switch são dispositivos que permitir que vários dispositivos sejam conectados ao mesmo usando um cabo de rede. Esses computadores receberão informações do mesmo computador de origem (que são o hub e o switch).
O que é um hub e como funciona?
O hub é um dispositivo mais simples do que o switch. É responsável por conectar vários computadores a uma rede local. Portanto, ele funciona como um hub, recebe dados de um computador externo e os reamplifica e encaminha para todos os demais equipamentos.
Da mesma forma, no momento em que qualquer dispositivo conectado ao hub envia dados, ele também os duplica e os retransmite a todos os outros. dispositivos de rede.
O hub por si só não fornece a capacidade de conectar a uma rede externa ou para a Internet, nem enviar dados para um determinado computador da rede, duplicando-o e sempre encaminhando para todos os demais.
Com isso, causa um consumo muito grande de largura de banda e de dados, além disso, o hub não permite que outros dispositivos conectados enviem dados enquanto ele está recebendo ou enviando informações, tornando-o mais lento.
O que é um switch e como funciona?
O switch é bastante semelhante ao hub em termos de função e finalidade, mas com uma diferença na forma como os dados são enviados.
Esta equipe também conectar vários dispositivos na mesma rede local. Porém, os dados recebidos do computador de origem são enviados apenas para um computador específico, sem a necessidade de duplicação e encaminhamento para os demais.
Com isso, é possível ter um maior número de dispositivos conectados à rede, tornando o transporte de dados mais fluido e reduzindo a possibilidade de erros.
Conforme mencionado, o Switch é capaz de enviar informações apenas para um determinado computador e, além disso, permite identificar todos os dispositivos que estão conectados à sua rede. Isso leva a maior precisão, menor consumo de largura de banda e mais velocidade na transmissão de informações.
A diferença entre Hub e Switch
Tendo mencionado o funcionamento, podemos afirmar que embora o Hub e o Switch desempenhem a mesma função, ou seja, a criação de uma rede local e o envio de dados entre os equipamentos a ela ligados, a diferença está na forma como esses dados são enviados. . UMA hub encaminha dados para todos os dispositivos na rede, Entretanto ele Mudar faz isso apenas para o equipamento solicitado.
O dispositivo roteador
O roteador, roteador, roteador ou roteador é uma opção que aparece como alternativa moderna para hubs e switches, pois combina as vantagens de ambas as equipes, além de oferecer alguns recursos extras.
Com um roteador é possível que um dispositivo se conecte a várias redes, tanto locais quanto externas e à Internet, sem qualquer tipo de limitação. Esse é o tipo de equipamento usado atualmente na maioria dos lugares e está substituindo hubs e switches.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você e o convidamos a visitar nosso site para encontrar informações, guias e tutoriais mais relevantes sobre tudo relacionado às melhores aplicações no mundo da tecnologia. Até logo!