Você está procurando por um sistema operacional para o seu computador? Hoje em dia existem vários outros muito bons e conhecidos como o Windows, porém, se você está procurando uma nova alternativa ou algo para combinar com o seu sistema atual, pode se interessar instalar debian.
O Debian é um sistema que, embora não seja tão reconhecido como Windows ou MAC, provou ser muito bom e confiável. Tem a vantagem de poder ser instalado e usado em conjunto com outro sistema operacional ao mesmo tempo, portanto, você não deve optar totalmente por apenas um.
Aproveite os benefícios que o Debian oferece enquanto usa seu sistema operacional atual simultaneamente.
Um pouco sobre o Debian
Debian é um sistema operacional de software grátis, ou seja, é desenvolvido e operado por milhares de desenvolvedores em todo o mundo, de forma voluntária e em seu tempo livre.
Ao contrário de outros sistemas, não requer nenhum tipo de registro ao instalar e utilizar, por isso é difícil saber a quantidade de usuários que o utilizam.
No entanto, ele recebeu um grande número de avaliações positivas de várias organizações, que voluntariamente enviam uma pequena avaliação sobre sua experiência com este sistema.
Começos do Debian
Este projeto deu os primeiros passos em 1993 nas mãos de seu criador Ian Murdock. Desde o início, decidiu-se tornar este sistema operacional um desenvolvimento aberto, onde todos os interessados pudessem contribuir.
Em seus primórdios, o Debian começou com um punhado de desenvolvedores até hoje se tornar uma grande comunidade global e organizada, onde tanto seus contribuidores quanto usuários participam ativamente.
Instale o Debian
O requisitos para instalar o Debian eles são relativamente simples em comparação com outros sistemas operacionais. Em um computador comum, as seguintes características devem ser atendidas:
Requisitos de hardware
-Um gigabyte de RAM disponível para (instalação desktop).
-128 MB de RAM (para instalação sem mesa).
Requisitos para instalar o Debian
Processador -386X.
– Controlador de disco rígido com mínimo de 20 MB disponível (100 MB disponíveis como recomendação).
-Unidade para inserir o CD-ROM.
Unidade central de processamento, placa-mãe e vídeo
Dentro de um computador desktop comum é possível instalar o Debian se a própria placa-mãe tiver um processador x86, AMD e VIA, Athlon XP ou Intel P4 Neon.
Em relação ao Bus, é necessário que possuam o OSA, EISA, PCI, PCIe, PCI-X ou Vesa Local Bus.
Computadores portáteis
Para laptops, os requisitos para instalação do Debian são exatamente os mesmos que para computadores desktop.
Considerações extras para instalar o Debian
Antes de iniciar o instalação debian, é aconselhável realizar um cópia de todos os dados conteúdo em seu disco rígido, pois existe a possibilidade de que todas as suas informações sejam perdidas.
Da mesma forma, é preferível fazer o download do driver, instalador ou outros arquivos necessários para o seu computador. Isso no caso de surgirem alguns problemas durante o processo de instalação.
Sistema Debian Live
Debian Live é uma edição mais simples que pode ser usada por meio de uma conexão com a Internet sem ser instalada no disco rígido do computador.
Por outro lado, é possível instalá-lo em todos os tipos de armazenamento removível, como USB, CD, etc. Por sua vez, é possível transportá-lo para qualquer lugar e utilizá-lo em caso de emergência.
O Debian Live pretende funcionar como uma versão de teste para os usuários, para que eles possam verificar se este sistema operacional é adequado para o que procuram e precisam.
Ambiente desktop
Também conhecido como ambiente de desktop, refere-se à interface gráfica fornecida ao usuário por um sistema operacional, por exemplo, barras de ferramentas, arrastar e soltar, executar vários programas ao mesmo tempo, entre outras coisas.
O Debian tem um ambiente de área de trabalho acessível e oferece os recursos mencionados acima.
Esperamos que nosso guia tenha sido muito útil para você e tenha em mente que instalar o Debian é relativamente simples, então é provável que seu computador atenda aos requisitos necessários para o sistema operacional, no entanto, nunca é demais verificar e ter certeza de que você tê-los.