Você sabe como liberar espaço da memória interna do celular?

Ficar sem espaço de armazenamento gratuito do telefone e descarregar rapidamente a bateria são alguns dos problemas que muitos usuários têm que lidar quase sempre.

É por isso que não podemos ter cada um dos aplicativos, jogos e arquivos que queremos, o que pode ser muito frustrante.

Como usuário de smartphone, talvez você já tenha passado pela situação tediosa de querer tirar uma foto simples e não ter espaço.

Mas não se preocupe, hoje eles vão ótimas dicas e aplicativos isso, sem dúvida, nos permitirá liberar espaço em nosso celular.

Como liberar espaço na memória interna do celular?

Se você quiser que nosso celular funcione como deveria, temos que limpar a memória e para isso é necessário seguir as seguintes recomendações:

Exclua aplicativos ou baixe uma versão Lite

Talvez esta seja uma das alternativas mais óbvias que existem, mas vale a pena destacar. Se houver um aplicativo que você não usa há meses,Você realmente precisa disso no seu telefone consumindo o espaço que você provavelmente precisará para algo muito mais importante?

Você sabe como liberar espaço da memória interna do celular?

A primeira coisa que você precisa fazer é procurar entre todos os aplicativos aquele que você não está usando ou não usa há muito tempo. Até o mínimo MB, você pode alterar o resultado no final do processo.

Se quisermos isso, temos que ver o inicializador de aplicativos ou as configurações do dispositivo.

Ele nos permite classificar os aplicativos por uso para ver quais não foram usados ​​por mais tempo. Caso contrário, revisamos todos os aplicativos e removemos aqueles que não são necessários.

Portanto, se você tiver algum, como de um restaurante que não pede há um tempo, pode excluí-lo e reinstalá-lo quando precisar dele novamente. Da mesma forma, eles são baixados muito rapidamente.

Outra alternativa que você pode não saber é que você pode substitua algumas ferramentas por sua versão Lite. Claro, vai ser diferente, mas é muito fácil de usar e você vai se acostumar com isso eventualmente, não há nada que você possa perder em sua versão original.

Muitos aplicativos móveis, como redes sociais ou de mensagens, possuem Lite, por exemplo: Facebook, Twitter, Instagram, Skype, Messenger, entre outros. Esta diferença, irá ajudá-lo a economizar até 100 MB de memória.

E você pode pensar que essas versões podem conter vírus, mas não, na verdade, você pode obtê-los com segurança no Google Play do seu dispositivo Android. Portanto, você não precisa se preocupar com esse aspecto.

Use o navegador

Caso a ideia de usar uma versão Lite dos aplicativos não lhe agrada ou você realmente tem tão pouco espaço que nem isso permite, pode recorrer à opção de usar todos esses aplicativos em um, e isso é possível através do navegador do seu telefone.

Esta pode não ser a alternativa mais confortável para alguns usuários, mas permitirá que você continue usando suas redes sociais favoritas sem ter que ocupar espaço. Você simplesmente o usará como faria normalmente e se decidir não sair da sua conta, o navegador o deixará aberto.

Até para seu conforto você pode ancorá-los no início e acessar mais diretamente. Isso lhe dará a sensação de que ainda possui o aplicativo, mas não o possui.

Imagine, tendo todo o seu espaço reduzido a um único aplicativo, você estará economizando (dependendo da quantidade de redes sociais que estava usando) até 2 ou 3 GB de memória em seu dispositivo móvel que você pode usar para outras coisas.

Limpe o cache

Outra coisa que você pode fazer é limpar dados em cache de cada um dos aplicativos e jogos instalados. Para dispositivos móveis mais recentes, os dados de cache podem ser removidos das configurações do sistema, de:

Configurações> Armazenamento e clicando em Dados em cache.

Caso você não consiga encontrar desta forma, você também pode ir para as “Configurações” do seu dispositivo e depois ir para a seção “Aplicativos”. O que recomendamos é que você vá um aplicativo de cada vez, limpar os dados do cache é o mesmo.

Depois de fazer isso, você pode verificar se há um pouco mais de armazenamento na memória interna do telefone.

No caso de dispositivos iOS, o que recomendamos é apagar todo o histórico do Safari, que é o navegador mais usado nesses telefones. Para isso, basta ir às Configurações do Terminal, sendo mais exato para a seção Safari e deletar o “Histórico e dados web”.

Excluir downloads

Agora, para liberar memória interna você deve entrar na pasta “Downloads” e excluir todos os arquivos de que não precisaremos mais.

Outra recomendação é fazer uma limpeza geral, removendo fotos, vídeos, músicas e arquivos de aplicativos. Como, por exemplo, o WhatsApp que você não tem interesse em guardar.

Esta limpeza pode ser realizada a partir de um explorador de arquivos ou nos próprios aplicativos.

Da mesma forma, os áudios de alguma rede social também podem consumir espaço quando são muitos, por isso recomendamos entre na pasta do aplicativo e exclua os arquivos de voz.

Da mesma forma, muitos usuários pensam que os documentos não consomem muito espaço, o que é verdade para alguns.

Mas existem outros, como PDFs, que pode ter mais de 50 MB. Agora imagine que você tem mais de 10, isso seria quase metade GB, então você também deve estar atento para eles.

Pode estar interessado em:  Como faço para ganhar dinheiro no PayPal agora?

No explorador de arquivos ou armazenamento, que a maioria dos telefones possui, você poderá ver em qual área específica é consumido mais espaço. Você terá que verificar pasta por pasta qual é o que ocupa mais memória e que você pode apagar de cada um.

Desativar atualizações automáticas

Outra das dicas que oferecemos para liberar memória interna do seu celular é desative as atualizações automáticas de aplicativos em seu telefone.

Como isso é possível? Se você tem um Android, a primeira coisa que você precisa fazer é acessar as configurações da Play Store. Você verá no lado esquerdo assim que iniciar a loja virtual, algumas opções serão exibidas, mas você só está interessado nessa.

Assim que as configurações forem abertas, você encontrará a opção “Atualizar aplicativos automaticamente”. O que recomendamos que você coloque “Não atualize aplicativos automaticamente”E só atualize quando quiser fazê-lo manualmente.

A desvantagem será que seu telefone terá a versão mais antiga dos aplicativos e você não poderá desfrutar das melhorias. Mas, desta forma, você estará economizando muito espaço.

Envie suas imagens, áudios, vídeos e arquivos para a nuvem

É recomendado ter um backup de arquivos na nuvem não possuí-lo no dispositivo.

Se você deseja armazenar as fotografias e audiovisuais na nuvem, temos uma série de opções como Flickr ou Google Fotos. E, em qualquer caso, para salvar arquivos em geral podemos contar com Google Drive, Dropbox ou OneDrive.

Um dos aplicativos mais úteis e recomendados pelo usuário para esta finalidade é “Arquivos do Google”. É um aplicativo oficial gratuito do Google que permite excluir arquivos duplicados e transferir arquivos para a nuvem sem a necessidade de internet.

Igualmente, você pode fazer um backup no google driveE como se não bastasse, faça também uma limpeza geral do telefone para liberar espaço.

Como você pode ver, é um aplicativo multifacetado que permite deletar arquivos ou transferi-los para outras partes. Você pode obtê-lo na Play Store para dispositivos Android.

Exclua vídeos e fotos salvos em backup

Se estivermos salvando um backup de nossas imagens e audiovisuais na nuvem, podemos excluir a cópia do dispositivo.

Por exemplo: o Google Fotos tem a opção de “Libere espaço“O que apaga completamente o armazenamento interno de todas as fotos e vídeos com backup.

Esta alternativa permitirá que você salvar arquivos visuais em alta qualidade. Embora não seja o máximo, será mais que suficiente quando você precisar e poderá visualizá-lo sem consumir espaço no telefone.

Como fazer essas cópias de backup? É muito fácil e também é possível tanto para Dispositivos Android e iOS. A primeira coisa que você deve fazer é ir para as configurações do aplicativo Google Fotos e, em seguida, para “Pastas do dispositivo”.

É lá onde encontraremos todas as pastas que temos no celular, teremos a possibilidade de fazer um backup. Além disso, podemos sincronizar rapidamente com a nuvem do Google.

Para evitar o desperdício de dados ao fazer esta cópia, você deve voltar para “Configurações” e depois para a seção “Backup”. Onde a parte que diz “Uso de dados móveis”, você pode decidir limitá-la ou desativá-la para que não consuma ao enviar os arquivos.

Se você tiver um dispositivo iOS, existe a opção de usar o Google Fotos, mas você também tem o iCloud. Que é um serviço em nuvem pertencente à Apple. É muito útil, porém o que oferece é muito limitado, já que você só tem 5 GB.

Por outro lado, sua versão paga tem muito mais espaço de armazenamento do que a gratuita.

Apague cuidadosamente os dados do aplicativo

Outra alternativa para liberar memória do celular é deletando os dados dos apps. Porém, com esta etapa você tem que ter muito cuidado, pois não podemos fazer isso em todos os aplicativos.

É essencial dizer que este processo apaga tudo na ferramenta, deixando-o como recém-instalado, eliminando dados, contas, jogos, entre outros aspectos. Eles desaparecem das informações do aplicativo.

Esta opção pode fazer com que você exclua informações vitais em um aplicativo, como: O progresso de um jogo. Então, se você passou muitas horas chegando ao chefe final, pode dizer adeus a ele se for descuidado ao apagar dados.

Mova todos os aplicativos para o cartão de memória microSD

Se o dispositivo tiver um cartão de memória microSD, você pode ver se a versão do Android permite que você mova os aplicativos para o cartão. Para isso vamos realizar o processo que você verá a seguir:

Configurações> Armazenamento> Aplicativos, clique em um dos aplicativos e veja se a opção para Alterar o tipo de armazenamento aparece. Se o celular permitir, escolhemos o microSD.

Esta é uma das melhores alternativas para liberar memória interna do celular. Portanto, uma excelente recomendação que podemos fazer é optar por investir em uma memória externa que tenha uma grande capacidade para que você também possa armazenar fotos e vídeos.

Lembre-se que como a memória é removível, da mesma forma que você pode transferir esses arquivos posteriormente para um computador, excluí-los e inseri-los novamente no telefone, dando a você a oportunidade de armazenar mais coisas.

Pode estar interessado em:  Melhores aplicativos do Microsoft Office para o seu celular

Por outro lado, existem aplicativos salvos nesse microSD, então você não poderá usá-los até inseri-los novamente. Da mesma forma, tome cuidado com o que você apaga ou você pode excluir ferramentas acidentalmente.

Reinicie o telefone

Esta deve ser uma de suas alternativas finais, caso nada do que dissemos funcione. Visto que se você redefinir um telefone para a versão de fábrica, estará apagando todas as informações, ferramentas e dados importantes que você tinha.

Em outras palavras, você estará perdendo as fotos e vídeos que estavam nos aplicativos e não haverá como recuperá-lo. Mas pelo menos desta vez, você poderá instalar apenas os aplicativos que você precisa e que serão úteis para você, não cometa o mesmo erro de antes de baixar coisas que você não utilizou.

Recomendamos que, se você for optar por esse método extremo, sincronize seus arquivos importantes com o Google Fotos para que você não perca completamente as informações, então esse deve ser o primeiro aplicativo a ser instalado.

Aplicativos para liberar memória interna do celular

Além dos métodos que explicamos acima, existem algumas ferramentas que o ajudarão a liberar espaço em seu dispositivo móvel e eliminar o desperdício. A seguir, explicaremos alguns dos mais importantes que você deve considerar:

CCleaner – Mais velocidade, espaço e memória gratuitamente

É uma das ferramentas de PC mais populares do mundo e agora também está disponível em dispositivos móveis como o Android. É sobre CCleaner, um aplicativo de limpeza para a memória interna ou externa do telefone.

Desde o momento em que você inicia o aplicativo, Isso começará com sua primeira limpeza total no telefone celular: Cache oculto, cache visível, APK, miniaturas, pastas vazias e área de transferência. Ou seja, todos aqueles arquivos desnecessários cujo único propósito é ocupar espaço de armazenamento.

Também funciona como um antivírus, então, ao limpá-lo, ele cuidará de eliminar os problemas que você talvez não conheça.

Esses dois processos de apagar e limpar, Ele fará isso com todos os aplicativos que você tem em seu dispositivo móvel. Mesmo com os arquivos inúteis de aplicativos que você tinha em algum momento no telefone e eles deixavam resíduos.

Uma das funções mais características que possui é a de “Hibernação”, que evita que aplicativos sejam executados em segundo plano sem que percebamos.

Só funcionarão quando quisermos utilizá-los, desta forma, a bateria durará mais e nenhum arquivo será baixado sem o nosso consentimento.

Existem outras ferramentas no CCleaner, como: Enhance, advisor, gerenciador de aplicativos, otimizador de fotos, analisador de armazenamento, entre outros. Você também tem a opção de transferir imagens, audiovisuais ou documentos através do aplicativo.

Sua versão para Android pode ser encontrada no Google Play, mas no iOS está disponível apenas para Mac.

All In One Toolbox – Limpe, acelere, otimize

É um dos melhores aplicativos do Google Play com mais de 10 milhões de downloads. É uma ferramenta eficiente dedicada a limpar e otimizar o dispositivo móvel em que você está.

Assim que iniciar o aplicativo, você poderá ver o status e quanto está consumindo na memória interna, ROM e no cartão SD que está em seu telefone. Com suas ferramentas, você pode gerenciar seus arquivos de forma organizada e também aperfeiçoar seu dispositivo Android.

Além disso, você pode acelerar o equipamento para que funcione mais rápidoEm outras palavras, isso garantirá que você possa lidar com seus aplicativos com mais fluidez e eficiência do que antes.

Se o seu telefone tende a ficar muito quente quando você o usa, o app também tem um refrigerador. Assim, você não precisa se preocupar com o superaquecimento e danos ao dispositivo ao longo do tempo. Também o ajudará a economizar bateria e durar mais durante o dia.

Seu poderoso limpador de espaço cuidará da remoção de arquivos inúteis ou detritos. Principalmente aqueles que estão na RAM, ROM, no microSD e o mais importante, na memória interna do seu dispositivo móvel.

O que será responsável pela exclusão, é: o cache, arquivos temporários, restos de apps, entre outros.

Como mencionamos antes, graças ao seu explorador de arquivos, você pode ser mais organizado e gerenciar seu telefone com mais ordem. Você terá uma prova de quando as pastas pesam e quais estão ocupando muito espaço.

E com seu controlador de aplicativo, você pode desinstalar os mais pesados ​​ou fazer uma cópia de backup para que você não perca informações quando precisar. Como se isso não bastasse, com sua economia de bateria, você pode usar os aplicativos restantes por muito mais tempo.

Ele está disponível apenas para dispositivos Android, então não perca a oportunidade de ter o All In One no seu telefone.

SD Maid – Limpeza do Sistema

Esta aplicação Isso nos permitirá apagar todos os registros do sistema, bancos de dados e arquivos inúteis de nosso dispositivo Android.. Todas as publicações ou anúncios que outros aplicativos baixam para o telefone sem que percebamos, a ferramenta os removerá de forma rápida e direta.

SD Maid se encarregará de catalogar os arquivos por cor: Verde significa que não representa um grande problema, amarelo pode ter algumas desvantagens e vermelho significa que é totalmente lixo.

Pode estar interessado em:  Melhores Aplicativos Para Conectar Seu Celular Android Ao Seu Pc

Ao iniciar o aplicativo, a primeira coisa que você verá será uma lista de tarefas que ele executará: localizador de cadáveres (arquivos inúteis), limpador de sistema, limpador de aplicativos e banco de dados. No momento em que você clica no botão “Scan”, vai começar e começar seu processo.

Quando terminar, mostrará o resultado dos problemas ou inconvenientes que encontrou, só clicaremos em “Começar agora” para liberar a memória interna e limpar o celular.

Todos os arquivos do cache, assim como os desnecessários do sistema, serão descartados para que o dispositivo Android tenha um melhor gerenciamento de espaço e o banco de dados seja otimizado.

SD Maid é uma ferramenta bastante abrangente para os usuários! Por isso tem mais de 200 mil downloads, se quiser adquirir é disponível no Google play do seu dispositivo Android.

Limpador de pasta vazia

Continuando com a lista, apresentamos-lhe um dos mais leves, mas no momento efetivo encontrado na Play Store. Este é o Empty Folder Cleaner, um aplicativo que nos permite realizar uma limpeza profunda do telefone.

Ferramenta irá apagar todas as pastas (pastas) que estão vazias e ocupam espaço desnecessário no dispositivo.

Caso tenhamos muitos, o aplicativo se encarregará de localizá-los a partir de todos os aplicativos que instalamos no sistema. O que, por algum motivo, deixou resíduos quando os apagamos.

Ao iniciá-lo, teremos duas opções, deletar as pastas vazias da memória interna ou fazer o mesmo com a memória externa.

No momento em que escolhermos um dos dois, uma varredura completa será iniciada e excluirá todos os arquivos “extras” dos aplicativos em uso. Ou que eles estavam anteriormente no telefone em execução em segundo plano.

Graças a este aplicativo, estaremos recuperando espaço que não estávamos usando E isso simplesmente atrapalhou, sem anúncios ou anúncios irritantes. Você pode obtê-lo gratuitamente para Android na Play Store.

Perguntas frequentes

Qual é o tipo de arquivo que mais consome espaço em um telefone?

Se nos referirmos a aplicativos, aqueles que consomem mais espaço são mídias sociais e jogos. Por isso é bom ter um limpador e um acelerador para quando os estivermos usando.

Da mesma forma, se você quiser evitar que eles desperdicem bateria, é bom ter um aplicativo que evite que funcione em segundo plano.

Em termos de arquivos, aqueles que ocupam mais espaço de armazenamento no seu dispositivo móvel são as fotos e vídeos.

Pode não parecer, mas é uma das coisas que mais consomem espaço. Os documentos em si não são tão pesados, basta lembrar que se você tiver muitos deles armazenados, eles vão gerar até 2 GB ou mais.

Qual é a pasta que não devo excluir em um dispositivo Android?

Um dos mais importantes, embora consumam muito espaço, é a pasta de dados, sistema e recuperação. Se a qualquer momento você estiver limpando, deve ter muito cuidado para não tocar neles, pois, se o fizer, poderá estar apagando dados do seu terminal.

Eles são tão delicados que mesmo renomeá-los pode afetar seu telefone ou modificar parâmetros dentro do dispositivo, portanto, você deve ser extremamente cuidadoso ao liberar memória manualmente.

Quais são os aplicativos mais pesados?

Se falamos de redes sociais, as que mais consomem espaço de armazenamento são Facebook e Instagram. Também podemos citar o Messenger e o Spotify.

Lembramos que para você é aplicativos há uma versão Lite, que é muito mais leve e seu funcionamento é muito semelhante ao original. Eles existem até para outros aplicativos como Pinterest e TikTok.

Por que instalar aplicativos para liberar memória interna do celular?

Quando você tem um dispositivo eletrônico, é sempre importante que você possa tirar o máximo proveito disso sem nenhum problema para estragar a experiência. Afinal, foi uma despesa na qual você investiu dinheiro.

No caso de um dispositivo móvel, é algo que você usa diariamente por vários motivos e deseja poder usá-lo confortavelmente. O que não é possível se sua memória estiver cheia e o celular esta mais lento.

Graças a essas alternativas e aplicativos, você pode tirar muito mais fotos e vídeos com seu telefone sem se preocupar em ficar sem espaço. Além disso, você pode acelerar e limpar qualquer vírus que possa danificar o sistema.

Esperançosamente, algumas dessas dicas irão ajudá-lo e aprender a como liberar memória interna do celular em apenas alguns minutos sem a necessidade de fazer alterações ou ter que comprar outro dispositivo móvel.