No artigo vemos como calcular o desnível de uma rota, é uma forma de analisar um perfil longitudinal da rota e para isso usaremos diferentes ferramentas.
O ganho de elevação de uma rota é a quantidade de altura ganha ou perdida ao longo de uma rota, medida em metros para o sistema métrico.
Como definição, pode-se dizer que o desnível é o aumento da altura medido em um ponto singular que será o ponto zero para o cálculo da variação do nível. Geralmente é tomado como ponto de partida no início do nosso passeio.
o incrementos de altura podem ser negativos ou positivos dependendo se subimos ou descemos em relação ao ponto inicial.
Ao calcular a diferença de nível acumulada, os aumentos de nível devem ser somados, porém no esporte geralmente falamos apenas da diferença positiva de nível. Esta é uma boa maneira de estimar a dureza de um percurso quando vamos correr, andar de bicicleta ou simplesmente caminhar.
Como calcular a inclinação acumulada de uma rota ou rampa
É importante saber quanto ganho de elevação você enfrentará em uma corrida de trilha, caminhada ou passeio de bicicleta antes de sair.
Calcular o ganho de elevação cumulativo de uma rota pode ajudá-lo a determinar se a atividade será exigente para seu nível de condicionamento físico ou se será adequada para um bom treino.
Você pode usar ferramentas como Google Maps, Google Earth ou Strava para calcular a diferença de altitude e ver o quão alto você vai subir durante sua atividade. Essas ferramentas também darão uma ideia de quanto tempo levará para concluir o percurso. Se você planeja fazer caminhadas ou andar de bicicleta, também é possível usar sites como Wikiloc ou visualizador GPS em vez do Google Earth, pois eles também têm medições de elevação.
Veja como você pode conhecer o desnível do percurso utilizando cada uma das ferramentas listamos:
- Google Maps
- Google Earth Pro
- Strava
- Wikiloc
- Visualizador GPS
Como ver o desnível de uma rota no Google Maps?
Se pretender fazer um percurso a pé, em trilho ou de bicicleta e conhecer os desníveis que vai acumular no referido percurso, pode consultá-lo no Google Maps uma vez definido o percurso a seguir.
Por exemplo, você quer ir de uma cidade para outra e realizar o cálculo de rota de bicicleta Ele mostrará na tela a rota a ser percorrida, uma vez que você tenha definido o ponto de partida e chegada.
Na página da web do Google Maps na barra lateral, você encontrará um menu suspenso no final, conforme mostrado na imagem a seguir. Lá você pode verificar o aumento de nível do percurso a ser realizado, também pode se deslocar ao longo do perfil longitudinal para conhecer a variação de nível à medida que avança ao longo do percurso.
Perfil de elevação com o Google Earth Pro
A primeira coisa a notar é que devemos baixar e instalar a versão Pro do Google Earth, que é totalmente gratuita em nosso computador para poder analisar os perfis das rotas desejadas.
Uma vez instalado, é possível abrir diretamente os arquivos kmz que baixamos do Wikiloc, por exemplo, fazendo clicar duas vezes no referido arquivo kmz será aberto com o Google Earth Pro.
Você pode ver como baixar uma trilha do wikiloc no link a seguir.
Da mesma forma, se você tiver um Arquivo GPX ou em outro formato compatível você pode importá-lo, ou baixar no GPX a rota e transformá-lo em kmz para exibir o perfil de altitude longitudinal. O Google Earth Pro é compatível com vários arquivos de importação.
Feito isso na barra lateral, devemos clicar para expandir o ícone da rota, uma árvore se abre e devemos procurar onde colocar o caminho ou trilha.
Então clicamos com o botão direito para abra o menu de contexto e selecione a opção Mostrar perfil de elevação.
Após isso, nossa tela será exibida. Perfil longitudinal onde podemos analisar os desníveis e diferentes desníveis nos troços do percurso, bem como consultar o Aumento/Perda de Elevação onde nos mostrará o desnível positivo do percurso, bem como o negativo no seu caso ou vice-versa.
Esses dados são destacados na imagem abaixo com retângulos com bordas vermelhas.
Como ver o desnível no Strava?
Para ver o desnível no Strava devemos fazer uso dos segmentos onde serão mostrados o comprimento, o desnível e a inclinação correspondente do trecho ou percurso.
Na imagem anterior você pode ver os dados fornecidos pelo aplicativo neste segmento.
Se, por exemplo, saímos para uma corrida e percorremos um trecho previamente criado por outro usuário, é possível analisar o desnível nessa seção consultando o aplicativo ou a web. Também é possível criar nossos próprios segmentos pelos quais passaremos mais tarde.
Outra maneira de fazer é passar a rota do Strava para o Google Maps ou Google Earth.
Você pode encontrar mais informações sobre o aplicativo Strava aqui.
Wikiloc
Se quisermos saber o inclinação positiva e negativa de uma rota de montanha é possível usar o Wikiloc Se a rota já foi carregada por um usuário, também é possível importar a nossa para mostrar seu perfil longitudinal.
Quando entramos na rota específica, ela nos fornece todos os tipos de dados sobre distância, elevações, inclinações positivas, dificuldade técnica, etc.
Para isso podemos procure o local onde queremos saber a diferença de nível dentro da plataforma wikiloc para ver se existe alguma rota já criada que possa nos ajudar a conhecer o desnível da mesma.
O único detalhe é que ele não mostra as inclinações, mas o cálculo da inclinação é simples, como veremos na próxima seção.
Visualizador GPS
Neste site é possível visualizar o perfil longitudinal do nosso percurso, além de outras funções que o mesmo possui que nos possam interessar.
Por exemplo é possível importe o kml que baixamos de uma rota wikiloc e no menu suspenso selecione a opção de perfil de elevação, que é, em última análise, o perfil de elevações ou declives.
Ele nos mostrará no perfil a distância até a origem e as alturas como você pode ver na imagem a seguir:
Você pode visite este site aqui.
Como remover a inclinação de uma inclinação
Para obter ou calcular a inclinação de uma inclinação ou rampa, devemos conhecer o aumento da altura ou inclinação e a distância entre os pontos onde queremos calcular a inclinação.
Desta forma temos um triângulo retângulo onde é possível conhecer a inclinação.
Sabemos que um trecho de 1000 metros (comprimento) tem uma queda de 100 metros (altura) pois para calcular a inclinação devemos dividir o aumento de altura ou queda pela distância.
Tenha cuidado se os dados conhecidos são as alturas, devemos subtrair ambas as alturasou seja, a diferença entre a altura final e inicial nos dará o desnível ou aumento da altura da rampa.
inclinação = desnível/distância entre pontos; desta forma a inclinação do exemplo anterior seria 10%, o resultado é 0,1 mas ao mostrá-lo em porcentagem devemos multiplicá-lo por 100, desta forma nos dá 10%.
Caso o desnível seja negativo, a inclinação também será negativa e significa que é uma descida, da mesma forma que se for positiva será uma subida.