Em qualquer empresa ou negócio é necessário administrar a folha de pagamento dos funcionários. O Excel oferece as ferramentas certas para realizar essa importante tarefa. Portanto, hoje vamos mostrar a vocês como fazer uma folha de pagamento no Excel.
No Excel é possível acomodar todas as informações correspondentes à folha de pagamento, dar-lhe um formato simples, adicionar e aplicar todas as fórmulas referentes ao cálculo de cada salário e conceito de redução, facilitando e tornando esta tarefa mais precisa.
Considerações sobre como fazer uma folha de pagamento no Excel
Antes de começar a fazer uma folha de pagamento, o ideal é conhecer todos os informação legal da empresa e do próprio trabalhador a serem incluídos nesta ficha.
É necessário conhecer o legislação civil e trabalhista do país em questão, o tipo de contrato ao qual cada trabalhador se encontra, entre outros.
Contrato de trabalho
Isso se refere a tipo de contrato o que foi comemorado com um funcionário da empresa, que determina várias coisas, como a duração da sua jornada de trabalho, a duração do referido contrato, o trabalho a ser executado, etc.
Situação do empregado
É importante conhecer em detalhes o situação em que cada trabalhador está, como estado civil, família, saber se tem filhos, número de filhos, se está sob tratamento especial ou algum tipo de deficiência, entre outros.
Receitas e despesas extraordinárias
Corresponde àqueles ingressos e gastos que são especiais ou incomum para a empresa.
Ausências justificadas dos trabalhadores
Essas ocasiões quando um funcionário precisa estar ausente do seu trabalho devido a circunstâncias especiais, como doença, acidente ou situações pessoais ou familiares especiais.
Como fazer uma folha de pagamento no Excel?
Existem diferentes maneiras de fazer uma folha de pagamento e, como mencionado, esta depende do país onde você está e o legislação governada naquele território.
Portanto, o melhor é sempre fazê-lo manualmente e de forma personalizada, porém, caso não seja possível, uma alternativa é fazer o download de um modelo de internet.
Baixá-lo é uma boa ideia, pois torna a tarefa muito mais fácil e também nos fornece o que precisamos junto com as fórmulas a aplicar, porém, você deve verificar se é. corresponde ao país em que você está, já que as fórmulas para calcular cada conceito podem ser diferentes e não ser úteis para você. A seguir, explicaremos as seções a serem adicionadas à folha de pagamento.
Colunas
Em primeiro lugar, adicione todas as colunas necessárias abranger todas as informações relativas ao empregador ou entidade empregadora (empresa), os nomes e informações dos trabalhadores e os itens a calcular.
Cabeçalho
Esta seção é onde o informações sobre a empresa ou a pessoa que o emprega, e deve conter o seguinte:
1. Logotipo da empresa ou empresa.
2. Razão social da empresa, se for pessoa colectiva, ou nome completo do empregador, se corresponder a pessoa singular.
3. Número de identificação fiscal (NIF) da empresa ou empregador.
4. Código da conta de contribuição.
5. Informações ou dados fiscais da empresa ou empregador.
6. Período de liquidação (mês que corresponde à folha de pagamento. Por exemplo: janeiro de 2021).
7. Nome completo do funcionário e informações correspondentes que o identifiquem, como documento de identidade nacional, CPF, etc.
Conceitos de pagamento
Nesta seção, você deve colocar todos os itens que devem ser pagos ao funcionário como recompensa pelo seu trabalho na empresa. Isso deixará como resultado final o salário bruto recebido pelo trabalhador.
Existem conceitos salariais e não salariais. Alguns exemplos correspondem ao seguinte:
1. Conceitos salário
-Salário base.
-Horas extras trabalhadas.
-Pagamento por antiguidade.
2. Conceitos não é salário.
-Despesas de transporte.
-Compensação.
Deduções do salário bruto
Esta seção se refere àqueles conceitos que são descontados para o salário bruto de um empregado, resultando no salário líquido recebido pelo mesmo.
Esses deduções são aqueles que correspondem a estipulado pela legislação trabalhista de cada país, que são usados para contribuir com recursos para os serviços públicos e de saúde que o governo fornece.
Algumas dessas deduções são:
1. Segurança social.
2. Fundo para habitação.
3. Imposto de Renda (ISR).
4. Contribuição para fundos de pensão e aposentadoria.
Adicione as fórmulas correspondentes ao cálculo de cada conceito
Adicionados os conceitos a serem calculados, procederemos à adição das fórmulas relacionadas ao cálculo de cada um deles.
Lembre-se de que você é variam de acordo com o país em que você mora, então você não pode usar a mesma fórmula para todos os casos.
Arestas
Uma vez que as informações relacionadas aos conceitos para a folha de pagamento tenham sido adicionadas, vamos adicionar um pouco de aspecto visual à folha, para nos ajudar a diferenciar melhor o que está contido nela, bem como para lhe dar uma estética maior. Portanto, vamos começar a adicione as bordas a cada uma das células contido na tabela.
Adicionar cor
Esta etapa não é obrigatório ou necessário, mas ajudará a fornecer uma melhor distinção entre o que está contido na própria folha. O mais comum é que as informações correspondentes aos dados do cabeçalho sejam destacadas em uma cor diferente e as informações referentes ao cálculo dos conceitos sejam deixadas em branco. No entanto você pode modifique ao seu gosto.
Verificando o funcionamento correto da lâmina
Assim que a folha de pagamento estiver completa, é ideal testá-la para verifique se não foi cometido um erro na entrada das fórmulas e certifique-se de que tudo está em ordem. Mesmo que tenha baixado um template da Internet para o seu país, é aconselhável realizar este passo e tirar todas as dúvidas.
Guia passo a passo de como fazer uma folha de pagamento no Excel
Se você ainda tiver alguma dúvida sobre como fazer uma folha de pagamento no Excel, deixamos para você o vídeo a seguir para ajudá-lo a fazer isso passo a passo.
Esperamos que este guia tenha sido útil para você e o convidamos a visitar nosso site Mejorapp.net regularmente para se manter atualizado sobre tudo relacionado às melhores aplicações e ao mundo da tecnologia. Uma saudação!