Que ótimo que você entrou! Agora você pode ver o artigo: Como formatar uma unidade flash USB no PC e MAC.
Todos nós temos pendrives (também chamados de pen drives), essas pequenas unidades de memória são muitas compactar e oferecer uma facilidade única para arquivar e transferir qualquer tipo de arquivo.
E como qualquer ferramenta tecnológica, a possibilidade de encontrar problemas está ao virar da esquina: Problemas na leitura da chave, chave não reconhecida, erros de digitação… Então, nestes casos, o mais rápido e funcional é recorrer à formatação .
Esta solução é eficaz porque permite remover qualquer problema e para fazer um limpeza profunda de qualquer tipo de arquivo existente, mantendo assim o slot de memória completamente vazio. Essas dicas também são válidas para quem precisa formatar um cartão MicroSD, o procedimento é idêntico.
Mas vamos ver juntos soluções de formatos diferentes e qual usar dependendo de nossas necessidades.
Formate um pendrive USB com o Windows
Por formatar um pendrive usando o Windows existe um método eficiente que já está presente nas configurações do sistema quando inserimos a chave, sem precisar recorrer ao uso de programas e softwares adicionais.
O processo é muito simples. A primeira coisa a fazer é inserir pendrive em nosso pc, então, abrindo Explorador devemos notar o ícone do nosso pendrive presente como uma unidade externa. Clicar nele com o botão direito abrirá as várias configurações entre as quais notamos o item. Formato. Bem, ao selecionar o elemento, uma janela se abrirá que nos permitirá escolher a configuração de formato mais adequada para nós.
Entre as várias configurações, encontraremos a voz Sistema de arquivo , no qual existem três modos de armazenamento diferentes. Na verdade, a escolha do sistema de arquivos depende dos tipos de arquivos que pretendemos armazenar e com quais dispositivos queremos que nossa chave seja compatível.
Entre as opções disponíveis temos: FAT32, NTFS S exFAT. Vamos ver as diferenças:
- FAT32 : é um modo de armazenamento usado como padrão padrão que permite arquivar arquivos com limite de 4 GB e fazer a unidade compatível com todos os dispositivos .
- NTFS : permite arquivar arquivos maiores que 4 GB mas é compatível com menos dispositivos , especialmente para quem usa o Mac pode encontrar problemas com alguns softwares de media player. É mais adequado para dispositivos com grande capacidade de memória, como discos rígidos.
- exFAT: é o sistema de arquivos pós-FAT32 que permite arquivar arquivos maiores que 4 GB garfos compatível com todos os dispositivos. Provavelmente a melhor solução.
Depois de escolher o sistema de arquivos certo para suas necessidades, vamos dar uma olhada nas outras configurações:
Podemos decidir se damos um novo nome para a unidade no espaço de escrita sob o cabeçalho rótulo de volume isso substituirá o título antigo.
Também temos a possibilidade de formatar rapidamente clicando no elemento formatação rápida desta forma o procedimento será muito mais rápido, mas não teremos mais controle da integridade de nossa unidade.
A hora chegou iniciar a formatação do nosso pendrive clicando em começo .
Vamos lembrar de ejetar corretamente nossa unidade clicando no ícone com o botão direito e escolhendo o item Expulsar .
Formate um pendrive com o Mac
A operação de formatação para usuários de Mac é igualmente simples.
Neste sistema operacional temos um aplicativo chamado utilitário de Disco que permite gerenciar facilmente dispositivos externos e realizar várias operações, como formatação.
Vamos começar clicando na pasta. Formulários mais tarde então em Utilitário. A partir daqui, abrimos o aplicativo. utilitário de Disco. Uma vez dentro vamos selecionar nossa chave na lista de dispositivos disponíveis à esquerda e clique no item Inicializar .
Neste ponto, só temos que escolher o nosso aqui também Sistema de arquivo. Para Mac eles são diferentes, mas possuem recursos semelhantes, vamos vê-los juntos:
- MS-DOS (FAT) é o sistema de arquivos mais adequado para garantir a compatibilidade com todos os dispositivos S todos os sistemas operacionais. A capacidade de armazenamento para cada arquivo individual. não pode exceder 4 GB .
- ExFAT permite arquivar arquivos maiores que 4 GB e é demais Compatível com todos os sistemas operacionais e com a maioria dos dispositivos.
- Mac OS estendido é o arquivo de inicialização do Macintosh que permite arquivar arquivos grandes mas sua compatibilidade é limitada ao mesmo sistema operacional .
Aqui também podemos dê um nome à chave USB na redação Primeiro nome. Abaixo, se a entrada aparecer Opções de segurança podemos escolher o grau de segurança para atribuir para formatar o dispositivo, veremos a descrição dependendo do grau escolhido.
feito isso podemos começar a formatar clicando em Inicializar. Terminou o processo, a partir da área de trabalho podemos ejetar nosso pendrive clicando no ícone com o botão direito do mouse escolhendo o elemento Expulsar .
Pendrive USB corrompido e problemas de gravação
Agora vamos ver o que fazer quando as coisas não saem como deveriam Na verdade, pode haver situações em que a chave USB talvez porque tenha sido ejetado às pressas ou por causa de um erro de escrita ou leitura, não responde aos comandos .
O que fazer quando o pendrive está protegido contra gravação
Um problema muito comum que podemos encontrar ao usar a memória USB é que ela é protegido contra gravação. Isso significa que nossa chave não permite editar, adicionar e deletar arquivos. A única operação disponível é a leitura através de dispositivos externos.
Então vamos ver juntos alguns métodos para resolver esse problema:
- A primeira solução é verificar se existe um interruptor físico determina sua proteção. Se este bloco existir, basta movê-lo na direção oposta e tentar a operação novamente.
Esse switch geralmente está presente em cartões SD, mas também podemos encontrá-lo em alguns tipos de memórias USB, essa é uma das causas mais frequentes do aparecimento do erro. - Um método eficaz para remover a proteção contra gravação de um pendrive é acesse o prompt de comando. No menu Iniciar, podemos abrir o programa executando-o como administrador e iniciar digite os seguintes comandos seguido pela tecla enter.parte do discodisco de listaUma lista de dispositivos disponíveis aparecerá aqui e um número será atribuído a cada um deles. Em seguida, inserimos o seguinte código substituindo o elemento N pelo número de nossa chave USB.
selecione o disco N
Em seguida, inserimos o último código.
atributos de disco apagam somente leitura
Neste ponto, nossa chave deve ser proteção contra gravação gratuita e pronto para uso.
- Outra solução pode ser simplesmente seguir o processo de formatação clássico para quem usa Windows:
Selecionamos nossa chave Explorador e clique com o botão direito do mouse no ícone e, em seguida, clique em Formato. Ao desativar o item Quick Format, permitiremos uma limpeza mais profunda que facilitará a remoção da proteção contra gravação, então clique em começo .
- Enquanto para quem usa Mac podemos usar o app utilitário de Disco :
Basta iniciar o aplicativo, escolher nosso stick e ir para o item Inicializar. aqui abrimos Opções de segurança e escolhemos o grau mais alto. Então clique Inicializar para iniciar a formatação.
O que fazer quando o pendrive está danificado e aparece o erro “não é possível formatar o pendrive”
Entre os problemas que podemos encontrar ao usar nosso dispositivo USB está a possibilidade de encontrar a mensagem de erro que diz “não consigo formatar pendrive “.
Esta mensagem de erro pode ter causas diferentes :
Na verdade, nosso pendrive pode estar corrompido, protegido contra gravação ou infectado com um vírus. Vejamos as soluções:
Use softwares profissionais
Um software que pode nos ajudar a resolver este problema é Mestre de partição EaseUS. Este programa, também disponível em versão gratuita, cuida da gerenciar partições em seu computador de forma profissional. Ele pode recuperar partições perdidas, formatá-las e redimensioná-las.
Basta baixar o programa, selecionar sua chave USB na lista de dispositivos e seguir a configuração para formatar a unidade, para corrigir o travamento ou para uma simples verificação específica.
Verifique se o pendrive não está protegido contra gravação
Uma possibilidade é que nossa unidade seja protegido contra gravação , e, portanto, não permite nenhuma operação. Se sim, existem alguns métodos para remover a proteção, podemos seguir as instruções do parágrafo anterior.
Verifique se há vírus no pendrive USB usando o software antivírus
nossa chave pode estar infectado com vírus. Isso pode acontecer porque nem sempre prestamos atenção ao que colocamos em nossa unidade. Por exemplo, quando baixamos arquivos da internet devemos sempre verificar cada arquivo para certificar-se de não inserir nenhum arquivo danificado ou contendo vírus.
Para verificar se há malware ou vírus podemos usar o antivírus presente em nosso computador , iniciando a busca por dispositivos externos. Através desta operação conseguimos resolver o problema da nossa memória USB.
O que fazer se o pendrive USB não mostrar sinais de vida
Se você tentou de tudo e o pendrive não é reconhecido pelo sistema operacional, então é um erro fatal de software ou um erro de hardware físico (erro de conexão de memória ou soquete USB). Nesse caso, a única opção é entrar em contato com um bom centro de serviço de reparo de PC e solicitar uma cotação para reparar a chave ou obter uma cópia dos arquivos armazenados nela. Na fase de estimativa, você avaliará se deve prosseguir com a recuperação de arquivos perdidos ou decidir comprar um novo pendrive.
Que tipo de formatação escolher para formatar um pendrive?
Qual é o tipo de sistema de arquivos a escolher dependendo do uso que queremos fazer da chave? Vamos ver qual é mais apropriado escolher dependendo do uso que queremos dar:
Formate uma memória USB para TV e Smart TV
Em algumas TVs como Sony os formatos que funcionam corretamente são FAT32 e exFAT, enquanto por exemplo para Samsung ele pode acomodar tanto FAT32 quanto NTFS. Em alguns tipos de televisores, todos os três formatos funcionam. Quanto às televisões LG o formato necessário é NTFS.
Formate o pendrive para o som do carro ou o MP3 player do carro
Para um som automotivo, o formato adequado pode ser exFAT ou FAT32, mas o NTFS também funciona em alguns tipos. Usando exFAT também será possível usar arquivos maiores que 4GB.
Formatar pendrive para PS4
Em um PS4, o formato que funcionará corretamente é exFAT e FAT32, enquanto o NTFS não funcionará. Portanto, você precisará converter o sistema de arquivos de NTFS para exFAT ou FAT32.
Formate um pendrive para o Rekordbox DJ
O formato mais adequado para o software Rekordbox é FAT32 para Windows e Mac. O equipamento de DJ não suporta exFAT e NTFS.
Formatar pendrive para Pioneer CDJ
Para que um console Pioneer CDJ leia corretamente um pendrive, um formato de sistema de arquivos FAT32 ou exFAT deve ser usado.
Formate um pendrive que funcione tanto no PC quanto no Mac
O melhor formato é exFAT.