Como recuperar um pen drive que não funciona mais?

Bem-vindo de volta ao blog fonteluminosa.pt no artigo de hoje que vemos: Como recuperar um pen drive que não funciona mais?.

A solução mais cómoda para transferir ficheiros de um dispositivo para outro é sem dúvida o memória USB , que permite “carregar” até vídeos de um certo peso. No entanto, a memória USB também pode sofrer avarias e danos que comprometam seu uso.

Depois de inserir a chave no soquete USB, você pode encontrar mensagens como “chave USB não reconhecida” ou “chave USB danificada”.

Se você também já se deparou com esse cenário, você pode vivenciar o medo de ter perdido todos os arquivos conteúdo dentro da chave USB, vamos ver como reparar a chave USB.

Claramente, este guia não será útil se o pendrive estiver fisicamente danificado, como um conector torcido ou a quebra de um componente interno, neste caso é necessário contar com um centro de recuperação de dados especializado (e em qualquer caso por uma taxa).

Como restaurar um pendrive mesmo que esteja danificado ou não funcione

Se a chave for reconhecida corretamente do seu PC mas você não pode ver os arquivos dentro Ocorreu um problema de software e pode ser resolvido.

Como recuperar um pen drive que não funciona mais?

Para recuperar dados de um pendrive que não pode ser lido pelo sistema operacional, o melhor conselho é prossiga para criar uma imagem da unidade ou seja, um clone virtual (cópia) da chave.

Criar uma imagem do seu pendrive

Para isso, você pode usar o software DataRescue DD (também conhecido como DRDD), totalmente gratuito e utilizável no Windows e no macOS. Vejamos como proceder:

  • Baixe no site oficial, a versão baseada em seu sistema operacional (Windows ou MacOS);
  • extraia o pacote .ZIP ed inicie o arquivo drdd.exe se você tem um computador ou drdd.dmg se você usa um Mac em vez disso;
  • Após a instalação, insira o pendrive no computador e clique em atualizar ;
  • em seguida, no menu suspenso Origem, selecione a unidade USB a partir da qual deseja criar a imagem da unidade;
  • depois clique em Browser, escolha uma pasta no seu PC onde você vai salvar a imagem e você está pronto para iniciar o procedimento que permitirá que você copie os dados.
Pode estar interessado em:  Como fazer o teste de velocidade da minha internet no celular ou PC

Isso pode levar alguns minutos, dependendo do tamanho do seu pendrive em GB.

Recuperar arquivos no pendrive

Agora vamos passar para a fase de recuperação de dados que será realizada através de um software de recuperação e o arquivo de imagem recém-criado do pendrive. Um dos melhores softwares de recuperação gratuitos é Disco de teste e PhotoRec funciona em todos os principais sistemas operacionais.

  • Se você tem um PC, baixe Disco de teste e PhotoRec e instalá-lo;
  • em seguida, vá para o menu suspenso e selecione Adicione a imagem de disco bruta do seu pendrive;
  • verifique a opção FAT/NTFS/HFS+/ReiserFS que detectará automaticamente o tipo de sistema de arquivos;
  • clique em Procurar e escolha a pasta onde deseja salvar os arquivos que deseja recuperar e por fim o tipo de arquivo que deseja recuperar, por exemplo: .jpg, .mov, .mpg, etc…;
  • finalmente clique em “Procurar” para começar a procurar os arquivos dentro do arquivo de imagem do seu pendrive para recuperar.

Se você tem um Mac

O procedimento para Mac é mais complicado e deve ser feito no Terminal:

  • Inicie o Terminal via Aplicativos > Utilitários > Terminal;
  • digite o comando /bin/bash -c “$ (curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/HEAD/install.sh)” e pressione Enter. Este procedimento será usado para configurar cerveja caseira um gerenciador de pacotes para o sistema operacional Mac;
  • sempre no Terminal, digite brew install testdisk e clique em Enter, digite sua senha do Mac e pressione Enter novamente: isso instalará o PhotoRec e o TestDisk .

Quando a instalação estiver concluída no Mac, podemos passar para a recuperação de arquivos:

  • No Terminal, execute o comando sudo photorec e clique em Enter. Se você for solicitado a digitar sua senha do Mac novamente, pressione Enter e faça o mesmo na janela do PhotoRec;
  • a partição que você usará para recuperação de dados é o disco inteiro : para fazer a seleção manual, use a seta direcional direita, realçar opção de arquivo e sempre clique em Enter, para se encontrar na frente das várias extensões;
  • uma vez terminado, salve pressionando b, Enter e q, depois vá em Pesquisar com a seta direcional para a esquerda;
  • agora você tem que ir recuperar dados do sistema de arquivos FAT/NTFS/HFS+ : Você só precisa decidir em qual pasta salvar os arquivos e, finalmente, pressionar C, para iniciar a recuperação dos dados.
Pode estar interessado em:  Como assistir a filmes do Amazon Prime Video no Google Chromecast

Recupere arquivos importantes com uma ferramenta paga

Se esses procedimentos forem complicados para você ou se o software que você acabou de usar não puder recuperar os arquivos, você pode usar um software de recuperação profissional pago.

Um dos melhores é o Disk Drill. e antes de comprá-lo, permite testá-lo para ver se ele pode realmente recuperar arquivos do seu pendrive.

outro programa que posso aconselhá-lo e que me permitiu recuperar arquivos em várias ocasiões é EaseUs , a instalação é sempre gratuita e aqui você também tem a oportunidade de testar o software para ver se ele é capaz de recuperar seus arquivos do dispositivo. Em alguns casos, também permite visualizar arquivos.

Depois de recuperar os arquivos do seu pendrive, ou mais tarde, se você achar que pode ficar sem os arquivos no pendrive, você pode formatar o pendrive para fazê-lo funcionar novamente e usá-lo para hospedar outros arquivos.

Deixe um comentário