O Que é e Como Funciona a Comunicação Intercultural?

Bem-vindo ao meu último post no blogue! O artigo de hoje centra-se em dar uma vista de olhos mais atenta… O Que é e Como Funciona a Comunicação Intercultural?

O mundo está cheio de culturas diferentes, cada uma com costumes, línguas, tradições e características diferentes. No entanto, a globalização torna inevitável o embate entre eles. Portanto, a comunicação entre diferentes culturas é algo que precisa ser estudado. Esta disciplina científica é conhecida como comunicação intercultural. Aqui, explicamos como funciona a comunicação intercultural.

Fundo

Ao longo da história ocorreram importantes processos de assimilação cultural forçada. Como, por exemplo, a colonização européia na América. Isso afeta significativamente as diferentes culturas envolvidas no confronto. Essa colonização forçada e assimilação cultural foi comum por muitos anos. No entanto, mais tarde, as cidades começaram a exigir sua liberdade dos colonos.

Mais tarde, com o auge da Segunda Guerra Mundial, foram criadas organizações como a Liga das Nações. Ou a hoje ativa Organização das Nações Unidas. Essas organizações colocaram uma ênfase especial na importância da comunicação entre diferentes culturas. Visto que esta era considerada uma das bases para a convivência pacífica entre as nações.

Portanto, essas organizações têm um papel importante na compreensão de como funciona a comunicação intercultural. Uma vez que favoreceram o interesse dos cientistas em desenvolver trabalhos neste campo. Não obstante, A consolidação dessa disciplina não ocorreu até a década de 1970 nos Estados Unidos.. O que favoreceu sua difusão no resto do mundo.

Como funciona a comunicação intercultural?

O Que é e Como Funciona a Comunicação Intercultural?

Dando continuidade ao exposto, dentro desta linha de pesquisa, a comunicação intercultural é vista como comunicação interpessoal. Dentro da qual intervêm grupos de pessoas com diferentes referências culturais. Esses referentes são concebidos como simétricos e, diante de um encontro cultural, podem superar barreiras. A fim de estabelecer uma comunicação eficaz entre ambos os grupos.

Pode estar interessado em:  O Que é e Como o Noisli Funciona?

Um fato fundamental para entender como funciona a comunicação intercultural é que existem diferentes modelos teóricos. Aqui, vamos nos concentrar em explicar o que mais se destaca:

Modelos focados no papel da linguagem

Essa categoria engloba um conjunto de teorias, cujo pilar fundamental é o papel da linguagem na comunicação. Por exemplo, aqui encontramos a Teoria da Gestão Coordenada de Significados e Regras. Onde se diz que os indivíduos utilizam uma série de regras sobre as quais gerem os significados associados à mensagem. Para que todos possam entender a mensagem.

Modelos baseados na organização cognitiva

Dentro deste grupo, encontramos aquelas teorias que enfatizam o funcionamento cognitivo dos participantes. Um dos modelos incluídos nesta categoria é o construtivismo. Que estabelece que o ser humano constrói a realidade a partir de sua interação com o meio. Portanto, a cultura desempenha um papel vital no desenvolvimento cognitivo de qualquer pessoa.

Dificuldades para a comunicação intercultural

A comunicação entre culturas é dificultada por obstáculos pessoais e contextuais. As primeiras referem-se às limitações dos participantes para se comunicar. Enquanto os últimos têm a ver com as diferenças entre as culturas. Um aspecto central de como a comunicação intercultural funciona é estudar como essas barreiras são superadas.

Se você achou esta informação útil, você pode querer ler estes artigos:

Não deixe de conferir o próximo vídeo!

Deixe um comentário