Olá a todos os leitores do meu blogue! Obrigado por estarem aqui. No artigo de hoje, vamos dar uma olhadela mais atenta… O Que é e Como Funciona a Desvalorização?
Existem termos econômicos que a maioria da sociedade deveria conhecer devido à influência que exercem no local de trabalho e até pessoalmente. Portanto, vamos explicar como funciona a desvalorização e todos os aspectos que ele inclui.
O que é?
Quando falamos em desvalorização, nos referimos a uma operação realizada pelo Banco Central. Em que o valor nominal de uma moeda ou moeda de um país diminui em relação a outras moedas estrangeiras consideradas mais fortes. Por isso também é conhecido como depreciação porque desvaloriza no mercado internacional.
Apesar de ser uma operação financeira como qualquer outra por ser executada por meio de uma estratégia econômica promovida pelo banco, ela é considerada um fator negativo. Porque tê-lo indica que um país está perdendo poder econômico em relação a outras nações.
A desvalorização é causada por vários motivos. Assim como a valorização internacional da moeda. Pela forma como ele estabelece as leis da oferta e da demanda, ele diz que o que mais se compra sobe de preço e o que não desce. A moeda mais procurada sobe de preço em relação às outras e as que as pessoas querem menos desvalorizam.
Outra causa é a fuga de divisas que ocorre quando as riquezas de um país são transportadas em massa para outro devido à desconfiança na economia local. E, por fim, a questão monetária, que é a emissão de cédulas sem lastro que causa liquidez artificial, gerando inflação.
Como funciona a desvalorização?
Desvalorizar uma moeda pode causar inflação e aumentos de taxas. Quando o poder de compra da moeda cai e o valor real das transações o supera. A erosão da poupança e dos salários que consiste em empobrecer quem usa a moeda desvalorizada.
E também gera a liquefação da dívida, ou seja, as dívidas representadas na moeda desvalorizada perdem valor. Agora, ao observar como funciona a desvalorização, pode parecer que não tem efeitos positivos, mas tem.
Uma delas é que a venda de produtos locais se torna mais rentável, tornando as exportações mais competitivas. O turismo aumenta porque os estrangeiros podem trocar suas economias em moeda estrangeira por mais moeda local. E também encarece os produtos importados, pois a importação fica mais cara.
Alguns exemplos históricos de desvalorização são o Efeito Tequila e o Efeito Vodka. A primeira é a grave crise econômica mexicana em 1994, que causou efeitos globais negativos. E a segunda envolveu a queda do preço das matérias-primas na crise russa de 1998.
Tipos de desvalorização
Dentre as desvalorizações monetárias temos a desvalorização competitiva que consiste na competição de dois países através de uma guerra cambial. Para posicionar uma moeda acima da outra.
A desvalorização interna consiste em uma estratégia de ajuste de renda, salários e redução do déficit para aumentar a competitividade. A desvalorização fiscal é aquela em que o Estado reduz os impostos para promover as exportações e baixar os preços da produção local.
Agora que você sabe como funciona a desvalorização, sabe o quanto ela é importante para um país que tem uma moeda desvalorizada. Pois isso pode estar sofrendo suas consequências.
Pode lhe interessarꓽ