Bom dia/tarde/noite! Espero que estejam prontos para ler o meu novo artigo. Neste artigo, vamos examinar cuidadosamente… O Que é e Como Funciona a Dispensa Disciplinar?
Em muitas ocasiões, os empregadores tomam a decisão de rescindir o contrato de trabalho de um ou mais trabalhadores. Outras vezes é o próprio trabalhador quem decide não continuar com a relação, neste último caso ocorre a demissão voluntária. Mas no primeiro caso ocorre uma demissão; continue lendo e você aprenderá como funciona a dispensa disciplinar.
Cessação da relação de trabalho
Como mencionamos em nossa introdução, o término de uma relação de trabalho pode acontecer de duas maneiras. A primeira é quando o trabalhador decide pedir demissão e a segunda é quando o empregador decide demitir ou rescindir o contrato de trabalho. Geralmente, isso gera uma compensação, com algumas exceções. A demissão caracteriza-se por ser unilateral, receptiva e extintiva. As demissões são classificadas como:
- Objetivo: quando os motivos que o provocam são organizacionais, econômicos, produtivos ou técnicos. Como embriaguez, falta de horário, assédio, ausência, etc.
- Coletiva: quando, em função do número de trabalhadores, o empregador procede ao despedimento de um número considerável por motivos objetivos.
- Disciplinar: explicaremos a seguir.
Como funciona a dispensa disciplinar?
Como o próprio nome indica, esse tipo de demissão está ligado à falta de disciplina. Razão que obriga o empregador a cessar a relação de trabalho com um ou mais trabalhadores. Por outras palavras, o contrato de trabalho cessa por incumprimento grave da pessoa.
Nestes casos, os motivos da demissão disciplinar são estipulados na legislação pertinente. Que pode ser desobediência aos superiores, faltas e atrasos injustificados e repetidos e ofensa verbal ou física.
Além do mais, dependência de drogas ou embriaguez, falta de produtividade voluntária e contínua, abuso de confiança e transgressão da boa fé e assédio no local de trabalho.
Dispensa disciplinar: geral
Como todas as demissões, o funcionamento de uma demissão disciplinar tem um protocolo estabelecido. A primeira coisa é a notificação por escrito, mas anteriormente são realizadas audiências. Isso se o trabalhador for filiado a algum sindicato ou tiver representante legal. Na audiência, é decidido se a qualificação da demissão é adequada ou injusta.
No entanto, se a demissão for procedente, ela é processada e a pessoa perde o direito à indenização. Em caso de inadequação, o trabalhador poderá ser reintegrado ou paga a respectiva indemnização. Mas se for qualificado como nulo, você é trabalhador, tem direito de continuar trabalhando, deve receber até o salário que deixou de receber.
processo de desafio
As demissões disciplinares podem ser impugnadas, para isso a lei estipula um prazo máximo, em que a ação deve ser apresentada. Deve indicar antiguidade, local de trabalho, salário, categoria de cargo, etc. Além disso, a data do despedimento e a carta do mesmo a informar o motivo apresentado pelo empregador. Quem terá que se encarregar de demonstrar ao juiz que seus motivos eram reais.
Se você foi demitido do seu emprego e acha que foi sem justa causa, com essas informações de como funciona uma dispensa disciplinar, você saberá o que fazer.
Pode lhe interessar: